Jennifer de Paula, BBA e especialista em marketing, comenta sobre possíveis oportunidades de mercado para quem decide mudar de profissão
Iniciar uma carreira nova, ou ainda, começar a
construir uma vida fora da área de atuação que se estudou pode ser uma tarefa
desafiadora. O medo do fracasso e das dificuldades do mercado de trabalho
acabam por tornarem-se os piores pesadelos de algumas pessoas. Porém, em
um contexto de crise econômica global, muitos funcionários perderam seus empregos
e se viram obrigados a abraçar oportunidades talvez nunca exploradas
anteriormente.
A BBA e especialista em marketing, Jennifer de
Paula, acredita que este é o momento de abrir a mente para enxergar novos
caminhos. “Às vezes, a gente fica com tanto receio de sair da nossa zona de
conforto que acabamos perdendo grandes oportunidades de sucesso”, pontua. Por
isso, a especialista preparou uma lista com 3 dicas para lidar com o medo de
mudar de carreira.
Passo 1 - defina seus medos
O medo na maioria das vezes é apontado apenas como
uma emoção desconfortável, quando na verdade pode ser um grande aliado quando o
assunto for buscar orientação e se preparar melhor para qualquer
situação. “A incerteza vai fazer parte dessa transição profissional e
saber os pontos frágeis ajudarão a identificar se o medo é por não saber como
começar, qual profissão seguir, se é a melhor escolha financeira, como embarcar
numa área sem experiência, entre diversos outros medos que podem te assombrar”,
aconselha Jennifer de Paula.
Passo 2 - não dê ouvidos para os padrões, mas
seja coerente
Utilize seus medos pontuados acima para despertar
de forma ativa o máximo de sua ‘curiosidade’. Assim, você conseguirá observar
melhor o mercado, descobrir, até mesmo, novas funções e saber onde e como
melhor se enquadra. “Fuja das regras e acredite em seu talento e potencial sem
perder o foco. Se imagine na profissão desejada e pratique como se já fosse um
contratado na área”.
Passo 3 - explore o Desconhecido
Para Jennifer de Paula, procurar atividades que
agreguem novos conhecimentos pode ser essencial nessa jornada de
autodescoberta. “Conecte-se a novas pessoas e assuntos utilizando meios como
cursos gratuitos, workshop, lives e tudo que desperte seu interesse em aprender
mais”, sugere a BBA.
Jennifer de Paula - graduada em BBA e Marketing, diretora de marketing e gestão da MF Press Global, uma agência de comunicação internacional. Responsável por gestão de mídias sociais, carreira, posicionamento de marca, comunicação integrada e construção de autoridade no mercado de profissionais que somam milhões de seguidores nas redes sociais. A especialista é referência no que diz respeito às principais atualizações do mundo digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário