Pesquisar no Blog

quinta-feira, 13 de maio de 2021

JOVENS SE CONSIDERAM PROFISSIONAIS MEDIANOS

Estudo mostra como as novas gerações se enxergam em relação aos concorrentes no mercado de trabalho

 

Em um mundo cada vez mais competitivo, é sempre afirmada a importância de encontrar maneiras de se destacar no ambiente corporativo. Entretanto, nem todos os profissionais se preocupam com seus diferenciais. Para entender o cenário, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios fez um estudo e perguntou: "considerando outros candidatos do mercado, como você se auto avalia?". A pesquisa ficou no ar entre 8 e 19 de março de 2021 e contou com a participação de 31.849 brasileiros entre 15 e 29 anos.  

Mais da metade, ou seja, 55,2% (ou 17.583) dos respondentes, se consideram “na média”. Para Vitória Sorato, analista de seleção do Nube, ser “regular” não é o suficiente para trilhar uma trajetória de sucesso. “É crucial ter uma constante vontade de aprender e se desenvolver. Além disso, precisamos estar abertos a descobrir novidades no mundo dos negócios, pois há uma constante mudança à qual precisamos no atentar”, destaca.  

Já 30% (9.574) se vêem entre os melhores. Segundo a especialista, existem algumas características chave para chamar a atenção de recrutadores durante um processo seletivo. “É vital demonstrar bastante iniciativa, postura e boa comunicação e minhas dicas são relacionadas a esses três pontos. Pesquise sobre a empresa pela qual está concorrendo a vaga, mantenha sempre boa postura e, para finalizar, se expresse de forma clara e objetiva”.  

Outros 12,1% (3.858) contam se sentir “um pouco abaixo” e sentem a necessidade de se esforçarem mais para terem sucesso. “Um profissional quando se avalia como abaixo da média do mercado, inicialmente, precisa entender o motivo de se classificar dessa forma para, então, saber como melhorar”, explica Vitória.  

Dessa maneira, caso o indivíduo se considere assim por conta da habilidade de conversação, é preciso se dedicar mais a essa questão, lendo livros ou notícias. “Existem também cursos on-line disponíveis na plataforma do Nube capazes de auxiliar bastante nesse momento de busca por vagas”, garante.  

Apenas 2,6% (834) consideram-se “muito pior” e “com pouca motivação”. Segundo a selecionadora, para estar engajado em se destacar, é essencial traçar uma estratégia com determinação em quem o profissional quer ser daqui alguns anos. Vitória ressalta algumas dicas para manter-se relevante entre os concorrentes: 

1. Mantenha-se sempre explorando novos aprendizados; 

2. Tenha foco na profissão escolhida para sua carreira; 

3. Seja comprometido com suas metas; 

4. Busque conhecimento; 

5. Confie em si mesmo.

Por fim, a selecionadora reforça: “o planejamento precisa ser construído com base em sua realidade. Isto é, se autoconhecer é fundamental, para então iniciar um processo de desenvolvimento pessoal e profissional”. 

 


Fonte: Vitória Sorato, analista de seleção do Nube

www.nube.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados