Especialista
fala sobre como o docente pode ajudar na evolução dos alunos em sala
É relevante pontuar que o papel do professor é
importante na mesma intensidade, interesse e formação independente da
modalidade de ensino em que esse profissional está inserido, pois todo aprendiz
precisa ser considerado com suas habilidades e limitações e assim trabalhados,
desenvolvidos com o objetivo de adquirirem o conhecimento de maneira adequada.
Ao trabalhar com a Educação Especial o professor deve buscar para sua formação
profissional os conteúdos pertinentes, os quais podem auxiliar no momento de
planejar e desenvolver algumas atividades específicas com seus alunos atendendo
a demanda de cada um.
Segundo explica a
psicopedagoga, especialista em educação especial e em gestão escolar, Ana Regina Caminha Braga,
o papel do professor é de suma importância, ele precisa orientar o aluno na sua
atividade de forma controlada em direção ao seu objetivo final, permitindo que
ele tome consciência da tarefa. “O papel do professor é ensinar e mediar
situações de aprendizagem para que o aluno esteja preparado para utilizá-las
nos diversos âmbitos da vida, e não tenha uma aprendizagem fragmentada, não
conseguindo associar com a sua realidade”, explica.
Para Ana Regina, em sala de aula, o professor não
precisa ficar preso às respostas exemplares, mas precisa estar atento aos
processos cognitivos de cada aluno. Já que o erro desse aluno pode ser
considerado como um aspecto relevante para a aprendizagem e não como um fracasso.
O papel do professor é poder enxergar em cada aluno o potencial que ele tem e
assim trabalhá-lo. Assim como as limitações devem ser reconhecidas e abordadas
com conhecimentos adequados para que o aluno não desista desenvolva sua
aprendizagem.
“Se o docente tiver essa consciência fica mais
fácil acessar o aluno e a partir disso, construir com ele o raciocínio que
aprender não é somente deter a informação pela informação, mas que é necessário
à reflexão do que está sendo estudado, de modo que ele possa desenvolver
sentidos e significados para cada conteúdo e os torne aprendizagem”, comenta.
Para finalizar, a especialista alerta que o professor não pode esperar essa
iniciativa apenas da escola em que trabalha, mas também é seu papel buscar
melhorias, ferramentas, conhecimento e instrumentos por sua própria conta se
identificam que por vezes as instituições demoram a oferecer cursos e formações
para o quadro docente.
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