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continua a dar sinais positivos, mesmo diante de um cenário de incertezas,
aponta FecomercioSP
Os comerciantes da cidade de São Paulo continuam otimistas com a
conjuntura econômica. Em novembro de 2022, o Índice de Confiança do Empresário
do Comércio (ICEC) avançou 9,6%, comparado ao mesmo período do ano passado.
Os outros dois indicadores analisados pela Federação do Comércio de Bens,
Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), referentes à intenção
de expandir os negócios e à situação dos estoques, também apresentaram índices
positivos: 10,5% e 4,7%, respectivamente.
O ICEC avançou 2,3% no 11º mês do ano em relação a outubro – de 122,4 para
125,2 pontos. Dentre as variáveis que integram o índice, a que avalia as
condições atuais (ICAEC) cresceu 2,1%, passou de 106,1 em outubro para 108,3
pontos, no mês seguinte.
O IEEC, que mensura as expectativas futuras, também avançou 2,1% – de 152,9
para 156,1 pontos, na mesma comparação. A variável que avalia o índice de
investimento (IIEC) subiu 2,8%, de 108,3 pontos, no décimo mês do ano, para
111,3 pontos, em novembro. Na base de comparação anual, os três indicadores
registraram alta respectivas de 19,7%, 5% e 7,2%.
A pesquisa da FecomercioSP destaca que os empresários continuam otimistas,
mesmo diante incertezas derivadas da alta de juros, do crescimento do
endividamento das famílias e do fim dos estímulos, além dos problemas fiscais.
Variáveis estas que ainda podem desencadear um prolongamento futuro de
incertezas.
Expansão e contratação
A intenção dos comerciantes em expandir os negócios, avaliada pelo Índice de
Expansão do Comércio (IEC), cresceu 10,5% em novembro deste ano, em comparação
com o mesmo período de 2021. Entre outubro e novembro de 2022, o aumento foi de
2,3%: de 122,4 para 125,2 pontos.
Avanço também constatado no índice que mede as Expectativas para Contratação de
Funcionários – de 122,3 para 124,9 pontos, na comparação mensal, um crescimento
de 2,1%.
O Nível de Investimento das Empresas aumentou 8,6%, saltou de 127,7 pontos, em
outubro, para 138,6 pontos, em novembro. Na comparação interanual, ambos os
quesitos registraram resultados assimétricos: 7,1% e 50,2%, respectivamente.
É possível afirmar que o setor empresarial está mais confiante em investir
neste fim de ano do que em 2021, antecipando dias melhores. Isso pode ser
justificado pelo cenário sem restrições sanitárias – diferentemente do
existente no período da pandemia – e pelo quadro de vacinação mais avançado.
Nível de adequação de estoque cresce
O número de empresários que relataram dispor de estoques adequados é maior do
que os que afirmam inadequação: 56,4% contra 42,6%, respectivamente. Segundo o
estudo da FecomercioSP, as festas de fim de ano e a Black Friday promovem um
planejamento mais adequado para as empresas.
Pelo segundo mês consecutivo, o Índice de Estoque (IE) subiu, passando de 114,2
pontos, em outubro, para 117,3 pontos, em novembro (2,7%). Na comparação anual,
o crescimento é de 4,7%.
A proporção dos empresários que consideram a situação adequada dos seus
estoques cresceu 1,7%: de 56,8%, em outubro, para 58,5%, em novembro. Aqueles
que relatam a situação inadequada para cima do desejado caiu 1,9% – de 28,8%
para 26,9%, no período.
Segundo a FecomercioSP, a dica para as empresas é traçar planos comerciais
estratégicos, buscando a melhor margem de contribuição dos produtos para
aproveitar o retorno esperado durante os períodos festivos de fim de ano.
Atenção aos descontos concedidos, para não perder lucratividade, é outro ponto
a ser levado em conta. Além disso, é hora de aproveitar a oportunidade para
investir na conquista de novos clientes, mediante o bom atendimento e a
utilização de marketing de conteúdo.
Notas metodológicas
ICEC O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) contempla a percepção do setor em relação ao seu segmento, à sua empresa e à economia do País. São entrevistas feitas em painel fixo de empresas, com amostragem segmentada por setor (não duráveis, semiduráveis e duráveis) e por porte de empresa (até 50 empregados e mais de 50 empregados). As questões agrupadas formam o ICEC, que, por sua vez, pode ser decomposto em outros subíndices que avaliam as perspectivas futuras, a avaliação presente e as estratégias dos empresários mediante o cenário econômico. A pesquisa é referente ao município de São Paulo, contudo sua base amostral reflete o cenário da região metropolitana.
IEC
O Índice de Expansão do Comércio (IEC) é apurado todo o mês pela FecomercioSP desde junho de 2011, com dados de cerca de 600 empresários. O indicador vai de 0 a 200 pontos, representando, respectivamente, desinteresse e interesse absolutos em expansão de seus negócios. A análise dos dados identifica a perspectiva dos empresários do comércio em relação a contratações, compra de máquinas ou equipamentos e abertura de novas lojas. Apesar desta pesquisa também se referir ao município de São Paulo, sua base amostral abarca a região metropolitana.
IE
O Índice de Estoque (IE) é apurado todo o mês pela FecomercioSP desde junho de 2011 com dados de cerca de 600 empresários do comércio no município de São Paulo. O indicador vai de 0 a 200 pontos, representando, respectivamente, inadequação total e adequação total. Em análise interna dos números do índice, é possível identificar a percepção dos pesquisados relacionada à inadequação de estoques: “acima” (quando há a sensação de excesso de mercadorias) e “abaixo” (em casos de os empresários avaliarem falta de itens disponíveis para suprir a demanda em curto prazo). Como nos dois índices anteriores, a pesquisa se concentra no município de São Paulo, entretanto sendo a sua base amostral considera a região metropolitana.
FecomercioSP
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