Projeção
da plataforma Loja Integrada prevê um aumento de 28% no faturamento das lojas -
se comparado com o mesmo período de 2018
Os pequenos e médios
lojistas virtuais se destacam cada vez mais no mercado de vendas online. Em sua
maioria das vezes, esses empreendedores abriram sua loja com um investimento
pequeno - cerca de R$ 1.000 -, possuem estoque em casa e trabalham sozinhos. Só
na Loja Integrada, plataforma para criação de lojas virtuais com foco em
pequenos e médios lojistas, já são mais de 1 milhão de lojas criadas e cerca de
600 novos negócios digitais lançados todos os dias na rede.
Para o Dia dos Pais, uma
das datas mais importantes para o e-commerce, os pequenos e médios lojistas se
preparam para garantir bons preços, com entregas eficientes.“Comprar dos
pequenos pode trazer diversos benefícios, como atendimento personalizado, além
de ofertas em produtos de nicho e flexibilidade nas formas de envio -
geralmente, as pequenas e médias lojas recebem menor volume de pedidos do que
os grandes varejistas, o que reduz a possibilidade de problemas ou atrasos na
entrega”, comenta Alfredo Soares, especialista em comércio eletrônico e diretor
de duas das maiores plataformas com foco em negócios PMEs do Brasil, a Loja
Integrada e a XTECH Commerce.
De acordo com projeção da
Loja Integrada, esses e-commerces devem faturar em 2019 cerca de R$ 84 milhões
durante o mês de agosto - impulsionado principalmente pelo dia dos pais. “Só no
ano passado esses lojistas faturaram cerca de R$ 65 milhões. Para este ano,
prevemos um aumento de 28% no faturamento das vendas pela internet”, explica
Soares. Ainda de acordo com levantamento da plataforma, o ticket médio das
compras deve ser cerca de R$ 218,00 este ano - 5% a mais que o ano passado. Os
segmentos que devem se destacar nas vendas são: Moda e Acessórios, Cosméticos,
Perfumaria e Cuidados Pessoais, Casa e Decoração, Eletrônicos e Esporte.
Brasileiros compram em
cima da hora
De acordo com pesquisa
recente Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de
Proteção ao Crédito (SPC Brasil), oito em cada dez consumidores pretendem
pesquisar e comparar os preços antes de finalizar as compras.
Desses, 71% costumam
realizar pesquisas na internet, sendo que a maioria (72%) utiliza sites de
busca. Lojas de shopping (55%) e lojas de rua (47%) também foram citados pelos
consumidores como locais de pesquisa de preços.
Ainda segundo a pesquisa,
metade dos entrevistados pretende comprar o presente de Dia dos Pais na
primeira semana de agosto (principalmente as mulheres), enquanto 13%
provavelmente acabarão deixando para a véspera.
“No Brasil, as pessoas
costumam comprar os produtos em cima da hora, seja pela falta de tempo ou para
tentar achar uma oferta que realmente valha a pena. Para quem vende online, uma
boa dica é caprichar no prazo de entrega, oferecendo opções rápidas e seguras
para que o presente chegue até a data”, finaliza o especialista.
*A projeção foi feita com
base no histórico dos vendedores e após análise de comportamento dos pequenos e
médios lojistas da plataforma nos últimos dois anos em relação a Data do Dia
dos pais.
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