Você provavelmente já ouviu falar da expressão
“janelas de oportunidade”. Essas janelas representam o período de
desenvolvimento cerebral de um ser humano, na qual experiências e conhecimentos
específicos são melhor absorvidos e assimilados. Este período acontece nos anos
iniciais de vida, onde aprender um idioma torna-se uma tarefa mais fácil, rápida
e natural.
A partir do momento que nascemos, janelas vão se
abrindo com a intenção de expor nosso cérebro a novas experiências, incluindo o
aprendizado de uma nova língua. Para que elas se mantenham abertas, o estímulo
gradativo desses conhecimentos é fundamental.
De acordo com a Cambridge English Assessment,
departamento da Universidade de Cambridge dedicado a avaliação internacional de
proficiência da língua inglesa, nos primeiros anos de vida, o cérebro se
desenvolve incrivelmente rápido. São milhares de conexões neurológicas novas e
aprender qualquer coisa nessa fase se torna muito mais fácil, inclusive idiomas
diferentes do materno.
Ainda, um estudo promovido pela empresa de
tecnologia da educação Rosetta Stones, afirma que além de adquirir pronúncia
próxima a de um falante nativo, as crianças alfabetizadas em inglês podem
apresentar maior quociente de inteligência (QI), evitando ainda o
desenvolvimento de doenças senis, como Alzheimer.
Para que aconteça de forma natural, o aprendizado
precisa ser envolvente, fácil e divertido. Por isso, é importante o uso de
jogos, histórias, brincadeiras, música, além de recursos que criam situações
reais dentro do universo infantil. “É essencial que nesta idade a curiosidade e
o interesse sejam frequentemente despertados. Assim, a criança terá uma
facilidade maior de aprender, assim como aprendeu sua língua-materna”, afirma o
supervisor pedagógico da KNN Idiomas, Gleidson do Espírito Santo.
A baixa eficiência do ensino de idiomas nas escolas
tradicionais é uma realidade preocupante. O domínio no inglês entre os
brasileiros, por exemplo, é tão baixo que o país ocupa a 41ª colocação num
ranking de 70 países, desenvolvido pela EF Education First, empresa de educação
internacional especializada em cursos de idiomas no exterior. Além disso,
estima-se que apenas 5% da população fala uma segunda língua e menos de 3% tem
fluência em inglês.
Segundo Gleidson, fatores como baixa valorização e
padronização, pouco apoio aos professores e falta de recursos em sala de aula
são os fatores que mais influenciam nos consecutivos resultados ruins na
educação brasileira. “Nosso propósito é então suprir esta carência, com modelos
estruturados, profissionais capacitados e metodologia moderna criada para
cativar os alunos e fazer com que aprendam mais rápido e com qualidade”,
conclui.
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