Popularização das academias e conscientização quando ao estilo de vida são recentes, mas musculação tem origem ainda na Grécia Antiga
Desde o início do século, o mundo experimenta um boom no culto ao corpo, comportamento que pode explicar boa parte da popularização do universo fitness, porém relatos sobre malhação e corpos esculpidos são conhecidos desde a Grécia Antiga, onde os Jogos Olímpicos da Grécia Antiga deram base às primeiras práticas da musculação e aos primeiros locais propícios às práticas.
Esse Culturismo fomentado na época declinou com a chegada da Idade Média, onde a evolução quanto as práticas corporais pouco aconteceram. “Esse culto ao exercício retorna à história apenas no século XIX, com as práticas higienistas. A musculação era vista como uma ferramenta de força, saúde, robustez e harmonia. Uma clara oposição aos corpos flácidos e doentios do colonial”, explica a educadora física e nutricionista Sue Lasmar, que não apenas estuda o universo como vivência diariamente o universo devido sua atuação como musa fitness.
Na
história da musculação, o ato de exercitar o corpo foi visto ainda como banal
durante a Revolução Industrial, onde os trabalhos intelectuais eram mais
valorizados. Assim como, por bastante tempo, a igreja católica condenava a prática
por considerar um ato de vaidade.
Ponto de virada
“Nos anos que se sucederam, a musculação ainda não havia ganhado tanto prestígio. Foi apenas em 1939, quando ocorreu a regulamentação do Culturismo feito pela American Athetic Union, que os indivíduos começaram a enxergar a prática com mais credibilidade. O fisiculturismo, por exemplo, veio a ser reconhecido como esporte apenas em 1946”, aponta Sue Lasmar.
No Brasil, academias como se conhece atualmente só vieram a se popularizar em nos anos de 1980, com ajuda de elementos da cultura pop como filmes e celebridades, à exemplo do corpo de Madonna que se tornou o desejo do momento. “A introdução do aeróbico e a abertura econômica que facilitou a importação de equipamentos foi que deu o puxão final para que academias se tornassem lucrativas e mais democráticas”, conta a educadora física.
Desde o início do século XXI, as mudanças de comportamento acerca da importância de um estilo de vida saudável, o desejo por uma estética mais chamativa, assim como a introdução das redes sociais como impulsionadoras do mundo fitness, foram fatores que trouxeram a prática para as tendências.
“Com
a busca por uma vida mais saudáveis, principalmente pelo surgimento de doenças
agressivas relacionadas a estilo de vida, como é o caso do câncer, as pessoas
passaram a se atentar para uma melhor qualidade de vida. Além disso, no mundo
dos likes, a estética tem sido cada dia mais requisitada”, define Sue
Lasmar.
Importantes
nomes da história do fitness
Ronnie
Coleman: Fisiculturista norte-americano, detentor do recorde de
oito títulos consecutivos de Mr. Olympia
Arnold
Schwarzenegger: Ator e fisiculturista com importante
participação na popularização das academias por meio de seus
filmes.
Dorian
Yates: Revolucionou o fisiculturismo na década de 1990.
Créditos - Foto: Divulgação / MF Press Global
Nenhum comentário:
Postar um comentário