Empresas de sucesso
irão usar novas tecnologias e priorizar confiança, responsabilidade,
privacidade e segurança
As empresas estão entrando em uma nova era
"pós-digital", em que o sucesso terá como base a capacidade das
organizações de dominar um conjunto de novas tecnologias, capazes de oferecer
experiências e realidades personalizadas aos clientes, funcionários e parceiros
de negócios. É o que mostra o Accenture Technology Vision 2019, estudo anual da Accenture (NYSE: ACN) que prevê
as principais tendências no setor de tecnologia que irão definir os rumos das
empresas nos próximos três anos.
Segundo o
relatório deste ano, intitulado "A Era Pós-Digital Chegou - Você está
pronto para o que vem por aí?", as empresas estão em um momento
decisivo. Com as tecnologias digitais, as empresas conseguem entender seus
clientes de forma mais profunda, além de terem acesso a mais canais para chegar
até eles e poderem expandir seus ecossistemas com novos parceiros potenciais.
Mas o fato de serem digitais não é mais um diferencial.
Na verdade,
79% dos mais de 6.600 executivos de negócios e de TI do mundo todo entrevistados
pela Accenture para o estudo acreditam que as tecnologias digitais -
especificamente as sociais, móveis, analíticas e de nuvem - deixaram de ser
sinônimo de diferenciação para se tornarem o cerne tecnológico de suas
empresas.
"O termo 'pós-digital' não significa que o digital
acabou", explica Paul Daugherty, Chief Technology & Innovation Officer
da Accenture. "Muito pelo contrário. A pergunta é: com todas as empresas
desenvolvendo suas competências digitais, qual será o SEU diferencial? Apenas
ser digital não é suficiente. O estudo Technology Vision destaca as formas como
as empresas devem usar essas novas tecnologias poderosas para inovar seus
modelos de negócios e personalizar as experiências de seus clientes. Ao mesmo
tempo, os líderes precisam reconhecer que valores humanos, como confiança e
responsabilidade, não são apenas palavras da moda. São facilitadoras para o
sucesso", afirma o executivo.
O estudo Technology Vision identifica cinco tendências emergentes em tecnologia que as empresas precisam entender
para ter sucesso na economia digital de hoje:
- DARQ Power: Entenda o DNA das novas tecnologias. As tecnologias de registro Distribuído, inteligência Artificial, Realidade estendida e computação Quântica (DARQ) são catalisadoras de mudança, oferecendo recursos inéditos e permitindo que as empresas reimaginem setores inteiros. Pedimos que os entrevistados classificassem essas tecnologias de acordo com o potencial de impacto em seus negócios ao longo dos próximos três anos: a IA foi a primeira colocada para 41% dos executivos – muito à frente de qualquer outra tecnologia DARQ.
- Prazer em Conhecer: Conquiste novos consumidores e oportunidades únicas. As interações impulsionadas pela tecnologia estão criando uma identidade tecnológica crescente para cada consumidor. Essa base viva de conhecimento será essencial para entender a próxima geração de consumidores e para oferecer relacionamentos consistentes, individualizados e baseados em experiências. Dos executivos entrevistados, 83% afirmam que, com os dados demográficos digitais, suas empresas conseguem encontrar novas maneiras de acessar oportunidades de mercado para necessidades não atendidas de seus clientes.
- O Profissional+: Transforme seu local de trabalho ou atrase seus funcionários. À medida que a força de trabalho se torna o "Profissional+" – em que, além de habilidades e conhecimentos, cada trabalhador tem acesso a um novo e crescente conjunto de habilidades possibilitadas pela tecnologia --, as empresas devem apoiar uma nova maneira de trabalhar na era pós-digital. Mais de dois terços (71%) dos executivos acreditam que seus funcionários são mais maduros digitalmente do que as organizações em que trabalham, resultando em uma força de trabalho “esperando” que a organização tire esse atraso.
- Segurança para Nós, Segurança para Mim: Empresas não são vítimas, são vetores. Embora os negócios baseados em ecossistemas dependam da interconectividade, essas conexões aumentam a exposição ao risco. Empresas líderes de mercado reconhecem que a segurança deve desempenhar um papel fundamental em seus esforços, já que colaboram com ecossistemas inteiros para oferecer os melhores produtos, serviços e experiências. Apenas 29% dos executivos têm certeza de que seus parceiros estão comprometidos e resilientes quando o assunto é segurança.
- Meus Mercados: Atenda às demandas dos consumidores em um piscar de olhos. A tecnologia está criando um mundo de experiências extremamente customizadas e feitas sob medida. As empresas precisam se reinventar para encontrar e capturar essas oportunidades. Em outras palavras: cada oportunidade precisa ser encarada como um mercado isolado - um mercado momentâneo. Seis em cada sete executivos (85%) afirmam que a integração entre customização e entrega em tempo real será a próxima grande vantagem competitiva.
"Conforme o Digital se torna crucial para todos os
negócios, as empresas terão que olhar para a próxima geração de tecnologias
para impulsionar o crescimento e a inovação", diz Ansano Baccelli, líder
de Accenture Technology para a América Latina. "As tendências
identificadas em nosso estudo servem de guia para o que acreditamos que está
por vir. Empresas de todas as indústrias podem tomar ações agora para garantir
a liderança no futuro".
Segundo o estudo, a inovação para empresas na era pós-digital
envolve entender como moldar o mundo em torno das pessoas e escolher o momento
certo para oferecer produtos e serviços. Elas estão dando seus primeiros passos
em um mundo que se molda a cada momento – onde produtos, serviços e até mesmo o
ambiente em que as pessoas se encontram são personalizados e onde as empresas
atendem ao indivíduo em todos os aspectos de suas vidas e empregos, ajustando
suas realidades.
Um exemplo de empresa que está investindo em individualização
e customização é a Zozotown, maior companhia de e-commerce do Japão. A empresa
envia roupas feitas sob medida para seus clientes em apenas 10 dias com a ajuda
de seu macacão de elastano Zozosuit que, conectado ao app da companhia, permite
tirar as medidas exatas do cliente. E não é apenas no setor de moda que a
tecnologia está possibilitando níveis de customização inéditos. O varejista
norte-americano Sam's Club desenvolveu um aplicativo que usa machine
learning e dados sobre compras passadas de seus clientes para preencher
automaticamente suas listas de compras. A empresa planeja ainda incluir um
recurso de navegação para mostrar rotas otimizadas dentro da loja para chegar a
cada item dessa lista.
O relatório observa que as empresas que ainda estão
concluindo seus processos de transformação digital estão em busca de uma
vantagem específica, seja um serviço inovador, maior eficiência ou mais
personalização. Mas as empresas pós-digitais estão dispostas a superar a
concorrência combinando esforços para mudar a maneira como o mercado funciona -
de um único mercado para vários mercados personalizados - sob medida e de
acordo com o momento. É o caso da plataforma chinesa de varejo eletrônico
JD.com e da sua plataforma "Toplife". O serviço ajuda terceiros a
criarem lojas personalizadas e a venderem seus produtos por meio da JD, com
acesso à sua cadeia de suprimentos por meio de tecnologia robótica de ponta e
entrega via drones. Em parceria com o Walmart, uma loja física em Shenzhen
consegue oferecer mais de 8 mil produtos pessoalmente ou em uma das lojas
físicas em menos de 30 minutos. Ao oferecer personalização e velocidade
inéditas, a JD inspira outras empresas a criarem um mercado totalmente novo.
Há quase 20 anos, a Accenture analisa sistematicamente o
panorama empresarial em busca de tendências emergentes em tecnologia com grande
potencial de revolucionar as empresas e setores. Para mais informações sobre o
relatório deste ano, acesse www.accenture.com/technologyvision ou siga-nos no Twitter com #TechVision2019.
Metodologia
O estudo Technology Vision da Accenture é realizado anualmente pelas nossas divisões Accenture Labs e Accenture Research. Para o Technology Vision de 2019, o processo de pesquisa incluiu a coleta de informações de seu Conselho Consultivo Externo, um grupo formado por mais de 20 pessoas com vasta experiência dos setores público e privado, empresas de capital de risco e empreendedores. Além disso, a equipe de Technology Vision conduziu entrevistas com acadêmicos e especialistas do setor de tecnologia, bem como aproximadamente 100 líderes de negócios da Accenture. Paralelamente, a Accenture Research conduziu uma pesquisa global online com 6.672 executivos de negócios e de TI a fim de coletar impressões sobre a adoção de tecnologias emergentes. O estudo ajudou a identificar as principais questões e prioridades para adoção de tecnologia e investimentos na área. O grupo entrevistado é composto por executivos e diretores de empresas de 27 países e 20 setores. A maioria contava com faturamento anual acima dos 6 bilhões de dólares.
Accenture
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