Quase
27% dos respondentes revelaram um acréscimo de mais de 50% no gasto mensal com
a compra de mantimentos
Uma
pesquisa realizada pela Ticket, marca de benefícios de refeição e alimentação
da Edenred, com mil respondentes, revelou mudanças nos hábitos alimentares dos
trabalhadores brasileiros após um ano do início da pandemia. Uma das principais
alterações, mencionada por 70% dos participantes, foi o aumento dos gastos
mensais com a alimentação.
Quase
vinte e sete por cento (26.56%) revelaram um acréscimo de mais de 50% no gasto
mensal com a compra de mantimentos, enquanto 28% disseram que sentiram um
aumento de 10 a 30%, e 25% observaram uma alta de 30 a 50%. Cerca de 10% dos
participantes disseram que o gasto continua igual e apenas 3% revelaram que ele
diminuiu. “O trabalho remoto ainda é privilégio de uma pequena parcela dos
trabalhadores brasileiros, mas não podemos ignorar as novas necessidades dos
que tiveram sua rotina modificada. O aumento de gastos com compras de
mantimentos é uma delas”, comenta Felipe Gomes, Diretor-Geral da Ticket.
Sobre
a frequência com que realizam compras no mercado (ou quitandas, açougues,
peixarias, supermercados, sacolão, entre outros), 39% responderam que vão pelo
menos uma vez por semana ao estabelecimento, 22% duas vezes ao mês e 19%
frequentam três ou mais vezes por semana. O uso do cartão alimentação se
destaca entre as formas de pagamento nesses estabelecimentos, com 69% de
utilização em pagamentos presenciais ou pagamentos online. Os cartões de crédito
e débito são usados em 27% e 26% das vezes, respectivamente. Já o dinheiro é a
preferência em 11% das compras feitas pelos entrevistados.
Segundo
a Ticket, entre os estabelecimentos em que o Ticket Alimentação mais foi
utilizado estão os atacadistas (24%), hortifrutis (20%), minimercados (14%),
supermercados/hipermercados (13%) e açougues (12%).
Já
os pedidos de comida em restaurantes seguem na rotina de parte dos
trabalhadores: 62% dos participantes da pesquisa continuaram realizando pedidos
durante a pandemia, mesmo que não diariamente. Quando pedem as refeições em
restaurantes, a forma de pagamento mais utilizada, segundo 40% das pessoas, é o
cartão refeição para pagamento manual. Já 30% preferem utilizar o cartão de
crédito, 21% o cartão refeição para pagamento online, 29% recorrem ao cartão de
débito e 14% utilizam dinheiro em espécie.
“A
pandemia mudou os hábitos de refeição dos trabalhadores brasileiros, mas os
benefícios de alimentação e refeição continuam sendo fundamentais para 70% dos
respondentes, que afirmaram que os benefícios oferecidos pela empresa neste
cenário contribuem para o aumento de seu poder de compra durante a pandemia”,
finaliza Gomes.
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