Pesquisar no Blog

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Ações de conscientização marcam Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher


Transportes Metropolitanos, Fundo Social e Prodesp levam informação para passageiras na Estação Brás


Nesta segunda-feira (25), Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, a STM faz uma ação na Estação Brás com o objetivo de difundir informação e chamar atenção para esse problema, incentivando as mulheres a buscar ajuda, denunciar e também inibir o agressor.

Voluntários vão orientar as mulheres com dicas de segurança, saúde e educação financeira. A violência contra a mulher é um dos grandes desafios dos direitos humanos e afeta mulheres independentemente de cor, raça e classe social.
A iniciativa é uma parceria da STM com o Fundo Social de São Paulo (Fussp) e com a Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, que lançaram este ano a plataforma SOS Mulher. Desenvolvida pela Prodesp, a plataforma disponibiliza informações sobre segurança, saúde e independência financeira para mulheres em risco de sofrer violência doméstica.
O site também incentiva o compartilhamento do conteúdo via redes sociais e aplicativos de mensagens para que as informações atinjam o maior número possível de mulheres, além de disponibilizar links para o aplicativo SOS MULHER, idealizado pela Polícia Militar, e detalhes sobre todos os serviços de apoio à mulher no Estado de São Paulo.


Terminais - Também na segunda-feira, os passageiros do Terminal Jabaquara da EMTU vão poder participar de uma roda de conversa com o Bem Quer Mulher (BQM), um programa criado em 2004 com apoio da ONU Mulheres. As agentes do BQM vão esclarecer dúvidas, acolher e orientar as passageiras. A ideia é transformar medos e receios em confiança e superação.  As vítimas que quiserem podem ser encaminhadas a um dos centros de atendimento nos bairros Jabaquara e Itaim Paulista para avaliações psicológicas.

No Terminal Diadema, representantes da Casa Beth Lobo vão conversar com os passageiros para esclarecer dúvidas sobre os direitos da mulher. Se for o caso, vítimas serão encaminhadas para a sede da instituição que, há 21 anos, auxilia pessoas em situação de agressão e perigo.


Transporte - O Metrô e a CPTM são pioneiros na realização de campanhas de conscientização contra assédio sexual no transporte público, o que proporcionou um aumento no número de casos registrados. Em 2010, o Metrô e a CPTM tiveram 54 e 53 denúncias de crimes sexuais, respectivamente. Em 2014, ano da primeira campanha do tipo na rede sobre trilhos, o Metrô teve 120 denúncias e na CPTM foram 78. Em 2018, foram registradas 137 denúncias no Metrô e 131 na CPTM.

O Metrô e a CPTM têm agentes de estação e de segurança, preparados e treinados para atender e acolher as vítimas, orientar e oferecer a possibilidade de encaminhamento às delegacias especializadas.

A rede de transporte sobre trilhos conta com câmeras que auxiliam no monitoramento e identificação de suspeitos. A tecnologia também é empregada em favor dos passageiros que podem comunicar ocorrências pelo aplicativo Metrô Conecta (Metrô) ou via SMS-Denúncia, pelos telefones 97333-2252 (Metrô) e 97150-4949 (CPTM), colaborando com a ação dos seguranças para a detenção dos infratores. Além disso, campanhas nas redes sociais e mensagens sonoras nos trens e estações encorajam os passageiros a denunciarem.
Serviço:
25/11
Ação com dicas de segurança, saúde e independência financeira
Estação Brás – Espaço Cultural da CPTM
7h às 14h

Programa Bem Querer Mulher
Terminal Metropolitano Jabaquara – EMTU
R. Nelson Fernandes s/n
10h às 14h

ONG Beth Lobo
Terminal Diadema - EMTU
Av. Conceição s/n - Pq. Mamede
14h às 16h



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados