Pesquisar no Blog

sábado, 9 de novembro de 2019

Social x Casual: aprenda a combinar esses dois estilos sem medo de errar



Veja dicas de como usar o traje Esporte Fino no look masculino e saiba quais peças escolher para um evento, jantar, reunião e até casamentos

A moda é algo que muda toda hora. Muitas tendências são passageiras e, às vezes, não duram mais do que uma estação. Mas algumas coisas permanecem por mais tempo e de geração para geração. No caso dos trajes sociais e casuais, por exemplo, desde que o mundo é mundo, sempre existiram vestimentas para ocasiões mais importantes e outras para o dia-a-dia.

Porém, atualmente existe uma liberdade maior no uso do traje social quando ele não é denominado como ‘traje social completo’, o que muitas vezes possibilita o uso do “esporte fino”. E essa liberdade de misturar o casual com o social causa muitas dúvidas nos homens na hora de se vestirem para um jantar, evento, reunião ou até casamento que não exija social completo.

De acordo com Coloral, consultor de moda masculina e fundador do MachoModa, um dos principais canais de moda masculina do país, o esporte fino não é tão informal quanto um traje esporte, nem tão formal quanto um social completo. “Pode-se dizer que esse tipo de vestimenta é um ‘casual alinhado’ e não existem regras para delimitar esse estilo, mas combinando as peças certas é possível se vestir muito bem em um traje esporte fino”, explica.


Dicas para usar o traje Esporte Fino

Entre as opções estão blazer, camisa, camiseta, calça de alfaiataria, calça de sarja ou jeans, sapato, bota e até o tradicional tênis. Uma combinação muito comum e que fica ótima para a maioria das ocasiões, é a camisa por dentro da calça de sarja (slim ou skinny e com barra mais curta), cinto e sapato. “Esse é um look que pode ser usado para trabalhar, para reuniões ou almoços de negócios e até para aquela festa no fim do dia. Caso queira quebrar um pouco mais da formalidade, basta usar os botões superiores da camisa abertos”, diz Coloral.

Outra opção, um pouco mais casual dentro dos looks de traje esporte fino, é usar um mocassim de camurça, uma calça ajustada ao corpo e um pouco mais despojada (com estampa xadrez, por exemplo) e sem cinto, além da camisa com as mangas dobradas. “Muitas vezes, o segredo está em saber combinar as cores. Uma boa dica para o esporte fino, é escolher tom sobre tom ou opções mais neutras e sóbrias, para que as cores fiquem bem alinhadas e não se sobressaiam tanto em determinada peça sem conversar com o restante do visual”, ressalta.

Para quem gosta de usar tênis, a dica é sempre escolher um modelo branco e casual, que são ótimas opções para combinar com quase todos os tipos de looks. O tênis pode ser usado, inclusive, com costume. E, neste caso, uma camiseta por baixo do costume com um tênis casual também é uma excelente opção para o traje esporte fino. Mas se preferir um look mais alinhado, aposte no sapato de couro.

Nos dias mais frios, suéteres e malhas podem ser usados sozinhos, por cima da camisa ou por baixo de um casaco mais refinado ou alongado, sendo uma ótima opção para trabalhar.

Já para quem não abre mão da calça jeans, basta apostar no combo blazer, camiseta e tênis. Não tem erro e, mesmo sendo um look mais casual, o blazer fará toda a diferença. “Neste caso, é possível fazer essa combinação para uma festa, um jantar ou até para um casamento durante o dia”, explica Coloral.

E para facilitar na hora de montar o look e não causar confusão, vale lembrar que o esporte fino pode ser usado com tênis, camiseta e peças mais esportivas sempre combinadas com outras mais alinhadas. Já o traje social completo deve ser usado com terno ou costume, gravata, sapato e cinto, enquanto o “business casual’, que é um traje um pouco menos formal do que o social completo, pode ser usado sem gravata ou terno completo. Se a ocasião não pedir esse traje bem alinhado, o esporte fino será uma opção moderna e atual para quase todas as situações.



MachoModa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados