Pesquisar no Blog

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Personalidades participam da exposição Sinta na Pele, da AMPARA Animal





Painéis ilustram sofrimento de animais em situações de maus tratos, criticando a naturalização destas práticas

A AMPARA Animal, com a participação de personalidades como Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank e Luan Santana, lança a exposição Sinta na Pele. Trata-se de uma série de imagens em que diversos nomes do meio artístico posam como animais vítimas de exploração. Jacques Dequeker é o responsável pelas fotos dos treze artistas que fazem parte da ação, que tem como principal objetivo criticar a realidade em que inúmeros animais se encontram com o tráfico, a caça e o abandono. Além das fotos, um vídeo com a realização da Parakino, e com direção de Diego Freitas e trilha sonora de Ed Cortês, foi produzido para a campanha que coloca as pessoas no lugar dos animais para que, assim, elas enxerguem, vivenciem e, de fato, sintam na pele o descaso e negligência vividos diariamente por diversas espécies, que vão de pets a animais silvestres.
 

Segundo a ONG, indústrias como a da moda, do Carnaval e do comércio animal ferem e prejudicam milhões de animais todos os anos. A lição que a exposição deixa é a de evolução e de empatia não apenas com a espécie humana, mas com todas as outras. As imagens procuram chocar o público ao inverter a realidade e os papéis entre humanos e animais, que sofrem constantemente com uma tortura comum e rotineira, que não choca a sociedade como deveria. As fotos apresentam uma realidade hipotética com o sofrimento do ser humano em evidência.

Desenvolvemos essa campanha há 3 anos e estávamos aguardando o momento certo de lançá-la. Diferente de todas as nossas produções anteriores, que sempre foram suaves e buscavam conscientizar pelo amor, dessa vez a AMPARA vem com uma abordagem mais direta e polêmica, mostrando explicitamente diversas formas de exploração às quais os animais são submetidos diariamente. Muitas vezes precisamos de um choque de realidade para mudarmos nossas ações. Causar incômodo e reflexão é a nossa intenção. Fazer com que as pessoas se coloquem no lugar dos animais e se tornem mais humanas.” Declara Juliana Camargo, CEO da AMPARA Animal.

Confira os temas e nomes presentes no projeto, que conta com o patrocínio das empresas Carrefour e Fotosfera:

Animais explorados – Crianças na vitrine
Animais encarcerados – Lea T
Animais abandonados – Thaila Ayala
Animais acorrentados – Bruno Gagliasso
Animais humanizados – Giovanna Ewbank
Animais torturados – Laura Neiva
Animais confinados – Ellen Jabour
Animais traficados – João Vicente de Castro
Animais depenados – Fernanda Paes Leme
Animais escalpelados – Fernanda Tavares
Animais engaiolados – Luan Santana
Animais violentados – José Loreto e Rômulo Arantes Neto
Animais caçados – Fiorella Mattheis



Serviço:

Jardim Pamplona Shopping, Rua Pamplona, 1704, Piso 2
Dias e horário de funcionamento; Do dia 06 de fevereiro a dia 06 de março; De segunda a sexta das 10h às 22h e domingo das 14h às 20h
Entrada gratuita





Sobre a AMPARA Animal

Em atividade desde 2010, A AMPARA Animal nasceu quando as fundadoras Juliana Camargo e Marcele Becker se uniram por amor e respeito aos animais. Juntas sonharam em criar um projeto para mudar a realidade dos animais rejeitados e abandonados do Brasil. Já em 2011, com a vinda da diretora de marketing Raquel Facuri, esse sonho começou a se materializar. Com os mesmos ideais e amor incondicional àqueles que não têm voz, iniciaram uma luta em prol da desafiadora e negligenciada causa. Em 2013, recebeu a certificação de OSCIP, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, comprovando sua seriedade e transparência administrativa. Em 2015 se tornou a instituição que mais ajuda animais no país, ao se tornar uma "ONG mãe" que ampara mais de 450 abrigos cadastrados em nível nacional, que são auxiliados em um sistema de rodízio com ração, medicamentos, vacinas, atendimento veterinário, eventos de adoção e projetos de conscientização. Os parceiros da instituição auxiliam diretamente e mensalmente cerca de 10 mil animais. São oito anos de trabalho, realizações e grandes conquistas, e é empreendendo socialmente que a AMPARA atua de forma preventiva com seus três principais pilares: adoção, castração e, principalmente, a conscientização, através de projetos educativos voltados para o público infantil e adulto.

Gerenciando o maior programa de adoção do país, o “Adotar é Tudo de Bom” que se encontra em 11 estados brasileiros e desenvolvendo grandes campanhas como a “Somos todos Vira-Latas”, a organização é responsável por desmistificar preconceitos e esclarecer prejulgamentos, valorizando a imagem da causa animal e mudando a forma como as pessoas a enxergam. Em 2016, uma nova frente da entidade foi criada, a AMPARA Silvestre, com foco em conservação ao reabilitar animais que possam ser devolvidos à natureza e também oferecer bem-estar aos animais condenados ao cativeiro. Com cinco exposições à mostra atualmente, que circulam por todo o país e já atingiram mais de um milhão de pessoas, a AMPARA acredita que a união de forças entre primeiro, segundo e terceiro setores é o caminho para minimizar e até solucionar o problema em sua raiz. Os ideais da ONG são comprovados na prática, com resultados significativos e de grande impacto, que têm merecido o respeito, o carinho e o reconhecimento das organizações parceiras além da confiança de grandes empresas brasileiras, obtendo subsídios para a continuação desse trabalho em prol dos animais carentes.

Em 8 anos somam-se mais de 1 milhão de animais beneficiados, milhões de quilos de ração distribuídos, 125 mil animais vacinados, 320 mil animais medicados, 3 mil animais castrados e mais de 9.600 animais adotados. É com estes números e muitos projetos em mente que a AMPARA pretende atingir e conscientizar as pessoas sobre estas vítimas de tanto sofrimento e descaso. Difundir este tema tão importante para o equilíbrio da humanidade e mensurar os resultados das ações socioambientais a curto, médio e longo prazo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados