Pesquisar no Blog

quinta-feira, 1 de março de 2018

Pedofilia pode estar associada ao transtorno bipolar



Tema em alta na novela “O Outro Lado do Paraíso”, a pedofolia pode ser um dos reflexos do Transtorno Bipolar. O psiquiatra Dr Diego Tavares do HC de SP comenta o caso.

Engana-se quem acha que bipolaridade é apenas uma alteração de comportamento e de humor. O médico, Dr. Diego Tavares, psiquiatra do Hospital das Clínicas de SP, explica que há uma parcela de indivíduos que sofrem com o transtorno bipolar e podem ser acometidos também por grande impulso sexual, inclusive pela necessidade e interesse por sexo com menores de idade.
O Psiquiatra e especialista em transtorno bipolar explica que bipolaridade na realidade é uma característica inerente a alguns cérebros em que ocorre desregulação no funcionamento para duas polaridades: para cima (aceleração, excitação) que aumenta os comportamentos e humor; e para baixo (lentificação, desativação) que reduz o humor e a expressão de comportamentos pela pessoa.
“Na bipolaridade, quando o cérebro acelera seu funcionamento nem sempre o humor será o mais alterado e em muitos pacientes o que mais se observa é o aumento de impulsos e uma delas pode ser a compulsão sexual. Isso significa que em pessoas predispostas o sistema nervoso alterado pode levar o indivíduo a buscar certos comportamentos de maneira impulsiva e excessiva, sem que a pessoa se dê conta de que está se comportando por uma necessidade. Um dos exemplos disso é o aumento do interesse sexual E da libido que faz estas pessoas sentirem a necessidade de ampliar a vida sexual para desejos até então desconhecidos e assim emitirem um comportamento sexual anormal, como por exemplo, a pedofilia. É muito importante não julgar porque vários comportamentos semelhantes na Psiquiatria muitas vezes podem fazer parte de doenças diferentes, um comportamento pedofílico, por exemplo, pode decorrer de um distúrbio da sexualidade, pode ocorrer no transtorno bipolar e até na esquizofrenia”, conclui o especialista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados