Pesquisar no Blog

segunda-feira, 26 de março de 2018

Personal gestante fala sobre saúde e bem-estar da gestante no trabalho – prevenção de dores e desconfortos comuns na gravidez


O perfil da mulher grávida nesses tempos modernos mudou. A mulher hoje busca um posicionamento e carreira profissional para depois estabelecer o vínculo com a maternidade. A média de idade que temos hoje é de 35 anos para a gestante.

Com essa mudança a mulher tem que se preocupar mais com sua saúde para que seu bebê também seja o mais saudável possível. A grande maioria das mulheres nessa idade encontra-se acima do peso. É um problema bem comum o sobrepeso e esse está frequentemente associado com o sedentarismo.

A personal gestante Gizele Monteiro, idealizadora dos programas online ( www.gravidezemforma.com.br e www.pospartoemforma.com.br),  dá dicas essenciais para você gravidinha se manter em forma, com bem-estar durante a sua rotina de trabalho e também propõe cuidados para prevenção e alívio de desconfortos como dor nas costas, no quadril ou até aquele peso e cansaço nas pernas.

“Os exercícios são direcionados para prevenção e alívio de desconfortos comuns como as dores nas costas, inchaço, dores nos pés e alívio de tensão muscular ou até mesmo o estresse”, ressalta Gizele.

Para isso ela propõe exercícios fáceis e rápidos para as mamães fazerem.


1. Exercícios de alongamento direcionados para:

Região de ombros e pescoço

a. ombros para trás - realizar movimentos circulares lentos e amplos dos ombros - respiração contínua, tranquila e controlada. Esses movimentos podem ajudar a reorganizar a postura e também promover alívio da tensão.

b. região cervical - levar a cabeça para um dos lados com movimento lento. A respiração bem tranquila e controlada.


Região do quadril e pernas

a. sentada na cadeira - estender uma das pernas a frente e projetar levemente o tronco na direção. O movimento dever ser em amplitude confortável. Aproveite para movimentar os pés para frente e para trás.

“O simples fato de parar, sentar confortavelmente e espreguiçar direcionando movimentos da coluna para várias direções já produz uma sensação de relaxamento. Movimentações suaves conduzindo o ombro em círculos para trás também reorganizam a postura dando sensação de alívio de alinhamento”, diz Gizele.


2. Massagem com bolinha de borracha na região das costas - ombros e quadril.

“Pode ser executada com movimentos circulares lentos e com leve pressão por toda a região lateral da coluna, desde cima até o quadril. Caso não haja ninguém para ajudá-la, você pode sentar-se numa cadeira e realizar pressão suave contra a bolinha. O único inconveniente é que "irá" direcionar a bolinha com a mão, pegando e colocando no ponto em que desejar. Mas a sensação de alívio compensa isso”, explica a personal gestante.

Promove grande alívio de dores e tensões comuns ao final da gravidez pelo· peso e alterações posturais;

Para o ombro, basta circular a bolinha sobre ele, com pressão suave,· promove grande alívio.

Passar a bolinha sobre a região superior das costas, levando para a lateral· do pescoço (cervical).


3. Massagem com bolinha de borracha nos pés.

Sentada numa cadeira ou em pé, realizar a pressão da bolinha com um dos pés. Passe por todo o arco do pé, calcanhares e ponta dos pés.

“Devido o aumento do peso e também a alteração do centro de gravidade, os pés são bastante sobrecarregados, principalmente ao final da gestação.


Dicas para o dia a dia:

- para evitar o inchaço, levante e se movimente várias vezes durante o dia. Aproveite a ida ao banheiro para realizar isso. Realize a elevação dos dois calcanhares do solo sem retirar as pontas dos pés. Realize o movimento sem mexer os joelhos. Retorne à posição inicial sem encostar o calcanhar no solo até completar uma série. Pode realizar entre 6 a 10 movimentos.

- realize exercícios pelo menos 2 a 3 vezes por semana por 30 minutos. Um programa especializado para gestantes está orientado em todas as necessidades que seu corpo precisa para controlar o peso, manter sua postura, manter seu abdomen fortalecido de maneira segura e prevenir a diástase com rompimento.

O programa Gravidez em Forma está elaborado com todos os critérios de segurança e de acordo com as necessidades de cada fase gestacional.

- Exercícios e alimentação saudável ajudarão você a controlar o peso, fazendo-se sentir mais disposta e com a auto-estima elevada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados