Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de março de 2018

Descubra 6 mitos e verdades sobre chocolate x pele


Especialista desvenda o que é confiável quando o assunto é o doce

 
A época do chocolate chegou! É o momento em tudo gira em torno dele, inclusive alguns mitos que rondam essa delícia quando o assunto é pele. Há quem o considere somente um vilão, mas alguns especialistas assumem que ele também pode fazer bem para a pele.

A dermatologista Íris Flório é da corrente que afirma que o chocolate não pode ser visto só como um grande vilão, já que há sim grandes vantagens no consumo. O segredo está em degustar com moderação, e claro, saber quais os benefícios e os malefícios que ele pode trazer para ao seu tipo pele.


Descubra agora os 6 mitos e verdade que a especialista elencou para comer a sobremesa sem culpa e sem dores de cabeça.



1 – O chocolate pode causar acne?

Mito. O grande vilão não é o chocolate. Ou seja, seu consumo não é o responsável pelo surgimento de espinhas. O aparecimento do problema está relacionado com a ingestão de alimentos que possuem alto índice glicêmico. Isso é, ricos em carboidratos de rápida absorção que desencadeiam alterações hormonais surgindo a acne.

2- Chocolate meio amargo é melhor para a pele?

Verdade. Pequenas doses de chocolate meio amargo ou amargo, mais ricos em cacau, podem trazer benefícios a saúde. Além da energia que proporciona, o alimento melhora a circulação sanguínea, estimula o sistema nervoso central, possui antioxidantes e ainda promove a sensação de bem-estar, pois libera um hormônio chamado serotonina.

3- Chocolate branco é o pior para a pele?

Verdade. Levando em consideração que ele é pobre em cacau, rico em açúcar e gorduras saturadas, essas altas taxas de calorias podem ser prejudiciais para o corpo.


4- Chocolate pode causar coceira e alergias quando consumido em excesso?

Mito. Não existem estudos estatísticos que comprovem, com certeza, que a relação alergia/chocolate é verdadeira. O que se conhece é que a alergia ao cacau contido no chocolate é bem incomum.


5- O chocolate pode ser considerado um anti-inflamatório para a pele?
Verdade.

 O chocolate com alta concentração de cacau tem efeitos anti-hipertensivos, anti-inflamatórios, propriedades antioxidantes, atividades antiplaquetárias e melhora da função vascular. Lembrando que há um efeito preventivo, não sendo eficaz na cura de uma patologia já existente.


6- O chocolate pode causar rugas?

Verdade. Quando o chocolate é rico em açúcar e gorduras, ele pode provocar o fenômeno da glicação que é um processo que une uma molécula de glicose com uma de proteína, como colágeno e elastina. As mesmas responsáveis por manter a pele mais jovem e firme, que instabiliza a proteína e a faz quebrar. É uma ação tão danosa quanto a dos radicais livres, promovendo a formação de rugas e acarretando em perda de elasticidade. Esse problema tem sido alvo de muitos estudos científicos, já que esses agentes podem ser encontrados nos alimentos, principalmente em dietas muito açucaradas.





Doutora Íris Flório - Médica formada pela Faculdade de Medicina de Taubaté. Possui pós graduação em Estética Médica pelo Ibrape e Pós graduação em Dermatologia e Cirurgia Dermatologica pelo Instituto BWS. É membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Clínica Cirúrgica desde 2009 e Proprietária e Médica responsável pela Clínica Doutora Íris Flório.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados