A primeira infância é um momento fundamental na
vida das crianças, pois é nessa fase que estão em pleno desenvolvimento
cognitivo, motor, social e socioemocional. Com isso, é importante que as
habilidades que constroem esse alicerce, ou seja, a base de ancoragem para a
alfabetização, sejam estimuladas adequadamente, considerando a integralidade e
a individualidade da criança.
É significativo salientar que traçar um caminho que conduza a
criança à alfabetização está para além da metodologia utilizada, pois é um
processo que se consolida por meio do desenvolvimento de algumas habilidades:
- Linguagem oral, por intermédio da literacia, ou seja,
atitudes que promovam a leitura e a escrita, que podem ser iniciadas desde
a gestação da criança com estímulos orais, leitura em voz alta para o
bebê, cantigas, conversas e nomeação de objetos nas diversas situações do
cotidiano.
- Funções executivas, no desenvolvimento de habilidades que
estimulem maior atenção, memória (reconhecimento de letras e
decodificação), planejamento, execução (assimilação e compreensão de
textos), controle inibitório (inibição de respostas precipitadas, atenção
seletiva, autocontrole), interpretação de textos e melhor compreensão da
leitura e fala. O desenvolvimento dessas habilidades auxilia a criança na
resolução de problemas desde os mais simples até os mais complexos, com
maior flexibilidade cognitiva.
- Habilidades fonológicas (vocabulário, memória e nomeação),
com o desenvolvimento da percepção e consciência dos sons da fala, em que
a criança percebe que história pode ser dividida em parágrafos, o
parágrafo pode ser divido em frases, as frases em palavras, as palavras em
sílabas e as sílabas em letras. A letra, que é a menor unidade da palavra.
- Habilidades metafonológicas, no desenvolvimento da
manipulação e reflexão sobre a estrutura sonora da fala, por meio das
rimas e aliterações, jogos de escuta, consciência silábica e fonêmica.
- Habilidades preliminares de linguagem escrita e conhecimento
do nome das letras e seus sons. A apropriação do princípio alfabético
acontece concomitantemente com o desenvolvimento das habilidades
destacadas anteriormente.
- Habilidades visuoespaciais, com o desenvolvimento da
representação e análise das formas visuais, com o objetivo de reverberar
graficamente, por meio da ação motora, produzindo a escrita.
Vale ressaltar que a criança organiza e estabelece suas
aprendizagens por meio do seu corpo, em que ela consolida suas potencialidades
e percebe-se no espaço. Espaço esse que ganha forma e representações do
ambiente que a cerca.
Por fim, a sistematização da alfabetização
acontece no processo e na organização dessas habilidades predizentes, que não
somente tornam a criança pertencente e inserida no contexto social, mas também
forma leitores e escritores atuantes na sociedade.
Daniela
Beraguas - coordenadora
da Educação Infantil do Colégio Presbiteriano Mackenzie.
Nenhum comentário:
Postar um comentário