Com a alta competitividade presente no mundo corporativo, é preciso ter
muito mais do que o domínio e as técnicas para garantir crescimento
profissional e posições de maior prestígio na empresa que você atua ou na
conquista de um novo emprego. Para isso, o caminho pode levar por rotas fora da
zona de conforto, mas que servem para que você mostre a que veio e que não é
apenas mais um funcionário.
As empresas têm valorizado os profissionais que possuem atitudes,
características e competências correlatas à produtividade e à alta performance.
Ou seja, colaboradores que estão dispostos a ultrapassar os seus próprios
limites, enfrentar suas crenças e se engajar com a missão e a cultura da
companhia. Para saber como ser um deles, confira 7 dicas para se destacar no
mercado de trabalho:
1. Positividade
Pontos positivos e negativos estão presentes em tudo na vida. O que muda é a
forma como encaramos essas particularidades. Ao invés de focar no que é ruim, o
funcionário positivo direciona suas energias ao que é bom, aproveitando o
impulso e a força de vontade para se aprofundar ainda mais nessas
características. Assim, é possível crescer e ainda gerar resultados cada vez
melhores para si
próprio, seu time e sua empresa.
- 2. Foque no
trabalho
Não adianta ser positivo se você não for dedicado. É preciso ser
comprometido com você mesmo, com os seus propósitos e ideais, que devem estar
alinhados com a companhia, e nunca desviar da trajetória projetada. Encontrar
obstáculos é normal – assim como os altos e baixos –, mas apenas com foco e
determinação o bom profissional conseguirá superar seus próprios limites e
atingir o seu objetivo.
- 3. Defina objetivos
Para que você alcance o tão sonhado sucesso na carreira, a definição de
objetivos é fundamental. Mas é preciso ser realista e estipular metas tangíveis
ao mesmo tempo que desafiadoras, além de entender que o propósito de
determiná-las é aprender a programar ações que consigam ajudar em seu alcance.
Portanto, os propósitos são as escalas essenciais para que os profissionais
consigam chegar ao seu destino.
- 4. Seja um líder
O bom líder é capaz de motivar, inspirar e energizar as pessoas. Você não
precisa ocupar um cargo de liderança para ser um. E, se você não fizer parte de
uma equipe que te aceite como líder, exerça a autoliderança. Mais do que
ninguém, você é o responsável direto por sua carreira. Quando você acerta, o
mérito é seu, assim como, quando falha, a culpa é sua. Não espere o empurrão de
ninguém: se inspire, se motive e se promova.
- 5. Pratique a
empatia
Durante sua trajetória, um profissional irá se deparar com diversos
desafios. Não só individuais, mas coletivos, afinal lidar com pessoas não é uma
tarefa simples. O segredo, entretanto, é ter empatia e sempre buscar ouvir e
entender os outros. Como resultado, você conquistará não só a confiança deles,
mas também criará uma sólida rede de relacionamentos.
- 6. Invista em você
Não é novidade que o mundo (principalmente o corporativo) está em constante
mudança. O que ontem era novidade e tendência, hoje já é ultrapassado. Para
acompanhar esse mercado, é preciso estar sempre atualizado. Nesse contexto,
buscar o desenvolvimento de novas competências e habilidades é primordial para
o seu crescimento profissional.
- 7. Se engaje
Colaboradores altamente engajados são o sonho de qualquer companhia. Isso
porque, além de vestirem a camisa da empresa, apresentam alta
performance
e sede de crescimento. Você verá que, ao se engajar, não só a sua satisfação
pessoal será maior, mas também o seu crescimento acontecerá de maneira mais
rápida.
WallJobs
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