Mais de 215 mil
microempreendedores se formalizaram em Minas Gerais entre março de 2020 e abril
deste ano
Cerca de 20% dos microempreendedores
individuais (MEI) de Minas Gerais se formalizaram durante a pandemia e 60%
deles abriram um negócio por oportunidade nesse período, como mostra a pesquisa
realizada pelo Sebrae Minas para avaliar o perfil dos novos MEI, segmento que corresponde
a 63% dos pequenos negócios do estado. Entre março de 2020 e abril deste ano,
215.025 novos MEI chegaram ao mercado, totalizando 1.342.377 formalizados.
O percentual tanto de
mulheres como de homens que se tornou MEI durante a pandemia e que empreendeu
por oportunidade foi próximo a 60%. “Apesar da pandemia e de seus impactos
econômicos, a maioria dos entrevistados afirma ter se tornado MEI no último ano
porque identificou uma oportunidade no mercado”, explica Paola La Guardia,
analista da Unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas.
Entre os MEI que
empreenderam durante a pandemia, 8% têm idade entre 18 e 24 anos. Os jovens
nessa faixa etária que empreendiam antes da pandemia eram 5%. Já entre os MEI
na faixa dos 55 anos ou mais, essa diferença é ainda maior, com apenas 6% tendo
se tornado MEI durante a pandemia, contra 15% dos que já eram
microempreendedores.
“Os dados confirmam o
aumento da participação dos jovens brasileiros entre os empreendedores
iniciais, como vem apontando a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM),
que avalia a atividade empreendedora em vários países, incluindo o Brasil”,
afirma Paola La Guardia.
Fonte de renda
A pesquisa do Sebrae
Minas também mostra que a atividade como MEI é a única fonte de renda familiar
para 40% dos microempreendedores individuais. Outros 35% afirmam que a família
tem outra fonte de renda, e a do MEI é complementar; e 18% têm outra fonte de
renda, porém a do MEI é a principal.
Local de atuação
Praticamente a metade
(49%) dos microempreendedores realiza parte ou todo o trabalho em casa. Os
outros locais onde o MEI mais trabalha são em um estabelecimento próprio (32%)
e na casa do cliente (27%). Os que trabalham exclusivamente nesses locais são:
31% em casa, 18%em um estabelecimento próprio e 10% na casa do cliente.
Uma proporção maior de
mulheres realiza parte do trabalho em casa: 59%, contra 40% dos homens. O
inverso ocorre entre os que realizam parte do trabalho na casa ou na empresa do
cliente: 53% dos homens e 32% das mulheres.
Perfil dos MEI
22% dos MEI de Minas Gerais
se formalizaram na pandemia
56% dos MEI são da cor
preta ou parda
74% empreendem nos setores
de Comércio e Serviços
31% têm o Ensino Superior
completo ou Pós-graduação
Formalizou por oportunidade
65% das mulheres
61% dos homens
6 em cada 10 têm entre
25 e 44 anos
Onde atua
49% realizam parte do
trabalho em casa
32% em um
estabelecimento próprio
27% na casa do cliente
MEI como fonte de renda
40% - única fonte de
renda
35% - fonte complementar
18% - fonte principal
Semana do MEI
A Semana do MEI, promovida pelo Sebrae, começou ontem (10/05) e vai até a próxima sexta-feira, dia 14/05. A programação é totalmente on-line e gratuita para todo o país, com a participação de 45 palestrantes. As inscrições podem ser feitas neste link. São oferecidas oficinas práticas e palestras com especialistas para microempreendedores individuais (MEI) e para quem deseja abrir o próprio negócio.
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