Estar
atento à linguagem corporal e refletir a outra pessoa traz bons resultados
Você conhece a linguagem corporal? É um tipo não
verbal de comunicação que engloba expressões faciais, sinais e gestos. “Essa
linguagem representa 55% do nosso entendimento, seguida de 38% pelo tom de voz
e apenas 7% é sobre o que dizemos, de acordo com estudo”, afirma Madalena Feliciano, criadora
do MÉTODO IPC (Impacto Positivo Comportamental) e CEO da Outliers
Careers e IPCoaching. O modo como nos expressamos ao falar diz muito mais sobre
o real significado do que as palavras em si.
Nosso corpo “fala” o tempo inteiro, transmitindo
mensagens aos outros e até para nós mesmos. Por isso, é preciso estar ciente ao
conversar, ou sua linguagem pode não estar em harmonia e afetar a
credibilidade do seu discurso. As relações interpessoais se tornam mais claras
quando o indivíduo tem conhecimento sobre a linguagem corporal, afinal não é
apenas perceber quando alguém está triste, feliz, animado, mas sim um conjunto
mais profundo, como por exemplo, se o outro acredita em suas palavras.
A linguagem corporal é um grande aliado para
profissionais da área comercial, pois é possível saber se o possível cliente
está “comprando” você ou seu produto. Se o interlocutor desvia o olhar diversas
vezes enquanto você fala, ele pode não estar conectado.
“Igualar-se, ou seja, refletir os movimentos,
expressões faciais e respiração da pessoa com quem se conversa dá a impressão
de mais afinidade e confortabilidade”, explica Madalena. Essa técnica se chama
rapport e faz parte da programação neurolinguística, portanto calibrar-se com o
cliente é sempre uma ótima oportunidade de negócio. Por esse motivo é tão
importante que profissionais de qualquer outra área que trabalhe diretamente
com pessoas, conheçam esse tipo de técnica, otimizando seus resultados.
Madalena
Feliciano - Gestora de Carreira
Professor
Aprígio Gonzaga 78, São Judas, São Paulo - SP.
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