Pandemia e
desemprego levaram 25% da população para o empreendedorismo
A
vocação empreendedora do brasileiro foi colocada à prova na pandemia de covid.
Movidos pelo desemprego, milhares de brasileiros colocaram em prática novos
negócios e o empreendedorismo por necessidade bateu recorde no país. Pesquisa
da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostra que no ano passado o Brasil
atingiu sua maior taxa de empreendedores iniciais dos últimos 20 anos, com 25%
da população. Desse total, 88,4% decidiram iniciar um negócio para ganhar a
vida porque os empregos são escassos.
“O brasileiro, que é reconhecido pela sua criatividade e jogo de
cintura, busca reduzir os impactos econômicos no seu dia a dia, procurando
novas formas de receita e alguns setores têm sido os mais procurados para
burlar a recessão. O comércio de bebidas, as tarefas administrativas, o
transporte rodoviário de carga e o preparo de alimentos para consumo doméstico
foram as atividades que mais cresceram no último ano”, diz o especialista
em planejamento financeiro, Hilton Vieira.
Para
quem está sem perspectiva de emprego e precisa empreender para ter receita,
Vieira dá dicas para garantir o sucesso da nova jornada. “É preciso
analisar quais são as suas habilidades e onde elas podem se encaixar. Você pode
ser um analista de RH que cozinha bem e então pode iniciar um comércio virtual
de venda de bolos. Ou pode ser um DJ que faz lives on-line para divulgar o seu
trabalho, mas dirige bem e pode oferecer seus serviços de transporte. Se você é
uma pessoa muito organizada, pode atuar de forma autônoma como secretária virtual”,
elenca.
opção em tempos de crise
Depositphotos
Além
disso, Vieira lembra que a internet é um ambiente fértil para o
empreendedorismo e para as vendas e oferece várias oportunidades de novos
negócios. “Pegue o seu conhecimento de como tocar violão, por exemplo, faça lives
e crie um curso de como tocar violão on-line e veja o resultado. As redes
sociais também são ótimas fontes de receitas. Tem vendedora de produtos de
beleza que só comercializa pela internet e consegue boa renda”,
exemplifica.
O
importante, diz Vieira, é enxergar a oportunidade e estabelecer metas. “Fique
sempre de olho aberto. Um motorista de transporte alternativo pode prospectar
clientes e oferecer um serviço de transporte particular, por exemplo. Ele
fideliza os clientes com bom atendimento, carro limpo e cheiroso e um cartão
oferecendo seus serviços particulares. Para ganhar mais, estabeleça uma meta
clara de faturamento diário e tente se superar diariamente”.
Antes
de se aventurar em um segmento, pesquise para definir seu nicho de atuação e
garantir um espaço maior. “Conhecer a concorrência ajuda a oferecer um
serviço ou produto diferenciado, e isso é sinônimo de sucesso nas vendas”,
diz.
Na
avaliação do especialista, é fundamental investir seu tempo em cursos
profissionalizantes. “Qualificação nunca é demais. Há muitas opções de
cursos gratuitos na internet que podem ser, num primeiro momento, uma boa forma
de melhorar a qualidade dos produtos e serviços que você vende. Conhecimento
nunca é demais”, afirma.
DICAS:
-
Descubra suas habilidades
-
Fique atento às oportunidades
-
Amplie a oferta de serviços em seu nicho
-
Estabeleça metas de receita
-
Invista em projetos pela internet
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Se profissionalize: há muitos cursos gratuitos na internet
-
Estude sua concorrência e ofereça produto diferenciado
Hilton Vieira - especialista em planejamento
financeiro
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