O modelo
ágil é uma abordagem usada para construir um produto ou serviço de uma forma
que dê previsibilidade dentro do processo, para que o conhecimento do que está
acontecendo a passos curtos permita corrigir a rota de maneira rápida, quando
necessário, a fim de chegar mais depressa e próximo possível do resultado
desejado pelo cliente.
Nesse modelo, as equipes não esperam muito tempo para entender que talvez
estejam errando ou indo num direcionamento diferente do que o contratante
precisa, elas têm a capacidade de atuar de forma rápida para conseguir corrigir
o curso e atender as demandas com excelência. Contudo, para ter sucesso nesse
processo, é necessário algo muito importante: o alinhamento de expectativas e
perspectivas.
Quando as equipes ágeis recebem a solicitação do que precisa ser feito apenas
de forma prática e direta, somente requerendo um produto, sem saberem
exatamente se o que estão construindo impacta no negócio do cliente ou o real propósito,
elas podem seguir numa direção errada causando retrabalho para se chegar ao
produto ou solução. Se isso ocorrer, o cliente pode ficar com a sensação de que
demoraram para construir, de que ele não está chegando no objetivo que
pretendia e que a experiência dele não é a melhor, embora tenham todas as
justificativas para falarem que fizeram o trabalho da maneira correta, de
acordo com o que foi solicitado.
Imagine o trabalho de um pedreiro, ao qual foi requerida a construção de uma
parede. Ao finalizar e entregar a parede pronta, o cliente diz ao pedreiro que
ela fará parte de uma escola e que agora em cima dela serão construídos mais
três andares. O pedreiro assustado diz que a parede construída não aguentará
outros andares em sua estrutura porque ela não foi planejada para esse
propósito, uma vez que foi solicitada apenas a construção de uma parede, sem
mais informações do que ela viria a ser e qual era seu objetivo.
Tanto o pedreiro quanto o cliente saem frustrados porque não houve um alinhamento
de expectativas e perspectivas antes da construção. Com os serviços e produtos
Agile pode acontecer a mesma coisa, por isso é tão importante que haja uma
comunicação e um planejamento estratégico do que será feito para que as
expectativas sejam atendidas.
Trata-se de um trabalho específico. Na produção de um software, por exemplo,
precisamos fazer o cliente entender que fazemos parte da solução de negócio
dele, que é necessário sabermos onde estamos trabalhando e onde ele deseja
chegar, para que o projeto consiga cumprir sua função e as equipes ágeis
trabalhem de acordo com o esperado.
No business agility, são trabalhados contextos de entrega de qualidade,
experiência do usuário e a necessidade de aplicar melhor o investimento, todos
feitos com objetivos estratégicos para agregar e oferecer um valor até maior do
que o esperado, pois no agile a entrega não é apenas uma abordagem de
processos, mas uma entrega de valor.
Em qualquer construção, o principal pilar é a comunicação. Essa será a base de
tudo e o que resultará em um produto satisfatório para ambos os lados. Por
isso, antes de iniciar qualquer processo com metodologias ágeis, o primeiro
passo é entender quais são as expectativas e finalidades do que está sendo
estruturado para que o conjunto da obra faça sentido e seja funcional para o
usuário final.
Bruno Casillo - Diretor de Digital Delivery e Lean Agile CoE na Stefanini Brasil
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