Solução
que combina expertise e inteligência artificial ajuda marcas a descobrir se
elas estão transmitindo o posicionamento correto
Você conseguiria identificar e descrever de cara seu pai?
Suas características principais, seu jeito? Com o avanço tecnológico e
aprimoramento da inteligência artificial, é possível analisar as
características de uma pessoa com a ajuda de imagens. Para mostrar essa
possibilidade e com a chegada do Dia dos Pais (11/8), a Kantar utilizou sua
solução NeedScope para tentar avaliar os tipos dos pais mais conhecidos das
séries de TV, como Ned Stark de Game of Thrones e Ross Geller de Friends.
O NeedScope usa técnicas projetivas
específicas e relacionadas aos arquétipos de Jung para poder desvendar a emoção
por trás de uma marca. Ele também combina a expertise de profissionais e um
sistema de inteligência artificial para identificar se uma marca está
transmitindo o posicionamento desejado, se este é consistente ao longo do
tempo.
Ele agrupa as características dos arquétipos
da psicologia analítica, divididos em cores – amarelo laranja, marrom, azul,
roxo, vermelho - sendo possível diagnosticar as simbologias dentro das peças de
comunicação, por exemplo.
Dentro dessa análise, o NeedScope ajudou a
identificar os seis tipos de pais dentro desses arquétipos:
Pai de Amarelo: Divertido, engraçado, que se entretém muito junto às crianças.
Senta no chão, brinca de aviãozinho. Sente que o mais importante é deixar
memórias positivas e alegres e que seu filho experimente de tudo e busque a
felicidade como meta principal. Exemplos: Jack Pearson (This is us) e Michael Kyle (Eu, a patroa e
as crianças).
Pai de
Laranja:
Tranquilo, traz harmonia para casa, participa das brincadeiras das crianças.
Esforçam-se para serem melhores. Vai à escola, está junto. Sente que o mais
importante é que o filho se sinta parte do todo, unido aos laços da família e
que siga sendo simples e se esforçando para ser melhor como pessoa. Exemplo: Ross
Geller (Friends).
Pai de
Marrom
Gentil, cuida e protege. É um pai que valoriza a família e as tradições e
gostaria que seu filho seguisse esse mesmo caminho. Preocupa-se em transmitir
seus valores sobre a natureza e o mundo. Gostaria que ele fosse mais sensível
ao outro e tivesse um olhar especial sobre o mundo. Exemplos Jim Hopper
(Stranger Things) e Cameron (Modern Family).
Pai de
Azul: Procura
mostrar o mundo por meio de diferentes óticas de conhecimento para o filho, é
planejado e tem tudo sob controle. É um pai que gostaria que o filho tivesse
amor aos estudos e ao trabalho, porque é por meio deles que acredita que uma
pessoa pode melhor se desenvolver. Transmite ao filho que é importante ser
curioso e buscar sempre mais, sempre se superar. Exemplos Mitchel (Modern
Family) e Ned Stark (Game of Thrones).
Pai de
Roxo: Faz questão de dar o
melhor para sua família, melhores escolas, melhores roupas e brinquedos. Sente
que é importante que o filho saiba que é necessário esforço para estar à frente
e só os líderes chegam lá. Afirma sempre a importância de viajar, estudar, ter
certificações, se diferenciar dos outros. Exemplo Don Drapper (Mad
Men).
Pai de
Vermelho: Leva as crianças para se
aventurar, para romper fronteiras. Valoriza atividades ao ar livre e destaca a
importância do corpo estar sempre ativo. Sente que é importante abrir seu filho
às conexões com o mundo e mostrar que a liberdade e a busca da autenticidade,
ir atrás do que se coloca como meta, é o melhor caminho para se superar, chegar
mais longe.
Exemplos: Julius (Todo mundo odeia o Chris) e Rick Grimes (The
Walking Dead).
Com
a ajuda de um modelo de IA baseado em redes neurais e conhecimento profundo, o
NeedScope analisa imagens por meio do simbolismo arquetípico. Como no exemplo
abaixo, do personagem Don Drapper, do seriado Mad Men:
Por fim, usando o modelo e
expertise por trás do NeedScope, foi possível identificar os pais das séries de
TV dentro dessas características:
Por
fim, usando o modelo e expertise por trás do NeedScope, foi possível
identificar os pais das séries de TV dentro dessas características:
Por fim, usando o modelo e
expertise por trás do NeedScope, foi possível identificar os pais das séries de
TV dentro dessas características:
O papel da análise de
posicionamento de marca
Nesse exercício, utilizamos
o NeedScope para identificar traços de personalidades de personagens que por
serem conhecidos de suas séries, comprovam que a ferramenta consegue avaliar
corretamente se eles estão conseguindo transmitir suas características.
Ter esse tipo de conhecimento
também é essencial para uma marca saber se sua comunicação, peças
publicitárias, postagens em redes sociais, estão realmente transmitindo os
valores dela. O NeedScope pode avaliar se a percepção que ela tem dela mesma
está alinhada àquela tida pelo público-alvo.
“Uma marca que possui um
posicionamento claro, tem força perante os concorrentes e conquista o melhor
espaço na emoção do seu consumidor”, Karina Collenghi, diretora de contas da Kantar Brasil e
especialista na ferramenta NeedScope. “Ao se posicionar, uma marca mostra
sua personalidade, sua missão e sua realidade de forma a chamar a atenção de
consumidores que possuem a mesma personalidade, a mesma emoção. No contraponto,
uma marca que não se posiciona, fica frágil e pode perder espaço de forma
rápida para um competidor que tenha clareza em suas ações.”
Para mais informações
sobre o NeedScope acesse: http://www.tnsglobal.com/what-we-do/by-expertise/brand-communication/needscope
Kantar
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