O
relacionamento com o chefe é um importante termômetro da experiência
profissional de alguém. Os bons relacionamentos aumentam a probabilidade de
essa pessoa obter atribuições interessantes, feedbacks significativos e
reconhecimento de suas contribuições.
Os relacionamentos negativos
significam exatamente o contrário. Se o relacionamento com o chefe é difícil,
distante ou tenso, a carreira sem dúvida sofre. A boa notícia é que existem
formas de resolver esta situação.
“O primeiro passo para melhorar seu
relacionamento com o chefe é explorar as causas do mal-estar. Observe as
palavras que ele usa ao falar com você, assim como as expressões corporais.
Ambos lhe darão pistas sobre o que está acontecendo”, explica Chris Melchíades,
coach na consultoria de recursos humanos Fellipelli.
Segundo ela, o profissional que tem
esse desafio deve avaliar alguns pontos como, por exemplo: “Será que meu chefe
pensa que sou incompetente?”; “Será que ele não gosta do meu estilo”, “Será que
é porque ele é muito mais velho que eu?”, ou “Será que ele é inseguro?”.
Para cada um desses casos, existe uma
solução. Se seu chefe tem dúvidas sobre sua competência, a solução em longo
prazo aqui é entregar resultados e criar um histórico de trabalho de alta
qualidade. No curto prazo, fique atento a quaisquer comportamentos que você
deixe transparecer que não é capaz. Seja claro e assertivo.
Já se você acredita que seja uma
questão de incompatibilidade de estilos, tente identificar duas ou três coisas
que você pode mudar, o que fará uma grande diferença.
“O mercado também oferece
ferramentas, como testes, que ajudam os profissionais a conhecerem melhor suas
necessidades motivacionais, suas expectativas e seus interesses, para ter mais
facilidade no relacionamento com as pessoas”, acrescenta Chris Melchíades.
Alguns líderes são inseguros. Nessa
situação, ele pode se incomodar com o fato de você ser bem-sucedido,
inteligente e confiante. Por exemplo, uma conversa aparentemente produtiva
sobre um novo projeto pode virar negativa se você inadvertidamente fizer com
que seu chefe sinta que sabe algo que ele não faz. Isso poderia resultar em
defensiva ou resistência à sua ideia.
No momento em que você vê o
comportamento defensivo se aproximando, mude seu comportamento e sua
comunicação. Faça perguntas mais inclusivas, como “me ajude a entender…” e
“como devo pensar nisso?”
Enquanto treina estas novas
habilidades, você pode pensar “não é que meu chefe não gosta de mim, é que ele
simplesmente não está confiante em relação a mim ainda”. Não importa qual seja
a situação, compartilhe o que faz, os créditos, e se pergunte o que mais você
pode fazer de diferente para construir um relacionamento de confiança com seu
gestor.
Este conteúdo foi traduzido pela
Fellipelli Consultoria
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