Pesquisa ainda
comprova o avanço agressivo da mobilidade colocando o smartphone como o
aparelho com maior penetração nos lares brasileiros
A DEMANDA, empresa brasileira de pesquisas de
mercado, acaba de divulgar os resultados de seu “Global Media”. O estudo,
realizado em 15 países, incluindo o Brasil, monitorou a posse, frequência e
utilidade de aparelhos eletrônicos, serviços de streaming e cabo. Os resultados
confirmam a tendência mundial da presença massiva da mobilidade, apontando o
smartphone no primeiro lugar do ranking de posse e também de frequência de uso.
Além disso, os dados também verificam o crescimento do consumo de TV via streaming,
no Brasil, onde 37% do tempo de utilização de TV dos entrevistados é nesse
formato, ficando acima da média mundial que é de 29%.
O estudo também mostra que as smart TVs, no 5º
lugar com 74%, estão tomando definitivamente o espaço das TVs tradicionais, que
estão na 13ª colocação em 28% dos lares. Esta, fica atrás até de outros
aparelhos já considerados obsoletos como aparelhos de DVD, tocadores de CD e de
MP3.
“Observando o ranking fica claro que aparelhos com
conexão à internet vão ocupando o topo da lista e, consequentemente,
impulsionando o consumo de serviços de streaming que no Brasil já tem um
percentual de uso maior que a média mundial”, comenta Gabriela Prado, Diretora
Executiva da Demanda e responsável pela pesquisa.
Conteúdo que os brasileiros consomem por meios
eletrônicos
De acordo com a amostra consultada pela DEMANDA, o
conteúdo mais consumido pelos Brasileiros são notícias, citadas por 89% dos
entrevistados. Logo após estão as redes sociais, acessadas por 84% dos usuários
de aparelhos eletrônicos. “Números importantes de serem observados em uma época
de grande discussão acerca do compartilhamento desenfreado de fake news”,
destaca Gabriela.
O canal mais citado pelo qual os entrevistados
consomem notícias foram os smartphones, com 80%; seguido pelo computador, com
67%. Com queda na intenção de uso, jornais e revistas ainda foram mencionados
por 60% dos entrevistados ficando na 3ª colocação.
Contudo, o estudo da DEMANDA também verificou as
tendências de uso no futuro, daqui a cinco anos. Dentre aqueles que utilizam o
smartphone, 55% acreditam que estarão usando ainda mais o aparelho. Em
contrapartida, 30% dos leitores de jornais e revistas afirmam que não estarão
mais utilizando estes canais, nesse período.
Whatsapp é utilizado por 99% dos entrevistados
O “Global Media” também investigou o comportamento
dos usuários nas redes sociais e o Whatsapp ainda é o mais utilizado, ficando
em primeiro lugar no ranking citado por 99% dos entrevistados. “É importante
destacar que esta é uma realidade muito específica dos brasileiros, já que na
média mundial o aplicativo de troca de mensagens fica apenas em 5º lugar
lembrado por 37% dos entrevistados. Na média global o campeão é o Facebook, com
67% de penetração”, alerta a Diretora Executiva.
No Brasil, o Facebook fica em 2º lugar com 70%.
Isso significa que mesmo estando atrás do Whatsapp, a primeira rede social de
Mark Zukerberg é utilizada em percentual superior à média global. Seguido pelo
Instagram, na 3ª posição com 63%.
Para onde aponta o futuro de acordo com o “Global
Media”
O Smartphone é o grande destaque do mercado de
dispositivos, no Brasil, abrindo espaço para que a criação de conteúdo se torne
cada vez mais focada nas pequenas telas.
Apesar de uma presença maciça, a Smart TV ainda é
um produto em ascensão e uma oportunidade com grande tendência de aumento de
utilização, aparece no acesso de todos os tipos de conteúdo, destacando-se em
filmes e programas de televisão.
Streaming TV, Smart Watchess e Smart Home são
uma aposta no mercado brasileiro, ainda aparecem com baixos percentuais, no
entanto, quando adquiridos são muito utilizados e com tendência de grande
aumento nos próximos cinco anos. Enquanto aparelhos como Blue Ray, CD e DVD Player
tendem a tornar-se obsoletos entre os usuários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário