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domingo, 4 de dezembro de 2022

MEI já pode emitir nota fiscal de serviços eletrônica via aplicativo no celular

Anúncio foi feito pela Receita Federal com o lançamento do aplicativo NFS-e Mobile. Projeto foi desenvolvido em parceria com o Sebrae e outras entidades

 

Desde quinta-feira (1), os microempreendedores individuais (MEI) prestadores de serviços podem emitir nota fiscal eletrônica, inclusive pelo celular. O aplicativo NFse Mobile já está disponível para dispositivos Android e IOS. O lançamento do serviço foi anunciado pela Receita Federal, em Brasília, ao lado do Sebrae, parceiro no desenvolvimento do projeto, considerado um marco na simplificação tributária no país e modernização do ambiente de negócios brasileiro.  

Na opinião do secretário especial da Receita Federal, Julio Cesar Gomes, a nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e) é revolucionária. “Acredito que em pouco tempo teremos a dimensão do que essa iniciativa significa e dos ganhos que representa para o país, principalmente para os MEI, que são, em sua maioria, prestadores de serviços”, declarou. Dados da Receita Federal apontam que atualmente existem 14,7 milhões de MEI registrados, sendo que aproximadamente 60% deles atuam no ramo de pequenos serviços no país.  

Durante o lançamento da NFs-e, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, destacou a importância dos microempreendedores individuais: “É uma imensa satisfação participar deste momento. O MEI é a porta de entrada de milhões de brasileiros ao empreendedorismo, de forma legalizada, dando dignidade às pessoas”.  

Segundo ele, a nota fiscal de serviços eletrônica se assemelha ao PIX, pela inovação e facilidade que agrega ao ambiente de negócios brasileiro. “Não basta formalizar, é preciso ver o resultado disso por meio da nota fiscal e, a partir de agora, o empreendedor vai poder emitir sua nota rapidamente pelo celular. Esse é um movimento de modernização necessário para o país”, avaliou Melles. 

 

Cronograma para disponibilização da NFs-e

Inicialmente, apenas os MEI residentes nos municípios que já aderiram ao Sistema Nacional da NFs-e terão acesso ao serviço digital. A partir de 1º de janeiro, a nota fiscal de serviços eletrônica estará disponível para todos os MEI do Brasil, independentemente de adesão ou não. Calcula-se que 119 cidades já fizeram adesão, sendo 16 capitais, o que representa perto de 58% da arrecadação de ISS do país. Para verificar se o município já fez a adesão, confira aqui 

De acordo com o auditor fiscal da Receita Federal, Gustavo Jube, coordenador do projeto, a partir de 3 abril de 2023, a emissão da nota fiscal de serviço eletrônica será obrigatória nos casos em que o MEI tem o dever de emitir o documento, ou seja, para vendas para pessoas jurídicas. “Hoje o MEI não tem uma emissão de maneira padronizada, então cada município tem um emissor e ainda existem muitas cidades que não têm e o empreendedor tem que comprar. Então esse aplicativo é um pontapé para mudar a realidade do MEI. Sabemos das dificuldades que eles enfrentam e que impactam na condução do seu negócio”, frisou.  

O gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Silas Santiago, destacou a contribuição da iniciativa para a cidadania. “Isso facilita muito a vida do MEI que for vender para uma empresa, o que é obrigatório. E nós sabemos que o cidadão quer o documento fiscal mesmo nos casos em que não é obrigatório. Então, isso também contribui como elemento de cidadania”, ressaltou. Santiago adianta que futuramente a nota fiscal de serviços eletrônica deve eliminar a declaração anual do MEI, enviada anualmente até 31 de maio, já que as informações do faturamento já estarão no sistema da Receita Federal.



Seis programas de estágio estão com inscrições abertas

Processos seletivos conduzidos pela Companhia de Estágios buscam estudantes em estados como Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo


Seis programas de estágio estão com inscrições abertas

Processos seletivos conduzidos pela Companhia de Estágios buscam estudantes em estados como Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo

A Companhia de Estágios, empresa líder em recrutamento e seleção de estagiários e trainees, está conduzindo programas de estágio para seis empresas de grande porte: Grupo Volvo, PRIO, Ardagh, Esab e Logicalis. 

As oportunidades são voltadas a universitários de todo Brasil, sendo que as 30 vagas da Logicalis são em modelo de trabalho híbrido para as cidades de São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ e, para os de outras cidades, o modelo será 100% remoto. A PRIO também oferece vagas para o Rio de Janeiro/RJ, no caso, são 21. 

Os interessados podem se inscrever para participar no site da Companhia de Estágios. 

 

ESAB

A ESAB,  líder mundial na produção de equipamentos e consumíveis para soldagem e corte, está com inscrições abertas para o Programa de Estágio Trainee Flame. A empresa está buscando talentos para moldar o futuro da indústria mundial, conectando pessoas, produtos e tecnologia. Ao todo são 14 vagas, sendo 10 vagas para a área de engenharia e 4 vagas para a área administrativa.

 

Além de um crescimento profissional, o programa proporciona desenvolvimento pessoal e oferece uma série de benefícios como seguro de vida, refeição no local, vale transporte, convênio médico e convênio odontológico.  

Para participar, basta ter conclusão do curso prevista para dezembro de 2023 em cursos como Administração, Engenharia de Automação, Engenharia de Automação e Controle, Engenharia de Materiais, Engenharia de Materiais e Manufatura, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica com Ênfase em Automação e Controle, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Metalúrgica ou Engenharia Química. Fora isso, o estudante tem que ter disponibilidade para estagiar 30 horas semanais em Contagem/MG, e apresentar conhecimentos em Inglês.

Bolsa-auxílio: R$ 2.530,00

Site: https://www.ciadeestagios.com.br/vagas/esab/

Prazo de inscrição: 07/01/2023

 

GRUPO VOLVO

O Grupo Volvo, um das maiores fabricantes de caminhões, ônibus, equipamentos de construção, motores marítimos e industriais, procura estudantes de diversas áreas de graduação para o Programa de Estágio Volvo 2022 - Eu me Desenvolvo. Os estagiários irão passar por uma jornada de desenvolvimento, vivenciar job rotation, entregar projetos e ter acesso a treinamentos, palestras e touch points.  

Para participar, os candidatos devem estar matriculados em uma instituição de ensino superior com previsão de formação entre dezembro de 2024 e dezembro de 2026, ter Inglês, conhecimento em Pacote Office e disponibilidade para atuar 30 horas semanais em Curitiba - Paraná. 

Como benefícios a empresa oferece: Vale-alimentação, Refeitório, Plano médico e odontológico, Vidalink, Fretado,  Associação Viking (clube para funcionários), Gympass e Clube Gazeta do Povo. Os aprovados poderão atuar em áreas como logística, vendas, engenharia, análise de simulações e muito mais. 

 

Bolsa-auxílio: de R$ 1.460,00 até R$1.600,00

Site: https://www.ciadeestagios.com.br/vagas/volvo/

Prazo: indeterminado

 

LOGICALIS 

A Logicalis, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação, abriu inscrições para o Programa de Estágio 2023. São 30 vagas distribuídas entre as áreas de Consultoria e Tech House, responsável pela formação dos profissionais nas diversas tecnologias voltadas à Transformação Digital, entre elas, Cloud, Segurança da Informação, Data Analytics & IoT, Digital Workplace e Networking. 

As oportunidades são voltadas a universitários de todo Brasil. Para os  os estagiários residirem na região de São Paulo/SP ou Rio de Janeiro/RJ, o modelo de trabalho será híbrido, o que corresponde a 80% do tempo remoto e 20% presencial. Para os de outras cidades, o modelo será 100% remoto. Durante o processo seletivo, os candidatos participarão de um painel de cocriação no modelo mini-hackathon, tendo como temática as tecnologias inclusivas e contará com a participação de líderes da empresa. Os selecionados para a área de Tech House terão também a oportunidade de job rotation. 

Para participar da seleção, os candidatos precisam ter previsão de conclusão da graduação entre dezembro de 2024 e dezembro de 2025 e estar em cursos como Administração, Ciências da Computação, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Matemática, Estatística e Sistemas da Informação, entre outras. Além de bolsa-auxílio, os selecionados também contarão com benefícios como bolsa-auxílio, vale-refeição e/ou vale-alimentação, assistência médica e odontológica e seguro de vida.

 

Bolsa-auxílio: compatível com o mercado

Site:  www.ciadeestagios.com.br/vagas/logicalis/

Prazo de inscrição: 09/12

 

ARDAGH

A Ardagh Metal Packging, uma das líderes na produção e venda de embalagens de alumínio para bebidas, busca atrair talentos diversos para compor seu time, oferecendo experiência profissional e desenvolvimento técnico e pessoal de forma estruturada.

O Programa Crescer Estágio 2023 aceita inscrições de estudantes com previsão de graduação em dezembro de 2025 em cursos como administração, ciências contábeis, economia, engenharias e psicologia, com disponibilidade para trabalhar em Alagoinhas/BA, Jacareí/SP ou Manaus/AM, das 8h às 15h ou das 9h às 16h. São exigidos conhecimentos intermediários no pacote Office e no idioma inglês. 

As 8 oportunidades são áreas como Engenharia, Materiais, Produção, Qualidade Corporativa e Recursos Humanos. A empresa disponibiliza benefícios como plano de saúde Sulamérica, Gympass e seguro de vida Bradesco. E, dependendo da localidade, os estagiários receberão refeição no local ou vale-refeição e vale-transporte, fretado, transporte flex ou estacionamento. 

Bolsa-auxílio: compatível com o mercado

Prazo de inscrição: 16/12

Site: https://www.ciadeestagios.com.br/vagas/ardagh/

 

PRIO

A PRIO, indústria de óleo e gás, busca novos talentos, protagonistas, obcecados por excelência e alta performance para o Programa Estágio 2023, com disponibilidade para atuar no bairro Botafogo, no Rio de Janeiro/RJ.

Os interessados devem estar matriculados em um dos seguintes cursos de graduação, com previsão de formação entre dezembro/2023 e dezembro/2024: Comunicação, Relações Públicas, todas as Engenharias, Direito, Economia, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Administração, Psicologia, Geologia e Geofísica.

As 21 vagas oferecidas são para atuar na área corporativa, financeira e de operações. Entre os benefícios disponibilizados estão vale-transporte, vale-refeição no valor de R$1.600,00, plano de saúde e odontológico, seguro de vida, Programa Saúde e Bem-estar PRIO.

Bolsa-auxílio: R$2.500,00

Prazo de inscrição: 19/12

Site: https://www.ciadeestagios.com.br/vagas/prio/

 

CORTEVA

A Corteva Agriscience, do segmento agrícola, está em busca de novos talentos para o Programa de Estágio 2023. Com foco 100% em diversidade de mulheres, negros/as, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência, a empresa oferece 60 vagas para atuação nos estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.

O programa contempla cursos como Agronomia, Veterinária, Zootecnia, Biologia, Engenharia Química, Engenharia Florestal, Engenharia de Produção, Marketing, Comunicação, Administração, Recursos Humanos, Economia, Ciências Contábeis e Ciência da Computação e Análise de Sistemas.

As vagas para estudantes de Agronomia e áreas correlatas são para áreas como Pesquisa & Desenvolvimento de Proteção de Cultivos ou Sementes, Operações de Produção, Comercial, Laboratório, entre outras. A carga horária de estágio nessas áreas é de 8h/dia, 40 horas semanais, com período mínimo de seis meses, com possibilidade de renovação. 

Já os estudantes de outros cursos podem estagiar em áreas como marketing, comunicação, finanças, cadeia de suprimentos e regulamentação. Nestas áreas, o estágio tem duração de até dois anos, com carga horária de 6h/dia, 30 horas semanais.

Como benefícios, são oferecidos assistência médica e odontológica, subsídio farmácia, auxílio transporte, auxílio refeição, auxílio internet, seguro de vida, Gympass e programa de apoio assistencial psicológico, jurídico e financeiro, apoio para aprimoramento de inglês, além de um programa robusto de desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais dividido em três pilares fundamentais: experiências, exposições e capacitação. 

Bolsa-auxílio: R$2200,00 para 6h e R$2920,00 para 8h

Prazo de inscrição: 04/12

Site: https://www.ciadeestagios.com.br/vagas/corteva/

 


Companhia de Estágios
www.ciadeestagios.com.br

 

 

 

Serasa Experian tem mais de 50 vagas abertas para pessoas com deficiência (PcD)


A Serasa Experian está com mais de 50 vagas abertas para contratar pessoas com deficiência. As PcD acima de 18 anos de todo o Brasil podem se candidatar, já que as posições seguem o modelo de trabalho flexível da empresa, com possibilidades no formato híbrido e remoto. A maior parte das vagas são destinadas às áreas de tecnologia e dados, setor que apresenta um déficit de 800 mil profissionais para os próximos cinco anos somente no Brasil. Para se candidatar, basta acessar o site: www.serasaexperian.com.br/carreiras 

A Serasa Experian possui uma política de Diversidade, Equidade e Inclusão, que compõe o centro da estratégia global do grupo Experian. Isso é o que apoia o propósito de criar um futuro melhor para pessoas e organizações em todo o mundo. A companhia se preocupa em ser uma empresa que contrata PcD há mais de uma década e enxerga neste público uma grande oportunidade de trazer perspectivas diferentes, gerando mais pertencimento, colaboração e inovação. A empresa conta com grupos de afinidades, que trazem conversas sobre projetos e iniciativas que colaborem com o objetivo de ser cada vez mais inclusivos. Os grupos são liderados por funcionários e possuem um vice-presidente ou diretor da empresa como sponsor. 

Recentemente, a Serasa Experian lançou no mercado a 3ª edição do Transforme-se, que ofereceu 160 bolsas de estudos gratuitas para pessoas com deficiência de todo o país. A iniciativa, que contou com o apoio educacional e tecnológico da Wise Hands (startup que promove a inclusão das PcD no mercado de trabalho), foi um sucesso, com mais de 1.700 inscrições. O programa Transforme-se da Serasa Experian tem o objetivo de desenvolver pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e de grupos sub-representados nas áreas de programação e dados, contribuindo diretamente para inclusão social e a diversidade em um setor que só cresce e gera oportunidades de emprego no mundo todo. 

Com mais de 4,4 mil funcionários no Brasil, a Serasa Experian tem se destacado como um excelente lugar para se trabalhar. A companhia foi reconhecida como uma empresa Great Place to Work pelo segundo ano consecutivo, Great Place to Work Mulheres e Great Place to Work TI, além de estar certificada entre as Top Employers. Também foi eleita uma das 25 Top Companies para desenvolvimento de carreira pelo LinkedIn, uma das mais inovadoras do país pelo Valor e uma das Melhores Empresas para Jovens Profissionais do Brasil, segundo a FirstJob. Para saber mais, visite: www.serasaexperian.com.br


Cartão de crédito: herói ou vilão?

Usando bem, o cartão de crédito vira um aliado. Se usar mal, vai gerar uma dívida dura de pagar. Veja as dicas da Fincare N26 para usar o cartão de crédito sem prejudicar as suas finanças

 

O cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais utilizados pela população brasileira. 70% dos brasileiros que possuem cartão de crédito têm 3 ou mais cartões, segundo pesquisa do Serasa.  Diante desse cenário, 86,2% das dívidas nos lares paulistanos registradas no mês de outubro vêm do cartão de crédito, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da FecomercioSP. Mas quem define se o cartão de crédito é o herói ou vilão da sua conta bancária é você. Com planejamento e organização, não há o que temer na hora de encarar a maquininha. Veja cinco dicas que a Fincare N26 separou para usar o cartão de crédito sem prejudicar as suas finanças.

 

  • Usar o cartão pra tudo vale a pena?

Cartão de crédito, crédito pessoal, crédito de veículo, crédito habitacional, entre outros, são tipos diferentes de crédito criados para funcionar com objetivos específicos. Usar o cartão de crédito, por exemplo, para pagar a reforma da casa ou pedir um crédito pessoal para cobrir o cheque especial são escolhas que, provavelmente, vão deixar qualquer pessoa endividada. Por isso, pense que o cartão de crédito é uma ferramenta à disposição do seu planejamento financeiro, e deve ser usado com responsabilidade, pensando se realmente é necessário utilizá-lo para todas essas finalidades.

Agora, para as compras do dia a dia, concentrar tudo em só um cartão é um ótimo começo para se organizar. E o cartão de crédito pode ser aliado porque você vê sempre na fatura aberta o quanto está gastando no mês (desde que lembre-se que é você que vai pagar). Aqui vale a dica 3, sobre o uso consciente do limite.

 

  • Saiba quais são as taxas do seu cartão de crédito

Sabia que os juros de um cartão de crédito podem ser maiores do que os de um crédito pessoal? É por isso que, apesar de parecer mais fácil de usar, é importante saber todas as taxas que podem vir com seu cartão. Se você não pagar a fatura no dia certo, por exemplo, vai se deparar com a multa por atraso, que varia conforme o valor não pago, mas pode chegar a 2% ao mês, e com a mora, que também pode variar e vai até 1%. Além disso, quando você atrasa ou paga só o mínimo, o valor da fatura que faltou entra no crédito rotativo. Com isso, as taxas de juros podem chegar até 20,99% ao mês e 883,95% ao ano.

Por isso é tão importante saber quais são as taxas dos seus cartões, se há taxas de anuidade, emissão de segunda via do cartão, saque, uso para pagamento de contas e pedido de avaliação emergencial do limite de crédito, tudo isso pesa e precisa ser colocado na ponta do lápis. 

 

  • Limite é exceção, vale usar menos

A frase "se tem limite é para usar" é muito comum entre as pessoas que utilizam cartão de crédito, mas quem faz um bom planejamento financeiro sabe que não é bem assim. O limite existe por um motivo, e é um bom aliado, mas não é porque ele está lá que deve ser gasto todo mês. Na hora de colocar no papel quanto você pretende gastar mensalmente, tente estabelecer um limite menor do que o "oficial" para o cartão de crédito. 

A melhor forma de garantir que você tem cobertura para imprevistos é ter o valor do limite do seu cartão de crédito guardado em algum lugar. Essa é uma boa forma de começar a separar dinheiro. Se uma reserva de emergência parece difícil, tente deixar o valor do limite lá, parado. 

 

  • Cheque sua fatura 

Quando você deixar de verificar a fatura do seu cartão de crédito com frequência, você pode esquecer o quanto já gastou, e se realmente ainda pode gastar mais. É importante ter esse controle para não passar o limite do seu orçamento, e que você consiga pagar no fim do mês, evitando entrar em uma dívida.

 

  • Compras parceladas

Ao utilizar o cartão de crédito para compras parceladas, lembre-se de fazer a conta para saber se realmente vai conseguir pagar essas parcelas, e se este parcelamento é necessário. Algumas compras podem acumular juros quando parceladas e, neste caso, pode ser mais vantajoso comprar quando estiver com o valor cheio.




N26
quero.n26brasil.com


"Revisão da vida toda" do INSS é aprovada pelo STF: confira quem tem direito

Recálculo pode atingir aposentados e pensionistas, mas é necessário conferir se vale a pena


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que aposentados e pensionistas podem ter direito à “revisão da vida toda”, medida que consiste em um recálculo sobre benefícios a partir de contribuições anteriores a 1994. O recálculo vai atingir aposentados – sejam por idade, em regime especial ou por tempo de trabalho - e pensionistas, além das pessoas que recebem auxílio doença e aposentadoria por invalidez.

As contribuições previdenciárias realizadas antes de 1994, com a aprovação do STF, poderão entrar no recálculo, considerando os valores dos benefícios da época. Legislação que entrou em vigor em 1999 não autorizava a inserção nos cálculos dos valores computados no INSS antes de 1994, porém, a aprovação muda essa realidade. “A revisão beneficia quem tinha salários altos antes de 1994 e que, com o recálculo, fará uma diferença. Portanto, é uma revisão que exige a análise se vai compensar fazer ou não, especialmente para quem não ganhava muito”, destaca a advogada previdenciário Isabela Brisola, do Brisola Advocacia.

Para receber potenciais novos ganhos, é necessário verificar se a pessoa preenche os requisitos. Ao se constatar que há o que receber a mais, deve ser protocolado um processo judicial junto à Justiça Federal.

“Quem vai completar agora os 10 anos de recebimento da primeira parcela da aposentadoria precisa ser rápido para não perder o prazo decadencial”, destaca a advogada.


Confira os requisitos para ter acesso ao recálculo:

- Ter se aposentado entre 29/11/1999 a 12/11/2019 e que tenha aplicado a regra de transição de 1999;

- Ter recebido o primeiro pagamento do benefício nos últimos 10 anos até a Reforma da Previdência (prazo decadencial);

A decisão do STF é de repercussão geral, isso quer dizer que é válida para todo o país. Assim, os processos que estavam aguardando julgamento deverão ser movimentados com mais celeridade.

 

Brisola Advocacia Associados


Setor de Serviços é o mais otimista quanto à geração de novas vagas de trabalho para as festas de fim de ano e férias escolares

Pesquisa realizada por Sebrae e Fundação Getulio Vargas mostra que 2 em cada 10 donos de pequenos negócios do segmento esperam contratar novos funcionários no período

 

As pequenas empresas do setor de Serviços são as mais otimistas e as que mais apostam no aumento do número de empregados nos próximos três meses, período que engloba as festas de fim de ano e férias escolares. Segundo pesquisa feita em outubro pelo Sebrae e pela Fundação Getulio Vargas, 19,8% dos donos de micro e pequenos empreendimentos acreditam que farão novas contratações no período.

O percentual é 2,2 pontos percentuais maior que o registrado em um levantamento anterior, de setembro. Ainda de acordo com o estudo, 74,8% dos empresários desse setor devem manter o tamanho das equipes e 5,4% acreditam que pode haver uma redução do quadro de funcionários.
 

O segundo segmento com melhores perspectivas de geração de novas vagas de trabalho é o da Indústria, onde 18,3% dos empreendedores apostam em contratações. O número é 1,7 ponto percentual superior ao registrado em setembro. Nessa área, 69,3% dos empresários acreditam que devem sustentar a dimensão das equipes e 12,4% têm expectativa de demissões nos próximos três meses. 

No Comércio, a pesquisa do Sebrae e da FGV identificou que 15,3% dos donos de micro e pequenas empresas acreditam no aumento de vagas para novos empregados. Já 79,9% preveem uma situação de estabilidade e a minoria (4,8%) aponta uma possível demissão de funcionários. 

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o cenário previsto pela pesquisa é positivo. “Apesar de todas as dificuldades que as micro e pequenas empresas enfrentaram nos últimos anos e a despeito das perspectivas ainda incertas para 2023, a maioria dos donos de pequenos negócios aposta na manutenção ou até no aumento do quadro de funcionários”, comenta.

 

Afinal, quanto o Catar gastou para a realização da Copa do Mundo?

O especialista em finanças pessoais, João Victorino, explica como o valor, bastante circulado na imprensa, faz parte de um amplo plano de desenvolvimento do país lançado em 2008

 

Ultimamente, temos visto circular em muitos veículos da imprensa (nacionais e estrangeiros), um grande investimento do Catar, com números que comparam os valores gastos pelos países sede para a realização das últimas Copas do Mundo. 

Após uma análise sobre os gastos de cada país desde 1994, João Victorino, especialista em finanças pessoais e administrador de empresas, afirma que o Catar não gastou 220 bilhões de dólares, para a realização da Copa do Mundo de 2022. “Vemos com frequência a afirmação de que o Catar teria investido US$ 220 bilhões direta e unicamente para a realização do evento, o que não é verdade. Esse montante faz parte do projeto Qatar National Vision 2030, um plano mais amplo de desenvolvimento do país, lançado ainda no ano de 2008”, explica o especialista. 

Dessa forma, as cifras astronômicas consideradas como o maior investimento na história das copas são, na verdade, algo muito mais dentro da média do que se tem visto nas últimas edições do evento. Pois, segundo Nasser Al-Khater, presidente executivo da organização do torneio, para uma entrevista no The New Arab, o que o país do Golfo Pérsico pretende gastar fica entre US$ 8 a US$ 10 bilhões com o mundial.

Confira o quadro comparativo do quanto foi gasto para a realização de cada edição da Copa desde 1994 até 2022: 

 



*Observações: O especialista acredita ser importante fazer a ressalva para o fato de que este é um tema complexo, com vários ângulos possíveis de análise. Dessa forma, afirmamos nossa intenção de fornecer um resumo crítico das principais informações disponíveis em veículos de renome (nacionais e estrangeiros) para contribuirmos ao debate. Assim, reforçamos nosso objetivo principal, que é levar mais educação financeira às pessoas

 

João Victorino - administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA-USP. Após vivenciar os percalços e a frustração de falir duas vezes e se endividar, a experiência lhe trouxe  aprendizados fundamentais em lidar com o dinheiro. Hoje como uma carreira bem-sucedida, João busca ajudar as pessoas a melhorarem suas finanças e a prosperarem em seus projetos ou carreiras. Para isso, o especialista idealizou e lidera o canal A Hora do Dinheiro com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.


13º salário: Especialista do CEUB dá dicas de como fazer uso inteligente do benefício

Consultor empresarial lista como prioridades a quitação de dívidas e a antecipação de despesas extras como impostos e material escolar


Entre os meses de novembro e dezembro, a maioria dos empregados costuma receber o 13º salário e esta ajuda extra sempre vem em uma excelente hora. Esse valor pode ser aproveitado para organizar as finanças e de quem pretende começar o ano novo com mais tranquilidade e paz. Eis a questão: o que fazer com esse dinheiro extra, advindo do 13º salário, para melhorar a sua vida?

Especialista em consultoria empresarial, o professor de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário de Brasília (CEUB) Max Bianchi recomenda algumas práticas para o bom aproveitamento do salário extra.


Nada de ir às compras!

O especialista destaca como prioridade quitar as dívidas, principalmente as de curto prazo. Ele explica que as melhores aplicações financeiras e investimentos, por melhor que sejam, costumam remunerar abaixo dos valores que são pagos de juros e multas de empréstimos de curto e médio prazos, por isso sugere a quitação das dívidas. “Assim, as aplicações mais seguras dificilmente irão remunerar mais do que os juros desses empréstimos. Vale muito mais pagar dívidas do que aplicar o valor”, considera Max.

No caso de prestações e boletos, sobretudo os atrasados, faturas de cartão de crédito, o saldo devedor de contas especiais e outras dívidas de curto e médio prazos, o 13º acaba sendo ideal no fim de ano. “Outro aspecto interessante é que, em alguns casos, pode-se utilizar esse dinheiro extra para negociar dívidas junto aos credores, que podem até oferecer um desconto para a quitação ou o pagamento à vista”, recomenda.

A segunda dica do consultor diz respeito a guardar parte do 13º para ajudar na quitação das chamadas 'dívidas de início de ano'. Normalmente, logo quando começa o ano, chega o momento de pagar impostos, como o IPTU e o IPVA. “Se você tiver filhos em idade escolar, é a hora de pagar a matrícula do colégio ou da faculdade, adquirir materiais escolares, uniformes e outros. O ideal é ter um extra para complementar estas despesas”, alerta.

O especialista recomenda ainda que adiantar alguns pagamentos de janeiro pode redundar em descontos junto às escolas, prefeituras e órgãos públicos e privados. A medida é válida desde que tenha a garantia de descontos para adiantar esses pagamentos ou, caso não seja possível, a alternativa é aplicar o dinheiro em investimentos de curto prazo e ganhar um pouco antes de sacar para pagar.


Papai Noel com desconto

Para quem é Papai Noel e precisa comprar presentes de final de ano, a dica é barganhar descontos para pagar as compras à vista, recorrendo diretamente ao 13º salário. Bianchi avisa que essa recomendação é apenas para quem não tem dívidas a pagar. “Tal medida pode ser muito vantajosa, quando negociada com o gerente ou dono da loja para obter descontos, uma vez que você pagará por transferência, PIX ou dinheiro”, garante o professor.

No caso dos presentes de Natal, Bianchi explica que os lojistas preferem essa negociação, pois costumam pagar porcentagens dos valores que recebem às empresas de cartão de crédito pelos pagamentos via débito ou crédito. Nesse sentido, pagar à vista, além de permitir descontos, evita o endividamento com prestações para os próximos meses - que costumam pesar no orçamento dos meses que estão por vir.


Investimento e reserva

Se o consumidor estiver endividado e não for gastar comprando presentes, a dica de ouro é investir o dinheiro que sobrou conforme o seu perfil de investidor. Para quem está começando e tem um perfil mais conservador, a melhor pedida são os fundos de renda fixa, onde os ganhos não são muito significativos, porém é mais difícil 'perder dinheiro'. Nesses casos, o professor do CEUB explica que o valor aplicado é convertido em quotas e o valor unitário dessas vai variando. Normalmente, o investimento em fundos de renda fixa costuma galgar rendimentos superiores aos da poupança, e é necessário poupar por mais tempo.

Além do ordenado extra recebido no fim do ano, o especialista alerta para a importância de ter uma reserva para emergências ou, mesmo, ir guardando dinheiro para viagens ou aquisição de bens de valor mais alto, como a troca do carro. “Se puder dispor do dinheiro por mais tempo, sugere-se, além dos fundos de renda fixa, os investimentos em CDB (Certificados de Depósitos Bancários), LTN (Letras do Tesouro Nacional), aplicações em CDI e outras onde o rendimento tende a ser um pouco mais alto, porém este ocorre em prazo mais longo".

Devido à pandemia, Max Bianchi afirma que estamos vivenciando um período de incertezas econômicas, o que acende mais um alerta para um uso consciente do dinheiro. O professor sugere que, neste mês de dezembro, o mais prudente é evitar investimentos de risco, pagar contas e tentar entrar o ano com a saúde financeira em dia.


A origem milenar das caixas de papelão

Muito comum no dia a dia das pessoas, as caixas de papelão embalam praticamente tudo que vai e vem. Sinônimo de cuidado, esse instrumento tem o propósito de guardar objetos ou proteger algo que eventualmente seja transportado. A indústria trabalha com papelão das mais variadas formas, transformando-o e deixando-o útil para muitas aplicações, essenciais para a vida das pessoas e para os negócios das empresas.

Historicamente, tudo começou na China. Durante o primeiro e segundo séculos aC, foram esboçadas as primeiras caixas de papelão. Para a produção da folha de papelão, os chineses da Dinastia Han usavam folhas de casca de amoreira tratada, cânhamo, tecido, fibra vegetal misturada com água e feita em uma pasta. Depois de misturado, a polpa formada era espalhada em uma moldura e prensada com itens pesados. O cartão, como era denominado, era usado para embrulhar e conservar alimentos.

Muito tempo depois, em 1817, o industrial britânico Sir Malcolm Thornhill introduziu caixas de papelão simples na Grã-Bretanha, onde a comparação com as caixas de papelão de transporte que vemos atualmente não existia. Ainda neste ano, na Alemanha, criou-se o mesmo produto para embalagem. Em ambos os casos, tratavam-se de materiais lisos e sem ondulações.

Mas foi somente em 1856, na Inglaterra, que os inventores britânicos Edward Allen e Edward Healey finalmente criaram o papelão, numa versão menos ondulada do que conhecemos atualmente, e com a finalidade exclusiva de ser um material de forro para chapéus altos.

Já em 1871, o americano Albert L. Jones conseguiu a patente para o uso do papel de material mais crespo e revestido de todos os lados, servindo para empacotar e transportar materiais delicados, como garrafas. Jones ficou conhecido como o “pai do papelão”.

Três anos depois, o americano Oliver Long fez uma importante descoberta, constatando que uma folha plana colada ao papel ondulado mantinha sua forma e aumentava a resistência – batizada como face simples.

A partir daí, o mundo já protagonizava autores de evoluções no mundo do papelão. Em 1890, o escocês Robert Gair fabricava sacolas de papel no Brooklin. Há vinte anos na profissão, acidentalmente, uma régua que frisava os sacos deslocou-se e passou a cortá-los. Dessa forma, descobriu-se que por corte e vinco em uma mesma operação poderia fazer caixas pré-fabricadas de cartão. Subitamente, conclui-se que peças planas fabricadas em massa, uma vez dobradas, se tornariam caixas.

O incidente – que se tornou ideia – ganhou proporção e se estendeu para o papelão ondulado, sendo viabilizada a produção industrial de caixas de papelão padrão, encostando no século XX.

O papelão é uma invenção milenar que nunca sai de moda. Para a indústria, manter-se num mercado altamente competitivo requer mais que experiência. Um parque industrial moderno, uma logística eficaz somada ao cumprimento do prazo de entrega confere a garantia de satisfação de clientes e fornecedores.

 

Cícero Mário - diretor comercial da Delta Indústria de Caixas de Papelão. deltacaixaspapelao.com.br


Confiança dos empresários do comércio cresce 9,6%, em novembro

 
Classe continua a dar sinais positivos, mesmo diante de um cenário de incertezas, aponta FecomercioSP


 

Os comerciantes da cidade de São Paulo continuam otimistas com a conjuntura econômica. Em novembro de 2022, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) avançou 9,6%, comparado ao mesmo período do ano passado.
 
Os outros dois indicadores analisados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), referentes à intenção de expandir os negócios e à situação dos estoques, também apresentaram índices positivos: 10,5% e 4,7%, respectivamente.
 
O ICEC avançou 2,3% no 11º mês do ano em relação a outubro – de 122,4 para 125,2 pontos. Dentre as variáveis que integram o índice, a que avalia as condições atuais (ICAEC) cresceu 2,1%, passou de 106,1 em outubro para 108,3 pontos, no mês seguinte.
 
O IEEC, que mensura as expectativas futuras, também avançou 2,1% – de 152,9 para 156,1 pontos, na mesma comparação. A variável que avalia o índice de investimento (IIEC) subiu 2,8%, de 108,3 pontos, no décimo mês do ano, para 111,3 pontos, em novembro. Na base de comparação anual, os três indicadores registraram alta respectivas de 19,7%, 5% e 7,2%.
 
A pesquisa da FecomercioSP destaca que os empresários continuam otimistas, mesmo diante incertezas derivadas da alta de juros, do crescimento do endividamento das famílias e do fim dos estímulos, além dos problemas fiscais. Variáveis estas que ainda podem desencadear um prolongamento futuro de incertezas.


 
Expansão e contratação

A intenção dos comerciantes em expandir os negócios, avaliada pelo Índice de Expansão do Comércio (IEC), cresceu 10,5% em novembro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2021. Entre outubro e novembro de 2022, o aumento foi de 2,3%: de 122,4 para 125,2 pontos.
 
Avanço também constatado no índice que mede as Expectativas para Contratação de Funcionários – de 122,3 para 124,9 pontos, na comparação mensal, um crescimento de 2,1%.
 
O Nível de Investimento das Empresas aumentou 8,6%, saltou de 127,7 pontos, em outubro, para 138,6 pontos, em novembro. Na comparação interanual, ambos os quesitos registraram resultados assimétricos: 7,1% e 50,2%, respectivamente.
 
É possível afirmar que o setor empresarial está mais confiante em investir neste fim de ano do que em 2021, antecipando dias melhores. Isso pode ser justificado pelo cenário sem restrições sanitárias – diferentemente do existente no período da pandemia – e pelo quadro de vacinação mais avançado.


 
Nível de adequação de estoque cresce

O número de empresários que relataram dispor de estoques adequados é maior do que os que afirmam inadequação: 56,4% contra 42,6%, respectivamente. Segundo o estudo da FecomercioSP, as festas de fim de ano e a Black Friday promovem um planejamento mais adequado para as empresas.
 
Pelo segundo mês consecutivo, o Índice de Estoque (IE) subiu, passando de 114,2 pontos, em outubro, para 117,3 pontos, em novembro (2,7%). Na comparação anual, o crescimento é de 4,7%.
 
A proporção dos empresários que consideram a situação adequada dos seus estoques cresceu 1,7%: de 56,8%, em outubro, para 58,5%, em novembro. Aqueles que relatam a situação inadequada para cima do desejado caiu 1,9% – de 28,8% para 26,9%, no período.
 
Segundo a FecomercioSP, a dica para as empresas é traçar planos comerciais estratégicos, buscando a melhor margem de contribuição dos produtos para aproveitar o retorno esperado durante os períodos festivos de fim de ano.
 
Atenção aos descontos concedidos, para não perder lucratividade, é outro ponto a ser levado em conta. Além disso, é hora de aproveitar a oportunidade para investir na conquista de novos clientes, mediante o bom atendimento e a utilização de marketing de conteúdo.


 
Notas metodológicas

ICEC O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) contempla a percepção do setor em relação ao seu segmento, à sua empresa e à economia do País. São entrevistas feitas em painel fixo de empresas, com amostragem segmentada por setor (não duráveis, semiduráveis e duráveis) e por porte de empresa (até 50 empregados e mais de 50 empregados). As questões agrupadas formam o ICEC, que, por sua vez, pode ser decomposto em outros subíndices que avaliam as perspectivas futuras, a avaliação presente e as estratégias dos empresários mediante o cenário econômico. A pesquisa é referente ao município de São Paulo, contudo sua base amostral reflete o cenário da região metropolitana.


 
IEC

O Índice de Expansão do Comércio (IEC) é apurado todo o mês pela FecomercioSP desde junho de 2011, com dados de cerca de 600 empresários. O indicador vai de 0 a 200 pontos, representando, respectivamente, desinteresse e interesse absolutos em expansão de seus negócios. A análise dos dados identifica a perspectiva dos empresários do comércio em relação a contratações, compra de máquinas ou equipamentos e abertura de novas lojas. Apesar desta pesquisa também se referir ao município de São Paulo, sua base amostral abarca a região metropolitana.


 
IE

O Índice de Estoque (IE) é apurado todo o mês pela FecomercioSP desde junho de 2011 com dados de cerca de 600 empresários do comércio no município de São Paulo. O indicador vai de 0 a 200 pontos, representando, respectivamente, inadequação total e adequação total. Em análise interna dos números do índice, é possível identificar a percepção dos pesquisados relacionada à inadequação de estoques: “acima” (quando há a sensação de excesso de mercadorias) e “abaixo” (em casos de os empresários avaliarem falta de itens disponíveis para suprir a demanda em curto prazo). Como nos dois índices anteriores, a pesquisa se concentra no município de São Paulo, entretanto sendo a sua base amostral considera a região metropolitana.


 
FecomercioSP


Advogado explica situação de Allan dos Santos nos Estados Unidos

Daniel Toledo, especialista em Direito Internacional, avalia impactos do cancelamento do passaporte do blogueiro


Recentemente, o ministro Alexandre de Moraes cancelou o passaporte do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. Muitos veículos de comunicação passaram a se referir a Allan, que vive nos Estados Unidos, como um “indocumentado” naquele país. Mas, de acordo com Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, fundador da Toledo e Associados e sócio do LeeToledo PLLC, escritório de advocacia internacional com unidades no Brasil e nos Estados Unidos, a situação não é bem assim.

Muitas pessoas passaram a afirmar que Allan dos Santos agora é considerado um imigrante ilegal, indocumentado, nos Estados Unidos. “ É preciso avaliar os fatos. O ministro Alexandre de Moraes tem poder para cancelar um passaporte, mas não para cancelar um visto”, explica Toledo.

O especialista afirma que um visto é concedido por um órgão consular e um ministro não tem poder sobre ele. “Ainda que o passaporte seja cancelado, o visto continua válido. E um visto, de acordo com a jurisdição legal, não exige sequer que se tenha um passaporte válido”, revela o advogado.

Toledo explica que, com o cancelamento do passaporte, o que deve ocorrer é que o blogueiro Allan dos Santos não poderá sair dos Estados Unidos para viajar para outros países. “Ele até entraria no Brasil com o RG, mas não conseguiria voltar ao solo americano sem um passaporte. É o problema que vejo nessa situação, mas não significa que ele está indocumentado como muitos estão dizendo”, afirma. 

De acordo com o especialista, legalmente, ainda que o blogueiro esteja sem passaporte, ainda pode ter um visto que, se estiver válido,  continuará concedendo a ele um status legal. “Se o status permite, por exemplo, que ele tire uma carteira de motorista, ele conseguirá ter. Não conheço a situação dele, mas esse é o cenário legal”, explica.

Segundo Toledo, a situação se tornaria diferente se o blogueiro passasse a fazer parte da lista vermelha da Interpol. Isso porque, apesar de Allan dos Santos ser considerado foragido pela lei brasileira, a prisão é dificultada porque ele não faz parte dessa lista.

 


Daniel Toledo - advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em Direito Internacional, consultor de negócios internacionais, palestrante e sócio da LeeToledo PLLC. Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br. Toledo também possui um canal no YouTube com mais 165 mil seguidores https://www.youtube.com/danieltoledoeassociados com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente. Ele também é membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB Santos, professor honorário da Universidade Oxford - Reino Unido e consultor em protocolos diplomáticos do Instituto Americano de Diplomacia e Direitos Humanos USIDHR.


Toledo e Advogados Associados
http://www.toledoeassociados.com.br

ONG ‘Adote Um Gatinho’ realiza festa de 20 anos na Bienal do Ibirapuera

Divulgação/Royal Canin

Evento conta com mais de 40 expositores, menu vegetariano e vegano e emissão de RG Animal pela Prefeitura de São Paulo.


A ONG ‘Adote um Gatinho’ promove neste domingo, 4 de dezembro, um dia especial em comemoração aos seus 20 anos. Com entrada gratuita e apoio da ROYAL CANIN® marca que oferece Saúde Através da Nutrição para gatos e cães o evento acontece das 09h às 18h, na Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP). 

Para a comemoração, a ONG preparou diversas atividades, entre elas o lançamento da linha comemorativa de produtos ‘Adote um Gatinho’, ciclo de palestras, incluindo a ministrada pela Médica-Veterinária da ROYAL CANIN®, Andresa Esteves, sobre o tema “Adotei um gatinho, e agora?”, que será realizada às 15h. 

“Começamos sem pretensões e hoje a ‘Adote um Gatinho’ é considerada a maior ONG de resgate de gatos do País. O segredo se chama AMOR. Amamos o que fazemos. Amamos finais felizes. Sabemos que, para os gatinhos que acolhemos, nosso trabalho faz toda a diferença. Preparamos essa celebração para anunciar, também, nossa linha comemorativa de produtos. Teremos o calendário, contando toda a história da ONG, canecas, tigelas, garrafinhas, blusinhas e camisetas. Isso sem contar o outlet com os itens das coleções anteriores e com produtos dos nossos parceiros, tudo em prol dos gatinhos”, comenta Susan Yamamoto, co-fundadora da ONG Adote um Gatinho. 

Para o Diretor de Marketing do canal Profissional e Veterinário da Royal Canin Brasil, Carlos Martella, o apoio ao evento está relacionado a missão da marca com a saúde e o bem-estar dos animais. “Parabenizamos a ONG Adote Um Gatinho pelos 20 anos de história e temos a honra de tê-la como parceira, em prol do bem-estar e guarda responsável dos animais. Sem dúvida, realizam um trabalho incrível e fazem uma enorme diferença na sociedade”, comenta. 

O evento tem entrada gratuita e toda a arrecadação terá renda revertida para os mais de 400 gatinhos da ONG e futuros resgates. A expectativa é de que 3 a 5 mil pessoas passem pelo local.

 

 Sobre a ONG Adote um Gatinho

A história da ONG Adote um Gatinho começou em novembro de 2002 quando Susan e Juliana se conheceram em um parque. A ideia era ajudar a capturar os gatinhos para castrar, mas acabou que as duas ficavam com dó de devolver os filhotes e os gatinhos mais fragilizados. E nessas de levar um monte de gatos pra casa nasceu a ONG, que está completando 20 anos! De lá pra cá mais de 17 mil gatos foram acolhidos e adotados. Somos uma maquininha de salvar e doar gatos. Hoje, mais de 400 gatos estão abrigados na nossa sede e em lares temporários. E tem uma palavrinha muito importante aqui dentro, que nos motiva a continuar esse trabalho: amor! 

 

Serviço

Evento: ‘Festa de 20 anos da ONG Adote um Gatinho e Bazar de Natal’

Quando: 4 de dezembro, das 9h às 18h

Onde: Fundação Bienal - Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, São Paulo - SP, 04094-050)

Entrada gratuita.

 


ROYAL CANIN®
https://www.royalcanin.com/br


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