Pesquisa da Toluna e Mirian Goldenberg para Always aponta que uma em cada quatro meninas faltaram aula por não ter acesso a absorventes
Always®, marca da P&G de cuidado íntimo feminino que ao longo de toda a sua história sempre empoderou meninas e mulheres, lança hoje a campanha #MeninaAjudaMenina, pelo Fim da Pobreza Menstrual, que busca abrir ainda mais espaço para a discussão sobre a falta de acesso à produtos de higiene durante o período menstrual, além de contribuir junto à sociedade para dar a todas a oportunidade de ter um futuro melhor. Como parte de um compromisso de longo prazo pelo fim deste problema sério que impacta a vida de muitas brasileiras, Always também distribuirá até 1 milhão de absorventes para meninas sem acesso por meio de uma campanha compre e doe.
A Pobreza Menstrual é um problema que impacta a
vida de muitas brasileiras e mulheres no mundo todo, principalmente aquelas com
menor poder aquisitivo. Além de ser uma questão séria de saúde, ela afeta a
confiança de meninas e causa a evasão escolar. Como parte da solução,
precisamos trazer à tona o problema para juntos tentarmos dar um fim a ele. O
acesso a itens básicos de higiene durante a menstruação não precisa ser uma das
muitas barreiras que meninas tem que superar ao longo da sua vida", diz
Laura Vicentini, Vice-Presidente de marketing de cuidados femininos da P&G
Brasil.
Os impactos da Pobreza
Menstrual no Brasil
Para dar visibilidade
sobre os impactos da Pobreza Menstrual, Always realizou uma pesquisa em
parceria com a Toluna1. Os resultados, que foram analisados pela pesquisadora e
antropóloga, Mirian Goldenberg, mostram que a falta de dignidade na menstruação
é um reflexo da desigualdade de gênero e é agravado pelo tabu em torno da
menstruação. Além disso, a pesquisa revela que o índice de mulheres sem acesso
à absorventes no Brasil ultrapassa bastante a estimativa global da ONU. Confira
as principais descobertas da pesquisa:
• Uma entre cada
quatro jovens não se sente confortável nem mesmo em falar sobre a menstruação, e mais da metade
(57%) das mulheres afirmaram que a primeira menstruação as deixou menos
confiantes. A busca por informação na primeira menstruação vem quase que
totalmente da mãe (79%), o que mostra o aspecto íntimo e privado.
• O absorvente foi
considerado pelas entrevistadas como um produto de primeira necessidade e, para
elas, a falta de absorvente afeta a confiança feminina. Porém, mais de uma
em cada quatro jovens (29%) revelou não ter tido dinheiro para comprar produtos
higiênicos para o período menstrual em algum momento de suas vidas. Nas
classes DE, esse índice é ainda maior (33%).
• A ONU estima que 1
em cada 10 meninas falte a escola durante a menstruação, e no Brasil esse
índice é ainda pior. Segundo a pesquisa, no Brasil, uma em cada quatro
mulheres já faltou a aula por não poder comprar absorventes. Quase metade
destas (48%) tentaram esconder que o motivo foi a falta de absorventes e 45% acredita
que não ir à aula por falta de absorventes impactou negativamente o seu
rendimento escolar.
• Três em cada quatro
afirmam que o período menstrual tem um impacto muito negativo na sua confiança
pessoal. Para meninas que não tem acesso à absorventes, o impacto na
confiança é ainda pior e cria um ciclo vicioso: ao faltar às aulas, elas
ficam para trás nos trabalhos escolares, deixando de participar de atividades
que ajudam a aumentar sua confiança e habilidades (35%, por exemplo, deixaram de
praticar esportes e sentiram muita vergonha pela falta de produtos menstruais
na escola) .
• Com as limitações
financeiras, mulheres recorrem a alternativas, como papel higiênico, roupas
velhas ou toalha de papel. Entre as mulheres de classes mais baixas,
tecidos ganham ainda mais importância como substituto. Esses métodos
alternativos não são seguros para a saúde da mulher. Itens de higiene durante a
menstruação são uma questão de necessidade básica, mas uma parcela da população
brasileira não compreende que absorventes trazem dignidade e previnem
doenças.
Para a antropóloga e
pesquisadora Mirian Goldenberg "de todos os dados da pesquisa, o que mais
chama atenção é como a falta do absorvente abalou a confiança de 51% das
mulheres, trazendo vergonha a 37%. Além disso, elas não se sentem confortáveis
em falar sobre o assunto nem mesmo com pessoas próximas e ainda se sentem
culpadas e inseguras com um fenômeno natural do corpo feminino, que é a
menstruação. Elas escondem esses sentimentos, mas, quando perceberem que não
estão sozinhas, conseguirão enfrentar juntas esse problema."
Campanha
#MeninaAjudaMenina
Ao longo de sua
história, Always já realizou diversas ações contra a pobreza menstrual,
destinando mais de 80 milhões de absorventes às meninas que mais precisam
destes itens de higiene no mundo. A marca também lançou campanhas como
#LikeaGirl ou #TipoMenina, que transformou o uso dessa expressão - que
contribuía para despencar a confiança das meninas durante a puberdade -, e
agora em todo o mundo fazer coisas como uma menina significa fazer coisas
incríveis.
Agora, a marca reforça
o seu comprometimento com a causa, de forma ainda mais consistente e contínua,
levantando a discussão para diferentes meios, se juntando com organizações que
realizam um trabalho sério de combate à pobreza menstrual e doando produtos
para meninas e mulheres de baixa renda que não tem acesso à produtos de higiene
durante o período menstrual.
Na nova campanha #MeninaAjudaMenina, assinada pela Integer\OutPromo, Always convida todas as meninas e mulheres a abraçarem a causa, dando a sua voz para ajudar a aumentar a conscientização sobre o problema. Além disso, por meio da campanha compre e doe de Always, que vai de 01 até 30 de maio, ao comprar um pacote Always, as mulheres também estão doando absorvente para quem não tem acesso. A doação de mais de 1 milhão de absorventes pela marca serão destinadas para as instituições Cruz Vermelha, com distribuição no sudeste e nordeste, Fluxo sem Tabu, projeto sem fins lucrativos que luta pela democratização do conhecimento sobre menstruação e pelo acesso a higiene íntima, e para Mulheres Pela Justiça, grupo de profissionais do judiciário que fazem atendimento e acolhimento à mulheres em situação de violência.
Para ajudar na conscientização
e reunir ainda mais apoio pelo fim da pobreza menstrual, a Always lança um
manifesto com a participação de suas embaixadoras Sabrina Sato, Thelma Assis,
Gleici Damasceno e Maíra Azevedo trazendo dados sobre a temática. Confira o
vídeo nesse link . A marca também convidou a fotógrafa Maria Ribeiro,
conhecida por usar a fotografia como instrumento de empoderamento feminino, por
meio de ensaios naturais, artísticos e isentos de manipulação de imagens, para
retratar em fotos um pouco da realidade das meninas que sofrem com a pobreza
menstrual. As fotos podem ser acessadas nesse link .
alwaysbrasil.com.br/ meninaajudamenina
Always®
P&G
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