Pensando nisso, o nutricionista listou abaixo cinco motivos para incluir ou manter o cacau na dieta, mas vale lembrar que quanto mais claro o chocolate, menor o teor de cacau, então aconselha-se o consumo de chocolate amargo ou meio amargo, com 55% de cacau ou mais. Vejam:
- Melhora o Humor
O cacau estimula a liberação de endorfinas, o que contribui para a síntese de serotonina e ajuda a relaxar e sair do nível de estresse
- Protege o coração
Por ser rico em flavonoides o alimento tem efeito antioxidante e age prevenindo o sistema cardiovascular e circulatório. Além disso, o cacau também ajuda na redução colesterol ruim (LDL).
- É estimulante cerebral
As propriedades presentes no cacau favorecem a proliferação de neurônios no sistema nervoso, o que estimula o bom funcionamento do cérebro.
- Hidrata a pele
Por conter substâncias como retinol, ácido ascórbico e vitaminas A, B1, B2 e B3, o alimento é utilizado como matéria prima em máscaras faciais de hidratação e oxigenação da pele. O ácido presente na polpa do cacau tem propriedade esfoliante, o que elimina as células mortas e suaviza as marcas de expressão da pele.
- Ajuda no emagrecimento
Os chocolates amargo e meio amargo são aliados da dieta, pois além de controlarem a ansiedade, eles elevam a sensação de bem-estar e evitam a compulsão por alimentos.
Rafael Amaral - graduado em Nutrição pela
Universidade Anhembi Morumbi, Pós-graduado Nutrição Esportiva pela USP e em
Nutrição Clínica pelo IDPC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário