A tecnologia é usada por empresas como Boeing e
Siemens
A
realidade aumentada (RA) é uma das tecnologias que mais vem atraindo a atenção
dos estudiosos e especialistas em Indústria 4.0. De acordo com um estudo
realizado pela companhia internacional Zion Market Research, a técnica tem
potencial para atingir crescimento de 85% ao ano, no mundo todo, até 2021, impulsionando
a Indústria 4.0 de forma singular e irreversível.
As
aplicações de RA, se utilizadas em todo o seu potencial, podem melhorar
consideravelmente a produtividade e a eficiência dos funcionários, aprimorando
os procedimentos atuais de fabricação, levando a ganhos diretos de receita. Um
dos grandes benefícios da tecnologia é a sua flexibilidade de aplicações. Pode,
por exemplo, simplificar a fabricação de carros, agilizar a manutenção de
equipamentos e até melhorar a maneira como os clientes interagem com os
produtos.
No
Brasil, ainda há falta de conhecimento sobre a abrangência de todo o potencial
da RA e, sobretudo, do seu processo de desenvolvimento junto ao mercado. Isso
porque a maioria dos empreendedores do país ainda é reticente com este tipo de
tecnologia, geralmente traduzida como puro entretenimento ou como parte de
pontuais ações de marketing. Um grande passo será perceber as tecnologias
imersivas como ferramentas reais e de grande valor para a operação cotidiana
das empresas e indústrias.
Especialistas
têm acompanhado de perto aplicações da tecnologia em demandas de empresas, que
validam esse momento pelo qual passa a expansão da RA. Fabricantes de veículos
já estão fornecendo aos proprietários de automóveis manuais em realidade
aumentada para pequenos reparos e manutenção, ao invés das tradicionais versões
impressas. Nos novos manuais tech, os usuários podem acessar informações
gráficas visualizadas sobre seu veículo usando um smartphone ou tablet. Assim,
os dispositivos em RA passam detectar instantaneamente as peças do carro e
rotulá-las em tempo real e, em seguida, fornecem instruções em vídeo para
reparos ou explicações de como usar os vários botões no painel de um carro.
Chamadas
de vídeo baseadas em RA usando óculos inteligentes e dispositivos móveis também
estão surgindo como um meio de melhorar a comunicação entre funcionários de
diversos setores. Aplicativos podem sobrepor instruções ao campo de visão de um
trabalhador, usando diagramas em tempo real, mensagens, conteúdo multimídia
compartilhado e recursos que permitem que as instruções sejam dadas
remotamente.
Com
aplicativos de RA para visualização de dados de Internet das Coisas (IoT) os
colaboradores podem, simplesmente, segurar uma câmera móvel em um ponto
específico de uma máquina para revelar dados em tempo real sobre suas
operações, como temperatura e níveis de eletricidade.
Grandes
companhias como a Boeing têm comprovado a eficiência da RA em tarefas do dia a
dia dos funcionários. Na manutenção de um sistema da fabricante de aviões,
funcionários foram avaliados utilizando manuais impressos, notebooks com pdf e
Ipads munidos com RA. Os resultados concluíram que, para a equipe que utilizou
o impresso, foram cometidos oito erros na manutenção. Já o time que usou o
notebook cometeu apenas um erro, enquanto que a equipe que se utilizou do
tablet com RA realizou o procedimento sem erros.
A
Siemens utilizou algo similar e que gerou resultados positivos usando RA para
treinar trabalhadores novatos em manutenção em turbinas eólicas e a gás. Os
avaliados que seguiram procedimentos tradicionais com manuais ou PDFs levaram,
em média, 480 minutos para concluir sua primeira montagem. Já a equipe que
tinha óculos de realidade aumentada com instruções interativas à disposição,
gastou apenas de 45 e 52 minutos.
A
diminuição do tempo de realização de tarefas em ambientes de fábrica é
justamente uma das premissas para o avanço da indústria 4.0, e o Brasil, com a
ajuda da RA, está começando a evoluir em direção a este salto tecnológico.
Christian Gallegos - head de realidades imersivas da Ekantika Consultoria e
sócio fundador da Mítika Immersive Tech, empresa dedicada a projetos de
realidade virtual e aumentada voltada aos negócios. Profissional de marketing e
gestão com 20 anos de experiência e especializado em novas tecnologias e
inovação. Ao longo dos últimos anos atuou na introdução de tecnologias como
hospedagem de sites, cloud computing, AdTech/Big Data e atualmente está
dedicado à realidade virtual e aumentada. Assumiu posições de liderança em empresas
como Locaweb, Alog DataCenters, Simbiose, Crefisa e Banco Safra.
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