Nova tecnologia
atrelada ao serviço de mensagens segue mercado iniciado com o lançamento do Pix
O WhatsApp Pay, serviço de pagamentos por meio do
popular aplicativo de mensagens, chega nesta terça-feira (04/05). Com parcerias
já firmadas envolvendo grandes empresas do setor, como Mastercard, Visa e
Cielo, a nova tecnologia deve começar a operação em fase de testes, atendendo
entre 1% a 2% dos 120 milhões de usuários brasileiros. Para o mercado, a
chegada do WhatsApp Pay concretiza um movimento iniciado com o Pix: a
modernização dos meios de pagamento no Brasil.
“A sociedade brasileira hoje, predominantemente,
trabalha com o dinheiro físico. Tecnologias como o Pix, e agora o WhatsApp
Pay, vêm para tentar difundir ainda mais as transações virtuais. Então, é
um movimento por menos circulação de papel, e tem um impacto em cadeia”,
explica José Luiz Rodrigues, especialista em regulação do mercado financeiro e
sócio da JL
Rodrigues & Consultores Associados. “As instituições
financeiras estão tendo uma mudança de receita, por exemplo. Se antes elas
faturavam por valores transacionados nos meios tradicionais, como TED, DOC ou
boleto, hoje elas ganham por quantidade de transações. Além disso, é um
incentivo a um novo comportamento do consumidor, que vem entendendo, na
prática, que as transações digitais não se limitam apenas ao consumo em lojas
virtuais”.
José Luiz destaca que os outros meios de pagamento
continuarão a funcionar, mas a tendência é que os meios digitais substituam
comportamentos de compra hoje existentes. Além disso, a nova realidade digital,
iniciada com o Pix e intensificada agora com o WhatsApp Pay, exigirá novas
posturas do mercado. “Essa nova realidade cria um ambiente mais competitivo, com
mais segurança, onde os bancos tradicionais, as instituições de diferentes
portes, fintechs, insurtechs e demais startups disputarão mercado por igual, e
levará vantagem aquela prestadora de serviços que puder oferecer qualidade com
menores custos e de maneira mais criativa”, pontua.
Para o especialista, novas tecnologias como o Pix e
o WhatsApp Pay ainda devem aparecer: “Será cada vez mais comum o surgimento de
novos produtos ou empresas no cenário financeiro. Porque a modernização do
Sistema Financeiro Nacional, provocada pela chegada de inovações como o Pix,
open banking e sandbox, está fazendo com que o mercado se estruture para
atender às novas demandas dos consumidores. Isso vem gerando novos processos de
fusão, incorporação, parcerias, compra e venda, entre outros modelos de
organização ou reorganização”.
JL Rodrigues & Consultores Associados
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