Final do ano chegando e, assim como as compras de
Natal, muitos brasileiros aguardam as tão sonhadas promoções da Black Friday
(29/11). Mas o consumidor precisa ficar atento com os riscos da “Black Fraude”.
Pensando nisso, o especialista em e-commerce e consultor Thiago Sarraf, também
conhecido como Dr. e-commerce, selecionou algumas dicas importantes para fazer
boas compras com segurança.
Segundo
Sarraf, para evitar transtornos, o mais indicado é comprar por sites
conhecidos, optando, preferencialmente, por lojas nacionais. “É bom ter cuidado
com os sites estrangeiros, já que o Código de Defesa do Consumidor é válido
apenas em território nacional. Além de não ser possível exigir o cumprimento de
nenhuma de nossas leis, os usuários ainda estão sujeitos a pagar taxas pela
entrada do produto no Brasil, entre outras questões”, explica.
Ainda
de acordo com o especialista, é importante buscar por outras opiniões e
experiências com a loja. “Basta fazer o famoso ‘jogar no Google’ ou nas redes
sociais para checar se há algum tipo de reclamação do site”. Além disso, sempre
duvide dos comentários 100% positivos e desconfie de preços muito abaixo do
mercado. “Não é nada fácil encontrar um consumidor totalmente satisfeito com
todos os aspectos da compra em uma loja virtual. Caso não exista nenhuma
crítica, fique atento: trata-se, provavelmente, de pura invenção, inclusive das
ofertas milagrosas. Pesquise em outros sites de confiança ou em ferramentas
como o Buscapé”, completa.
Para
ele, o pagamento por cart
ão de crédito é o mais fácil de se recorrer caso
aconteça algum imprevisto nas compras. “É dever do site garantir que os dados
do consumidor estejam blindados, verificando se tem o símbolo de cadeado que
aparece no canto direito superior da janela do navegador, garantindo que o
ambiente é seguro. Desconfie também quando for pedido que se deposite em conta
corrente de pessoa física ou em caderneta de poupança: são os recursos
preferidos para golpes”. Aguarde, também, o comprovante por e-mail, com o
número do pedido, a descrição do(s) produto(s) adquirido(s) e o prazo de
entrega. Se ocorrer algum problema, o cliente deverá utilizar este documento
para que o Procon consiga resolver a questão junto a empresa.
Por
fim, o Dr. e-commerce aconselha que os consumidores não sejam influenciados
pelas ofertas ou condições de pagamento. “Pesquise com calma, avalie a
necessidade de adquirir o produto, assim como as informações que são
disponibilizadas sobre ele e se a compra irá pesar em seu orçamento. Procure
sempre fazer estas perguntas a si mesmo antes de escolher um item”.
Dr.
e-commerce
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