Segundo o
relatório, 53% dos clientes que pretendem comprar na data buscam
por empresas que oferecem serviço de frete grátis
De acordo
com um estudo realizado pela Ebit Nielsen, especializada em mensurar
e-commerces, no ano passado, a intenção de compra na Semana do Consumidor, que
acontece em março, cresceu 18% em relação ao ano anterior. A pesquisa revelou
que as buscas pela semana no Google, que começa no dia 15 de março,
cresceram 113%.
Para a
consultora e diretora da CasaClube, Luciana Locchi, esse crescimento não é por
acaso, já que as empresas de e-commerce e varejo estão cada vez mais voltadas
para a semana e devem dar um start mais forte nas vendas a partir do Carnaval.
No entanto, a especialista alerta que é preciso ter alguns cuidados com as
estratégias.
"A
Semana do Consumidor foi criada para valorizar e comemorar os direitos do
comprador e não apenas para fomentar o número de vendas do mercado brasileiro.
É fundamental que as empresas aproveitem essa oportunidade para fortalecer o
relacionamento com os clientes, reforçando a concordância com os direitos e o
respeito com os consumidores", diz.
Segundo a
especialista, apenas abaixar os preços nesta semana, não é a solução. Nas palavras
de Locchi, o cliente quer mais e quer ser lembrado. Portanto, oferecer outros
tipos de serviço e conhecer bem o perfil do consumidor que a marca atende, pode
auxiliar na realização de ações mais efetivas e, por consequência, gerar mais
engajamento nas vendas.
Em
conformidade com o relatório “Dia do Consumidor 2020”, elaborado pelo
Google, 53% dos consumidores que devem comprar na semana procuram por frete
grátis, 15% preferem condições especiais de pagamento, 12% optam por pontos
extras em programas de fidelidade e os outros 20% priorizam ofertas como
cashback, seguro/garantia estendida gratuita e descontos em serviços de
assinatura.
Para a
consultora, a busca por outros tipos de privilégios na Semana do Consumidor
deve-se também a falta de credibilidade que a Black Friday possui no país,
que faz a clientela não enxergar o desconto como um benefício.
“Diferente
do Black Friday, a Semana do Consumidor deve servir para reforçar o laço da
marca com o cliente. Mostrar que a empresa preza os valores e os direitos do
consumidor, é um ponto chave. Se a empresa quer se favorecer dessa ocasião e
potencializar as vendas, ela pode fazer um planejamento, criar uma campanha, se
certificar que todos os colaboradores estejam alinhados com a ação e,
principalmente, cultivar um bom relacionamento com o cliente”, comenta Luciana.
De acordo
com o relatório efetuado pelo Google, a expectativa para a Semana do Consumidor
em 2020 é um bom aproveitamento da data. O estudo sustentou que a confiança do
consumidor está maior esse ano e que tal otimismo ocasionou o aumento da
intenção de compra para o primeiro trimestre.
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