Pesquisar no Blog

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Grupo Microsom chama a atenção para a Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido, Misofonia e Hiperacusia


 Batizada de “Novembro Laranja”, o objetivo é conscientizar a população sobre a realidade preocupante do aumento de problemas do ouvido em todas as idades e motivar mais profissionais da saúde a abraçarem estas causas


De hoje até o dia 13 de novembro, está sendo realizada no Brasil a Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido, Misofonia e Hiperacusia, cada uma em um dia: 11 – Zumbido, 12 – Misofonia e 13 – Hiperacusia. A iniciativa foi criada em 2006 pela Profª. Drª. Tanit Ganz Sanchez e tem como objetivo divulgar o assunto por meio de ações voluntárias durante o mês de novembro.

Mas você sabe distinguir cada distúrbio? A fonoaudióloga e gerente de produto do Grupo Microsom , Maria do Carmo Branco, esclarece algumas dúvidas e diferenças entre cada um deles.



ZUMBIDO


O que é o Zumbido?

O Zumbido é um som incômodo que algumas pessoas escutam dentro do ouvido. Pode ser parecido com uma cigarra, um apito, um chiado. Muitos deixam de procurar ajuda porque acabam se acostumando com esse barulho, mas ele pode ser sinal de que algo está errado com o seu ouvido. 


O que provoca esse barulho?

As causas do zumbido são diversas, mas podem ser por exposição a sons muito altos, deficiência alimentar, auto-medicação e até mesmo estresse.


O Zumbido tem tratamento?

Sim. Existem várias formas de amenizar o problema. Porém, é preciso determinar a causa para se definir qual o melhor tratamento a ser aplicado. Por isso é muito importante que a pessoa procure um especialista assim que perceber que algo não está indo bem com a sua audição. Quanto antes iniciar o tratamento, maiores as chances de solucionar o problema.
MISOFONIA


O que é a Misofonia?

A Misofonia é a intolerância seletiva a determinados sons repetitivos como, por exemplo, o barulho de alguém mastigando, fungando, digitando, batendo em algum lugar repetidamente, televisão ligada, cachorro latindo, pássaros cantando. Para muitos pode parecer frescura, mas para quem tem esse distúrbio é algo muito incômodo e estressante.


Como saber se a pessoa tem Misofonia?

Esse distúrbio é tão incômodo para quem tem o problema que chega a levar a pessoa a ter um alto nível de ansiedade e até surtos de raiva contra quem está provocando o ruído. Isso gera dificuldades de relacionamento social e alguns pacientes precisam de ajuda psicológica.


HIPERACUSIA


O que é a Hiperacusia?

A Hiperacusia é quando sons comuns do nosso dia a dia – trânsito, televisão, conversas, música – parecem estar sempre no volume máximo, e passam a incomodar bastante.


Como saber se a pessoa tem Hiperacusia?

Ela pode surgir em qualquer idade. Alguns indivíduos se irritam facilmente com esses tipos de sons comuns na nossa vida. Em outros, o desconforto é tão grande que chegam a se isolar do convívio social e até desenvolver quadros de depressão. Existem pessoas que conseguem lidar melhor com o problema e controlar o incômodo sozinhos, mas muitos precisam de ajuda para aprender a desenvolver controle e lidar com os ruídos.


A Hiperacusia tem tratamento?

A orientação é que a pessoa procure um otorrinolaringologista para investigar a causa do problema. Ele deverá solicitar uma Audiometria acompanhada do teste Limiar de Desconforto a Sons.

“Manter uma alimentação saudável, evitar a exposição a ruídos muito altos por longos períodos e ter uma boa qualidade de sono podem colaborar muito para a sua saúde auditiva. Se perceber qualquer alteração nos ouvidos, não deixe de procurar um especialista”, orienta Maria do Carmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados