Fonte da imagem: ISRAEL21c
Não há mais dúvidas: o futuro, cada vez mais
presente, está na personalização. Um vinho criado especialmente para você. Uma
dieta desenhada exclusivamente para sua necessidade nutricional. Um tratamento
de saúde que seja mais eficaz particularmente para seu caso. Até mesmo aquele
amor perfeito, sua metade da laranja que tanto procura, não será mais
platônico. Entramos na era da genomização de produtos e serviços.
O fascínio pela ancestralidade deu à luz um boom de
negócios especializados em DNA, criando uma nova geração de startups no
segmento healthtech. Estima-se que esse mercado irá explodir de US$ 70
milhões em 2017 para US$ 340 milhões até 2022, de acordo com a Medical Device and Diagnostic
Industry (MD+DI).
Quem diria que o projeto Genoma – iniciado em 1990
e finalizado em 2003 com o intuito de identificar e mapear nossos genes – nos
levaria para muito além de meramente definir com precisão a filiação de uma
pessoa? O conhecimento do mapa genético, tanto de humanos como demais espécies,
vem permitindo avanços importantes em áreas como beleza, saúde, boa forma,
bem-estar e até mesmo em relacionamentos.
.
Embora esse novo nicho ainda seja dominado por
grandes corporações, como a AncestryDNA, que anunciou recentemente ter alcançado 4 milhões de usuários em seu
banco de dados, ou ainda a 23andMe, que tem apoio do bilionário do Facebook Yuri Milner e da Google
Ventures, novas startups genômicas estão surgindo a cada dia oferecendo uma grande
variedade de produtos e serviços totalmente exclusivos, pois são desenvolvidos
a partir da análise do DNA.
Essa nova onda de
startups, é importante sublinhar, foi amplamente favorecida pela redução no
custo de sequenciamento de DNA, o que permitiu que empresas nascentes
conseguissem comercializar seus produtos para um público maior a um preço muito
mais acessível.
Uma delas é a Helix, um spin-off da Illumina, grupo de San Diego considerado
um dos mais ativos em genômica no mundo, de acordo com dados da CBInsights, e
um dos grandes responsáveis por revolucionar o acesso ao
DNA. A startup é uma usina de
genes de mais de US$ 20 bilhões. Suas máquinas ajudaram a transformar a
genômica numa ferramenta indispensável, usada para tratar doenças, prever
respostas a medicamentos e identificar quais mutações genéticas aumentam nosso
risco de doenças graves.
Por US$ 80, seus
clientes encaminham amostras de saliva e têm acesso ao seu diversificado portfolio,
que inclui desde o tipo de vinho ideal de acordo com sua sequência genética até
um programa de condicionamento físico apropriado para seu biotipo. Ao todo, são
18 produtos personalizados e oferecidos a partir de uma pequena amostra genética.
A Helix foi a responsável por sequenciar o DNA de Steve Jobs pelo valor de
US$ 100 mil na época. De acordo com o biógrafo do empresário, Walter Isaacson,
o mapeamento forneceu informações sobre possíveis tratamentos e permitiu que os
médicos personalizassem seu tratamento medicamentoso. Quase 7 anos após sua
morte, esse mesmo tipo de sequenciamento está amplamente disponível e custa
apenas alguns milhares de dólares - ou menos.
Atualmente, há basicamente três níveis de tecnologia
disponíveis para decodificar o DNA humano. No topo, está o sequenciamento
completo do genoma (o mesmo feito por Steve Jobs), um processo robusto que
fornece um grande volume de informações. A genotipagem mais barata e mais
utilizada é a que envolve o exame de um conjunto predeterminado de locais no
genoma a partir dos quais se pode inferir ancestralidade, relações genéticas e
alguns riscos de doenças.
No meio do caminho está o exoma sequenciamento, que
geralmente custa menos de US$ 1 mil e fornece um retrato considerável da
genética de uma pessoa, mapeando toda a região codificadora de proteínas do
genoma humano. É esse tipo de sequenciamento - mais rápido e mais barato - que
parte destas startups está conseguindo explorar comercialmente.
Outra startup de
destaque nesta nova onda é a DNAFit. Idealizada por Avi Lasarrow, ela também oferece
exercícios e dietas baseados em DNA com algumas diferenciações. Por meio do
mapeamento, é possível ter acesso a informações sobre habilidades físicas e exercícios mais
apropriados para cada indivíduo, quais alimentos precisam comer mais e quais
devem ser evitados.
Para além do mercado de saúde e bem-estar, há também startups
que desenvolveram produtos customizados, por exemplo, na área de gastronomia. A
Exploragen é uma delas. A empresa lançou um mecanismo de recomendação de vinhos, o Vinome, que, baseado em pesquisas sobre a
percepção de preferências a partir do DNA, mapeia o código genético e indica um
perfil de sabor que aquela pessoa provavelmente vai gostar muito. Um vinho para
chamar de seu.
E o que dizer da possibilidade de encontrar sua alma
gêmea analisando a compatibilidade entre seus genes? Que Tinder que nada. A Instant
Chemistry, uma
startup baseada em Toronto e fundada por Ron Gonzalez em 2013, usa o mapeamento
genético para proporcionar uma experiência mais legítima de combinação de
interesses. Gonzalez explica que a “química” entre duas pessoas é baseada na
biologia e na genética. Mais especificamente, estudos demonstram que as
diferenças no sistema imunológico dos indivíduos podem fortalecer ou
enfraquecer os níveis de atração.
Não poderia ter personificação melhor da figura de um cupido para o século XXI,
não é mesmo?
Ao aplicar o teste de DNA e uma avaliação psicológica, a Instant Chemistry
examina três aspectos da compatibilidade de relacionamentos: biocompatibilidade
(ou genes complementares), neurocompatibilidade (ou química do cérebro e
comportamento emocional) e compatibilidade psicológica (ou padrões
comportamentais).
Com essa abordagem em três frentes, os casais aumentam as chances de
fortalecer a compreensão do comportamento e da atração uns pelos outros, melhorando
a base do relacionamento. Bem provável que veremos uma queda no número de
divórcios nas próximas décadas.
Embora todo esse cenário pareça ainda bastante futurista, ele já é realidade.
Os produtos já estão disponíveis no mercado e a preços cada vez mais
acessíveis. As opções literalmente com a “nossa cara”, personalizadas ao
extremo, devem se popularizar ainda mais nos próximos anos. E os principais
beneficiados seremos nós mesmos, que, nesta tendência, iremos nos conectar
melhor com nosso corpo, ser mais cuidadosos com nossa saúde e aprimorar nossa
qualidade de vida seguindo nossa composição genética.
E você? Está pronto para fazer seu primeiro teste de DNA?
Lima Santos - CEO da 5xmais Holding
Business,
empresa de investimento em startups
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