Ação é uma parceria com a Secretaria da Justiça, possibilitando aos usuários a realização de 96 opções de serviços eletrônicos
Com o avanço da
digitalização, o Poupatempo ampliou e aprimorou a oferta de serviços nos canais
digitais. Além do portal (www.poupatempo.sp.gov.br)
e aplicativo Poupatempo Digital, os totens têm um papel importante para os
usuários, que economizam tempo, concluindo suas solicitações diretamente pelo
equipamento, sem precisar passar pelo atendimento presencial.
No intuito de
promover atividades e serviços gratuitos que possibilitem melhoria na qualidade
de vida das pessoas, estimulando a integração e a inclusão social, o
Poupatempo, em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania, já
disponibiliza equipamentos em 18 unidades do Centro de Integração da Cidadania
(CIC), programa vinculado à pasta.
Atualmente, 96
serviços podem ser acessados pelos totens do Poupatempo. Entre os mais
procurados estão os do Instituto de Identificação (IIRGD), como segunda via do
RG e Atestado de Antecedentes Criminais, os do Detran.SP, como renovação,
segunda via de CNH e substituição da permissão para dirigir, do Tribunal
Regional Eleitoral (TRE), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Procon,
Secretaria da Fazenda, da Educação, Desenvolvimento Econômico, e de diversas
prefeituras.
As taxas podem
ser pagas com o cartão de débito bancário, no momento da solicitação. No caso
do RG e da CNH, o cidadão tem a opção de receber os documentos em casa, pelos
Correios.
Além de
unidades dos CICs, os totens estão disponíveis em estações do Metrô e da CPTM,
shoppings centers, supermercados, postos do Descomplica SP, Ciretrans (unidades
de atendimento do Detran.SP) e nos postos do Poupatempo, durante todo o horário
de funcionamento dos estabelecimentos.
“Parcerias,
como a realizada entre o Poupatempo e a Secretaria da Justiça, com a instalação
de totens nos CICs, são fundamentais para garantir que os serviços digitais
cheguem para todos, de forma acessível e sem privilégios, garantindo o direito
do cidadão de ter sua demanda atendida de forma rápida e segura, sem burocracia”,
afirma o diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia que administra o Poupatempo
-, Murilo Macedo.
Atualmente, 530
equipamentos estão em funcionamento em 300 localidades em todas as regiões do
Estado de São Paulo. Só em 2021, mais de 450 mil atendimentos foram realizados
nos totens. Desde a implantação dos primeiros totens, há quatro anos, já são
mais de 760 mil serviços concluídos.
Para
informações sobre os endereços, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br e clicar na
opção “Locais de Atendimento”.
Assim como o
portal e aplicativo, os totens também permitem o agendamento de data e horário,
obrigatório para quem precisa passar pelo atendimento presencial em alguma
unidade do Poupatempo. Mas antes de agendar, vale conferir se o serviço que
deseja está disponível entre as quase 190 opções oferecidas pelos canais
digitais do programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário