Pesquisar no Blog

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Entenda a obesidade infantil e suas consequências


Todos sabemos que a obesidade infantil é um dos grandes problemas da saúde da criança neste século


Geralmente as patologias associadas à obesidade estão as cardiopatias, a hipertensão e a diabetes tipo II, o interessante desta pesquisa é mostrar um problema ortopédico que está aumentando a incidência nos EUA.
Nova pesquisa publicada na revista Pediatrics de novembro de 2018 sugere que o aumento das taxas de obesidade infantil está levando mais adolescentes a desenvolver uma doença debilitante do quadril que pode requerer uma cirurgia urgente.
A Epifisiólise Femoral Escapulada (EFE), que afeta um em 2.000 adolescentes, faz com que o quadril se deforme e às vezes se colapse completamente, causando dor e incapacidade vitalícia.
Para este estudo, os pesquisadores “Obesidade Infantil e Epifisiólise Femoral Deslocada” analisaram o índice de massa corporal (IMC) para aproximadamente 600.000 crianças na Escócia, onde as medições do IMC são coletadas através da triagem de rotina da saúde escolar.
Usando esse grupo de crianças (estudo acompanhado por um período de tempo), os pesquisadores mostraram que as crianças que eram obesas aos cinco anos de idade tinham uma probabilidade de 75% de permanecerem obesas quando tinham 12 anos de idade.
Mais crucialmente, as crianças com obesidade infantil grave aos cinco anos de idade, tiveram quase 20 vezes o risco subsequente de desenvolver EFE do que uma criança com baixo peso. Quanto maior o IMC da criança, maior o risco de EFE. Com isso, para identificar o IMC de uma criança, basta procurar um pronto socorro infantil.
Os autores do estudo disseram que os cirurgiões acreditam que a obesidade pode ser responsável pelo Epifisiólise Femoral Escapulada embora não haja provas substanciais até agora.
É importante que os médicos que tratam crianças estejam cientes do EFE, disseram, especialmente entre as crianças com obesidade infantil.
Embora as crianças com EFE identificadas precocemente necessitem apenas de cirurgia relativamente simples, disseram os autores, o FCEE é uma das razões mais comuns para a artroplastia de quadril em adultos jovens e, às vezes, até mesmo em crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados