Pesquisar no Blog

terça-feira, 17 de março de 2020

LENTES DE CONTATO DENTAL: O QUE É PRECISO SABER


Cada vez mais procurada pelos pacientes em consultórios, as lentes de contato dental – que são lâminas superfinas, feitas de porcelana - têm sido a técnica preferida quando o assunto é estética.
Apesar do sucesso, e ser um procedimento favorito de muitas pessoas, ainda existem muitas dúvidas comuns em relação a essa técnica. Pensando nisso, especialistas destacam 5 pontos importantes sobre o procedimento.

1.     Lentes x Facetas
Usadas com a mesma finalidade, existe diferença entre as lentes e as facetas é a espessura do laminado. Além disso, as facetas requerem maior desgaste dos dentes, quando comparadas com as lentes, que são menos invasivas.
De acordo com o Dr. Thiago Sartoretto, cirurgião dentista e sócio da Sartoretto Odontologia, As lentes de contato são minimamente invasivas e há uma preservação dos dentes, pois se prepara um estrutura que seria o esmalte, sem desgastar a dentina. O procedimento é ultra conservador e pode ser usado em dentes manchados, escurecidos, em que foram feitos tratamento de canal, por exemplo.
A principal diferença entre os dois é a espessura do laminado. No caso da faceta, o desgaste é maior e acaba comprometendo a dentina, perdendo o esmalte do dente.

2.     Tempo de duração
Apesar de relativo, já que depende de questões de higiene, hábitos do paciente, qualidade do material, entre outras, a lente de contato dental pode durar em média 10 anos. O paciente precisa se adaptar ao material, para que a gengiva continue saudável.

3.     Não exige mudanças na higiene bucal
“Após a aplicação da lente de contato dental, os cuidados de higiene devem se manter os mesmos de antes. Cuidados básicos como escovação e uso de fio dental, além de visitas ao dentista são indispensáveis, além de procurar o dentista a cada 4 ou 6 meses” explica o cirurgião dentista.

4.     Lentes de contato e suas indicações
As lentes podem ser indicadas para corrigir imperfeições – dentes lascados, fraturados e/ou separados - e pequenas manchas, mas por serem finas às vezes podem não atingir as expectativas do paciente. Nesse caso, teria que ser usado a faceta, ou em casos de canal utilizar um clareamento interno. Porém, o dentista vai avaliar se há a necessidade de fazer o clareamento dos dentes antes ou depois do processo.

5.     Qualquer pessoa pode utilizar
“A princípio sim, porém o paciente precisa ter os dentes e também os cuidados básicos com a higiene bucal” avalia o Dr. Qualquer pessoa que deseja ter um sorriso bonito e harmonioso pode optar pela lente de contato dental. Apesar disso, como no caso do clareamento de dentes escuros, é necessária a avaliação de um profissional para que seja analisado o que é recomendado ser feito antes ou em conjunto com a aplicação.
Pessoas com bruxismo, por exemplo, também podem usar as lentes de contato para corrigir desgastes dentais, lembrando que é preciso que o paciente utilize placas específicas para proteger o novo sorriso.



Saroretto Odontologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados