Pesquisar no Blog

sábado, 9 de novembro de 2019

Mais de 85% de cães e gatos têm tártaro por falta de escovação


A limpeza diária combate as placas bacterianas e preveni a doença periodontal


Assim como os humanos, a higienização da boca e a escovação dos dentes dos cães e gatos devem ser diárias para manter a saúde bucal e prevenir doenças.

O médico veterinário e especialista em odontologia do Grupo Vet Popular, Thiago Prescinotto, explica que a simples higienização evita problemas bucais, entretanto é importante que os donos dos pets realizem a limpeza de forma adequada e leve os seus animais aos veterinários regularmente, pelo menos uma vez por ano.  O especialista ressalta que não devem ser usados nada de humano, já que no mercado pet existem escovas com cerdas mais suaves e especialmente anguladas, além de cremes dentais exclusivos para cachorros com sabores agradáveis como frango ou carne.  “A escovação inicial é como um adestramento, o dono deve se habituar a ir aos poucos, pode começar com dedo, por exemplo, depois com uma dedeira, até chegar à escova de fato.”, ensina. “Com a escovação combatemos as placas bacterianas, evitamos o mau hálito, doenças na gengiva e a queda de dentes, além de infecções graves que podem se espalhar causando risco de vida.”, afirma Prescinotto.

O médico veterinário alerta que a principal doença causada pelo tártaro é a periodontal, e os primeiros sinais são mau hálito e inflamação da gengiva, já na fase mais avançada acontece a destruição óssea e a perda dos dentes. “Procurar um especialista ao perceber algo de errado como mau hálito e inflamação da gengiva é imprescindível para que a doença não evolua e chegue a um estágio irreversível, já que a bactéria presente no tártaro destrói os dentes.” reforça. Outra informação importante, segundo Prescinotto, é que a doença grave na boca prejudica outros órgãos levando inclusive a diminuição do tempo vida dos animais. “Por isso é importante que os donos de cães e gatos realizem a escovação uma vez ao dia, prevenindo problemas bucais”, finaliza o especialista em odontologia veterinária.





Grupo Vet Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados