A
formação continuada e o suporte aos gestores escolares são fundamentais para
que eles possam exercer as suas atribuições. Porém, nem todas as secretarias de
Educação têm programas estruturados voltados à formação dos gestores escolares,
especialmente aqueles municípios de pequeno porte, que têm maior dificuldade em
obter uma boa receita tributária e manter programas diversificados de
qualificação.
E
é exatamente devido a tais condições que o Regime de Colaboração intermunicipal
pode ser uma saída. Foi assim que nasceu o projeto Gestores Escolares em
Movimento: uma iniciativa dos secretários de Educação e equipes dos 21
municípios que compõem o Arranjo de Desenvolvimento da Educação da Associação
dos Municípios da Grande Florianópolis, o ADE Granfpolis. A região possui mais
de 34 mil alunos da educação básica e 431 unidades de ensino.
Em
conjunto, os secretários de Educação, líderes desse Arranjo, promovem encontros
de trocas de conhecimento e diálogo entre os gestores escolares dos diferentes
municípios, com o objetivo de gerar aproximações, trocar experiências práticas,
e prestar suporte técnico. O que chama a atenção é a média de presença nos
encontros que é bastante alta: 89% dos gestores da região – e estes, por sua
vez, estão tendo a oportunidade de formar uma rede de apoio, que se soma aos
profissionais das próprias secretarias de Educação. É um processo de ganha x
ganha.
A
integração dos gestores e o apoio para o encaminhamento dos desafios práticos
têm sido apontados como os pontos fortes do projeto. Independente do porte, as
secretarias se apoiam mutuamente. Esse é mais um exemplo de que o Regime de Colaboração
é um instrumento poderoso e que precisa ser incentivado no Brasil como uma
forma de reduzir as desigualdades e produzir maior impacto nas políticas
educacionais.
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