Pesquisar no Blog

sexta-feira, 30 de março de 2018

Medicamentos sobem a partir do dia 1º. Consultor dá dicas para “driblar” alta de preços


 A partir do próximo dia 1º de abril, os medicamentos sofrerão em todo o país um reajuste de preços autorizado pelo Governo Federal. O objetivo do aumento é recompor os índices inflacionários do período compreendido entre março de 2017 e fevereiro de 2018.       

Segundo o consultor e especialista na área farmacêutica Dirceu Raposo de Melo, o valor médio do reajuste deve ficar em torno de 2,80%. A variação percentual depende da categoria dos medicamentos, de acordo com nível de concorrência na fabricação dos produtos. Os medicamentos que possuem mais fabricantes concorrendo entre si são os que contarão com maior reajuste.

Com a autorização do reajuste, cerca de 19 mil medicamentos deverão ser majorados a partir do próximo mês. Isso vale tanto para remédios de marca (referência) quanto para genéricos.

De acordo com o consultor, os medicamentos no Brasil são regulados pelo Governo Federal e possuem um controle rigoroso de preços. “As farmácias podem praticar valores menores do que os estipulados, mas nunca maiores”, explica.

Por esse motivo, a fim de “driblar” o reajuste, os consumidores devem, mais do que nunca, pesquisar os preços antes da compra. Outra boa saída é antecipar a compra de medicamentos de uso recorrente antes que o reajuste comece a vigorar.

“As médias e grandes redes, que fazem compras em maiores volumes, frequentemente têm um estoque maior. Nessa hora, elas costumam realizar promoções e dar descontos sobre os produtos comprados antes do aumento”, completa o consultor.

Com mais de 180 unidades em todo o Estado de São Paulo, a Farma Conde está realizando uma campanha para que os clientes antecipem suas compras e aproveitem os preços antes dos reajustes. 

“O objetivo da campanha é auxiliar os nossos clientes na busca de economia. Afinal, a vocação da Farma Conde, desde o seu nascimento, é facilitar e democratizar o acesso à saúde. Por isso, constantemente estamos trabalhando com descontos e promoções”, finaliza o presidente-executivo da Farma Conde, Mário Luis de Almeida Muniz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados