Pesquisar no Blog

terça-feira, 27 de março de 2018

COLITE CRÔNICA EM GATOS

O veterinário da Total Alimentos, Marcello Machado, explica os sintomas e o alimento indicado para essa afecção

A colite crônica é um problema intestinal que afeta o intestino grosso e tem como principal causador o Tritrichomonas foetus, um protozoário bastante resistente e, por isso, ainda não foi desenvolvido um medicamento capaz de acabar com essa enfermidade. Em geral, os animais mais afetados são os jovens com menos de um ano e, apesar de ser uma doença crônica, a colite pode ser controlada com medicamentos e alimentação específica.

Seu gato com colite crônica pode ter uma vida normal se receber os cuidados adequados. Buscar orientações de veterinários é importante para garantir um diagnóstico preciso e tratamento eficaz que proporcione uma vida mais saudável ao animal.

“Em alguns casos, a doença pode aparecer discretamente com sangue nas fezes ou com um quadro de diarreia. Por isso, tenha o cuidado de acompanhar o dia a dia do seu gato de estimação para identificar o sintomas assim que aparecerem”, declara o médico veterinário da Equilíbrio e Gerente Técnico Nacional da Total Alimentos, Marcello Machado.

Além do sangue nas fezes, outros sintomas podem indicar a presença do protozoário Tritrichomonas foetus no organismo felino.


Sintomas da colite crônica em gatos

Os sintomas podem variar conforme o caso, entretanto os mais frequentes são:

  • sangue nas fezes;
  • muco nas fezes;
  • dor no abdômen;
  • vômitos;
  • diarreia.

“O diagnóstico é feito por meio de análises de fezes, urina, sangue, raio-x, biópsia e ultrassom abdominal. O veterinário fará uma avaliação do caso e indicará os exames que achar pertinente para identificação da doença”, explica Machado.


Como saber qual a melhor ração para colite crônica em gatos?

Cuidar da alimentação do gato com colite crônica é fundamental para que ele tenha uma vida saudável. A ração intestinal é indicada para esses casos, por ter alta digestibilidade, o que evita uma sobrecarga do intestino e do estômago.

“Equilíbrio Veterinary Intestinal Gatos é desenvolvida com proteína vegetal hidrolisada, que facilita a digestão, e é enriquecida com prebióticos FOS e MOS para cuidar da saúde intestinal. Outro componente importante da melhor ração para colite crônica é a glutamina, um aminoácido que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico”, indica o médico veterinário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados