Muitas vezes fui questionado por pequenos e médios
empresários porque deveriam ter um advogado empresarial se os negócios que
comandam são de pequeno porte. Onde entraria este especialista neste tipo de
segmento?
A resposta é muito simples, primeiro basta entender
o que a advocacia empresarial pode oferecer aos empresários, pois muitos
desconhecem os inúmeros benefícios que este profissional pode trazer ao seu
negócio.
No caso das micros e pequenas empresas, sempre é
importante dizer que a advocacia preventiva é primordial para evitar demandas
judiciais que possam trazer enormes prejuízos aos cofres da empresa. Portanto,
ponto número 1 – O empresário que busca a advocacia preventiva sempre estará um
passo a frente de seus possíveis problemas e sem dúvidas, fará economia.
Vamos citar alguns exemplos. Marcas e registro de
marcas, o empresário muitas vezes desconhece que está utilizando um nome
fantasia que poderá lhe trazer enorme dor de cabeça no futuro e ter cuidado com
esta escolha é importante.
Medidas preventivas para evitar reclamações de seus
consumidores, ou se houver, ter pessoas que possam lidar com o assunto antes de
se transformar em um processo judicial.
Em relação a acordo com empregados. Por menor que
seja a quantidade de colaboradores, sempre possuem na proporcionalidade de seu
faturamento aqueles que, na eventualidade de não estar o empregador cumprindo
com algumas normas, muitas vezes por desconhecimento, pode gerar um processo na
justiça do trabalho. Portanto, estar ciente em relação a todas as obrigações
neste sentido isto é muito importante.
Contabilidade é extremamente importante para a boa
saúde da empresa, porém, vale lembrar que seu contador vai lançar nos livros
fiscais os documentos que você encaminhou e que muitas vezes levam consigo
erros causando enorme prejuízos com multas, por ocasião de uma fiscalização.
Assim, a prevenção de como adquirir produtos (matéria prima, material para
revenda, etc...) é importante para que o empresário não incorra em erros que,
muitas vezes, uma economia imediata pode lhe causar enorme prejuízo no futuro.
Contratos, documentos elaborados e que são firmados
pelas partes para serem cumpridos também merecem atenção. Porém, muitas
cláusulas devem ser revistas, alteradas ou incluídas, de forma a preservar o
direito dos contratantes. O contrato deve seguir o principio da boa-fé e
licitude, mas nem sempre acontece desta forma. Quantas vezes você ouviu alguém
falar que acabou tendo enorme prejuízo por não ter realizado um contrato de
prestação de serviços, ou de contratação de mão de obra externa, ou mesmo de
compra de um equipamento? Certamente você já ouviu isto. E não é nenhum absurdo
isto ocorrer, por isto a prevenção neste caso também é importante.
Segundo pesquisa do SERASA, até novembro de 2018 em
torno de 700 pedidos de falência de micro e pequenas empresas forma registradas
no poder judiciário, mostrando que estes empresários passaram por enormes dificuldades
e não conseguiram honrar com seus compromissos. Consta que a maioria dos casos
acabaram sofrendo por erros gerenciais, ou seja, decisões que acabaram trazendo
enormes prejuízos ao negócio e por sua vez levando a bancarrota.
Certamente muitas destas empresas poderiam ter
saído desta situação caso tivessem orientação de profissionais, evitando
dissabores e prejuízos.
De janeiro a novembro de 2018 em torno de 5,2
milhões de Micro e Pequenas empresas tornaram-se inadimplentes, certamente em
razão do efeito dominó, ou seja, uma deve a outra e esta por sua vez não
consegue caixa para pagar seus fornecedores e sucessivamente vai ocorrendo o
inadimplemento.
Algumas MPE´s quando sentiram que poderiam entrar
em dificuldades buscaram orientação junto a profissionais, em especial,
advogados empresariais, os quais adotaram medidas extrajudiciais de recuperação
de ativos e renegociação de dívidas, buscando junto ao empresário um equilíbrio
de seu fluxo de caixa. Adotaram medidas de restrição de despesas e maximização
de resultados.
Muitos perguntam qual a ligação disto com o
direito. O Advogado que atua na área empresarial deve ter larga experiencia em
gestão de conflitos e dificuldades, de forma a aplicar métodos preventivos de
gerir as dificuldades de seus clientes.
Não são milagreiros, como se costuma dizer no
jargão popular, mas são profissionais que quando acompanham seus clientes,
apresentam resultados interessantes, evitando o caminho do dissabor que muitos
experimentam.
Recuperar créditos, gerir diversos conflitos como
societário, de consumidor, trabalhistas, contratos, área fiscal e tributária,
ou seja, a missão deste profissional é a de levar ao cliente soluções e
prevenção nestes campos e esta é uma das ramificações do direito empresarial
voltado ao micro e pequeno empresário.
O empreendedor deve antes de mais nada saber que
pode conhecer muito bem o ramo de atividade que vai atuar, porém, existe no seu
caminho muitas pedras que se não souberem como contornar, poderão tropeçar e
quiçá resultar em sua queda.
Paulo Eduardo Akiyama - formado em economia e em direito 1984. É
palestrante, autor de artigos, sócio do escritório Akiyama Advogados
Associados, atua com ênfase no direito empresarial e direito de família.
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