Segundo FCDLESP, o crescimento
está relacionado à reclassificação do estado no Plano São Paulo
Segunda data sazonal mais importante para o varejo
no ano, o Dia das Mães, deve alavancar as vendas. De acordo com pesquisa
realizada pela FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado
de São Paulo), com a participação das principais CDLs do estado, os lojistas
estão otimistas e esperam crescer o volume de vendas no período
comemorativo.
Após a saída do estado da Fase Emergencial do Plano
São Paulo, os comerciantes relatam que a expectativa de um bom desempenho das
vendas está ligada à flexibilização. Segundo a entidade, durante o período de
maior restrição, o comércio perdeu cerca de 30% do faturamento.
“Com os estabelecimentos abertos e uma maior
flexibilidade do horário de funcionamento, em comparação com o ano passado, as
vendas devem crescer entre 20% e 25%. Apesar de ser um aumento expressivo, em
2020, as lojas físicas venderam 25% a menos que em 2019”, explica o presidente
da FCDLESP, Mauricio Stainoff.
Varejo físico e digital
O levantamento realizado pela FCDLESP aponta que,
neste ano, o consumidor está em busca de variedade. Isso deve proporcionar um
cenário positivo para os shoppings centers e comércios de rua. Os segmentos
mais procurados devem ser os de uso pessoal, como calçados, roupas e
acessórios.
Dentro do atual momento do varejo, os lojistas
afirmam que boas promoções e descontos são aliados das vendas. Além
disso, alimentar e investir nas estratégias do ambiente digital colabora para o
crescimento da demanda virtual.
“As vendas on-line têm ficado com a maior parte da
demanda nas últimas datas sazonais, porém, com a possibilidade de compra na
loja física, acreditamos que parte dos consumidores devem ir
presencialmente - como lojas de rua e shoppings, o que gera um equilíbrio
entre o físico e o virtual”, comenta Stainoff.
Cautela
Apesar da perspectiva de crescimento, que leva em
consideração o bom desempenho da data nos últimos anos, diante do atual cenário
econômico do país, o presidente da FCDLESP alerta que, no balanço trimestral, o
varejo deve apresentar declínio. Para a entidade, a recuperação e fôlego do
setor só é possível com medidas reais de manutenção de emprego, concessão de
crédito para os empresários e maior ritmo de vacinação no país.
“O desempenho do varejo está diretamente ligado à
reclassificação e mudanças do Plano SP - que é impactado pela imunização e
controle da pandemia de COVID-19. Estimamos uma melhoria no caixa das lojas e
que a retomada econômica para o varejo venha no quarto trimestre - com o
maior número de vacinados e com maior confiança do consumidor”, finaliza
Maurício.
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