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quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Proteção é essencial para prevenir câncer de pele no verão

Estação registra índices extremos de radiação UV e cultivar hábitos de fotoproteção como o uso do protetor solar é essencial

A aproximação do verão traz o alerta para a necessidade de proteger a pele contra os raios solares. Nesta época do ano, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), cidades localizadas em latitudes semelhantes a São Paulo têm aumento de mais de 25% da radiação UVB diária. E ainda antes do início oficial da estação mais quente do ano, que começa em 21 de dezembro, a cidade já vive dias de índice UV 14, o que é classificado como extremo.

Para dias em que o índice UV passa de 11, a orientação da Secretaria Municipal da Saúde da capital é de que seja evitada a exposição ao sol em torno do meio-dia. Segundo o Cptec, até 30% da quantidade de energia UV que chega ao planeta durante o verão se concentra entre as 11h e as 13h. E, apesar de as nuvens atenuarem a incidência da radiação UV na superfície, ela não é completamente absorvida ou refletida: mesmo dias nublados também podem oferecer perigo, especialmente para pessoas de pele sensível.

Usar roupas que protejam a pele, inclusive com proteção UV, além de chapéu, óculos de sol e, principalmente, protetor solar, é imprescindível. Neste mês, é realizada a campanha Dezembro Laranja, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que busca alertar para os cuidados contra o câncer de pele.

"Neste verão, com a vacinação avançada e a diminuição dos números de infecções e morte por coronavírus, muitas pessoas vão voltar a realizar atividades ao ar livre como não puderam desde o início da pandemia. Contudo, é preciso ter cuidado para que a exposição ao sol não seja feita de uma forma que traga prejuízos à saúde", afirma Ricardo Casalino, diretor médico da Qsaúde.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2020 foram registrados mais de 175 mil novos casos de câncer de pele não melanoma no Brasil. A doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos no país. Há, ainda, o câncer de pele melanoma, que no ano passado foi identificado em cerca de 8,5 mil pessoas. A incidência do câncer de pele é maior do que os cânceres de próstata, mama, cólon e reto, pulmão e estômago.

O uso adequado de filtro solar é essencial para prevenir o câncer de pele. Essa proteção é importante mesmo em dias nublados e também em lugares fechados, já que a luz artificial, inclusive de computadores e celulares, também pode fazer mal à pele. Para o dia a dia, protetores com fator de proteção solar (FPS) 25 já são adequados. Para se expor ao sol, o ideal é o FPS igual ou superior a 30.

Câncer de pele

O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a exposição solar exagerada e desprotegida ao longo da vida, além de episódios de queimadura solar, são os principais fatores de risco para a doença.

Há os cânceres não melanoma, que são mais comuns, mas têm altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente. Já o câncer de pele melanoma é o mais agressivo e potencialmente letal pois, em quadros avançados, pode provocar metástases. Ainda assim, quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura.

Assim como outros tipos de cânceres, o diagnóstico precoce é essencial para aumentar a chance de cura do câncer de pele. A SBD indica que um médico dermatologista deve ser procurado em caso de surgimento de sinais e sintomas suspeitos, como pintas que crescem, manchas que aumentam, sinais que se modificam ou feridas que não cicatrizam.

Cuidados contra o câncer de pele

- Use sempre o protetor solar: em caso de exposição ao sol, o ideal é que seja um com FPS superior a 30, reaplicando-o a cada duas horas ou sempre que houver contato com a água

- Use roupas que protejam a pele, inclusive com proteção UV

- Ao caminhar ao ar livre, opte por trechos que estejam à sombra

- Quando sair ao sol, utilize chapéu e óculos escuros

- Evite exposição ao sol entre as 9h e as 16h


Qsaúde


Dezembro vermelho acende alerta sobre a importância do diagnóstico da tuberculose latente

Enfermidade é a principal causa da morte de pacientes com HIV e pode ser identificada a partir do teste IGRA, um exame inovador que permite iniciar o tratamento precoce




                                                                                             Divulgação

Teste IGRA é indicado para pessoas que compõe o chamado grupo de risco da tuberculose, como portadores de HIV positivo

 

Criado em 2017, o Dezembro Vermelho é uma campanha nacional que visa conscientizar e estabelecer ações de combate à AIDS. O dia 1° de dezembro foi escolhido para falar sobre a doença que se caracteriza pelo comprometimento do sistema imunológico e todas as defesas do organismo contra infecções. De acordo com dados do Ministério da Saúde, quase um milhão de pessoas convivem com a doença no Brasil, número que acende o alerta para o risco de outras enfermidades como a tuberculose, principal causa da morte dos portadores de HIV

Altamente contagiosa, a tuberculose é uma doença infecciosa que em estágios iniciais pode apresentar uma fase latente, ou seja, sem sintomas. Pessoas portadoras de HIV apresentam quase 30 vezes mais chances de contrair a tuberculose quando comparado a outras que não possuem o vírus de imunodeficiência. No Brasil, o índice da coinfecção tuberculose – HIV é de quase 10%, segundo o Ministério da Saúde. Um cenário preocupante, que fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) passasse a recomendar a busca sistemática de casos em que a tuberculose ainda não manifestou sintomas, em todos os pacientes vivendo com o HIV.

Atendendo a essa recomendação do órgão mundial, recentemente o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a disponibilizar um exame inovador aos portadores da imunodeficiência, conhecido como teste IGRA (ou ensaio de liberação Interferon-gama), um dos mais precisos para identificar a tuberculose em sua fase latente (ILTB), analisados e indicados, inclusive, pela OMS.

Segundo a médica infectologista, diretora clínica do Instituto Clemente Ferreira, Dra. Denise Silva Rodrigues, uma das maneiras mais efetivas de prevenir a transmissão e erradicar a doença se dá pelo diagnóstico e tratamento precoces da tuberculose ativa e da prevenção reativa da doença através do tratamento da infecção latente. “O paciente com ILTB dificilmente saberá que está infectado e esse quadro pode persistir por anos, até que venha apresentar algum sintoma ou por algum motivo faça um teste para detectar a doença. Embora a tuberculose seja curável, quanto antes o tratamento for feito, menor será o sofrimento do paciente, assim como a taxa de disseminação da doença. Para o diagnóstico da ILTB, hoje existem testes mais precisos, que reduzem a margem de falsos-negativos e proporcionam um diagnóstico mais assertivo”, comenta a especialista.

O teste IGRA é indicado principalmente para pessoas que compõe o chamado grupo de risco da tuberculose, como portadores de HIV positivo, pessoas que recebam tratamento anti-TNF-alfa (medicamentos que impedem a circulação do TNF-Alfa, uma proteína que quando produzida de forma desregulada pode agravar algumas doenças auto-imunes) ou imunossupressores.

De acordo com Raphael Oliveira, Gerente de Marketing Regional LATAM para Diagnósticos Moleculares da QIAGEN, trata-se de um exame simples e rápido, realizado com uma pequena amostra de sangue e requer apenas uma visita ao médico. “Este teste é muito menos afetado pelo imunocomprometimento do paciente em comparação ao teste tuberculínico e apresenta resultado seguro, com a precisão de testes laboratoriais. Para os grupos de risco como os portadores de HIV, um diagnóstico breve e correto pode ajudar a salvar muitas vidas”, esclarece o executivo da multinacional alemã, que entre suas soluções apresenta o QuantiFERON-TB Gold Plus, considerado o exame referência mais utilizado no mundo e agora disponível no sistema público de saúde brasileiro.

Adquirida pelo ar, por bactérias espalhadas durante um espirro, tosse ou fala, a tuberculose é uma doença séria e requer atenção. Passada a fase latente, o paciente pode apresentar sintomas como tosse crônica, febre, perda inexplicada de peso e, quando grave, sudorese noturna. Quanto antes diagnosticada, mais breve e menos agressivo será o tratamento.



QIAGEN - multinacional alemã, especialista em tecnologia para diagnósticos moleculares.

https://www.qiagen.com/us/


Expectativa de vendas para o Natal supera ano pré-pandemia

De acordo com pesquisa da Fecomércio MG, 69,9% dos empresários mineiros esperaram resultados melhores em relação aos últimos dois anos


É assim todo o fim de ano: nas lojas, clientes transformam confraternização em lembrança. Há poucas semanas do Natal, o comércio varejista de Minas Gerais está otimista para as vendas no período, considerado o mais importante para o setor terciário. Segundo uma pesquisa da Fecomércio MG, 69,6% das empresas esperam por vendas melhores neste ano em relação a 2020 (29,5%) e 2019 (53,7%), superando, 40,1 pontos percentuais (p.p.) e 15,9 p.p., respectivamente.

O economista-chefe da Fecomércio MG, Guilherme Almeida, destaca que o Natal impacta 83,6% das empresas varejistas do estado. “Tradicionalmente, o Natal é a data mais relevante para o comércio, que redobra suas apostas em diversas estratégias para atrair o consumidor e concretizar vendas. Neste ano, temos um cenário mais favorável em comparação a 2020, mas o momento ainda exige cautela e planejamento por parte das famílias e dos empresários.”

De acordo com a pesquisa, entre os motivos apontados para a melhora nas vendas do período estão: o valor afetivo da data (44,1%); expectativa/confiança (33,6%); abrandamento da pandemia (12,6%); aquecimento do comércio (10,1%); flexibilização das atividades empresariais (6,9%) e vacinação (6,5%). Para atrair os consumidores e efetivar as vendas, 66,4% dos empresários devem investir em promoções e liquidações; 55,5% em propaganda/divulgação; e 22,7% em mais variedade no mix de produtos e serviços.

Em relação aos segmentos econômicos, os principais beneficiados pelo Natal são: tecido, vestuário e calçados (91,3%); móveis e eletrodomésticos (89,3%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos (89,1%); supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (85,0%) e outros artigos de uso pessoal e domésticos (78,6%).

Neste ano, 62,6% dos empresários acreditam que os consumidores comecem a realizar as compras na véspera do Natal, a partir da segunda quinzena de dezembro. Porém, o gasto médio não deve ultrapassar o valor de R$ 200,00 para 54,2% dos entrevistados. “Esse comportamento reflete a piora – nos últimos meses – do cenário macroeconômico, com a alta da inflação, redução no poder de compra e desemprego. Para tentar reverter esse cenário, os empresários podem adotar algumas das estratégias apontadas na pesquisa”, explica Almeida.

Entre as formas de pagamento mais esperadas pelos empresários estão as compras feitas com cartão de crédito parcelado (43,3%) e cartão de crédito em única parcela (18,1%). Além dessa modalidade, também se destacam pagamentos em crediário ou carnês (8,6%); à vista no cartão de débito (8,0%); à vista no dinheiro (7,1%) e por meio do Pix (3,3%).

A pesquisa também aponta que 34,1% dos empresários já receberam todas as encomendas; 39,5% fizeram os pedidos, mas ainda não receberam os produtos; e 24,3% ainda não realizaram os pedidos para a data. Entre os motivos que podem afetar negativamente as vendas no período, os empresários citaram a situação econômica do país (35,0), a pandemia (25,0%), o alto valor dos produtos (20,2%) e o baixo poder aquisitivo (17,5%).

 

O estágio como ferramenta de desenvolvimento nacional

Contratar estudantes é um meio de garantir cenários prósperos para o futuro da nação


O estágio é a melhor e maior forma de promover a entrada da juventude no mercado de trabalho e isso é inquestionável. Contudo, a quantidade de oportunidades não contempla o montante de brasileiros em busca de vagas. Assim, é nosso dever reforçar sempre os pontos positivos desse tipo de admissão. 

 

Resultados obtidos são favoráveis

 

Para explicar as vantagens dessa modalidade, tanto para quem exerce a função, quanto para quem contrata, temos como princípio a Lei 11.788/2008. Esse dispositivo é o responsável por definir as normas e direitos garantidos para quem estagia. 

 

Dentre as definições, está a obrigatoriedade de estar estudando para concorrer às colocações, seja no nível médio, técnico, superior ou nos dois anos finais do fundamental pelo EJA - Educação de Jovens e Adultos. Essa medida é tomada justamente para garantir o aproveitamento escolar de cada indivíduo. 

 

Ele pode colocar em prática, dentro das empresas, o conteúdo ensinado em sala de aula, garantindo diversos benefícios como criatividade e atualização para as equipes. Além disso, são garantidos os primeiros aprendizados profissionais para a construção de uma carreira de sucesso. 

 

O estagiário recebe uma bolsa-auxílio, bem como auxílio transporte, tem carga reduzida de, no máximo seis horas diárias e 30h semanais, seguro contra acidentes pessoais e recesso remunerado. Esses incentivos ajudam essa moçada a dar seus primeiros passos rumo à independência financeira. 

 

Empresas têm muito a ganhar

 

Por conta da legislação diferenciada, não se aplicam as mesmas normas definidas na CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas. Assim, não há vínculos empregatícios, então a corporação fica isenta dos encargos, como FGTS, INSS, 13º salário, sobre férias, além das verbas rescisórias. Todas essas definições foram estrategicamente estabelecidas justamente para facilitar todo o processo. 

 

O artigo 5º, do mesmo recurso legal, define o papel dos agentes de integração - entidades responsáveis por fazer o intermédio entre o empreendimento com o desejo de recrutar e o indivíduo querendo entrar no mundo corporativo. Essas agências ficam responsáveis por lidar com a parte burocrática e agilizar a seleção. A Abres é formada por diversas organizações desse tipo e todos os nossos associados estão listados em nosso site

 

Segundo levantamento do Inep/MEC, são mais de 17,2 milhões de brasileiros aptos a atuarem nesse formato. Contudo, conforme estudo da própria Abres, temos apenas 900 mil exercendo essa posição. Nosso papel é levar a informação como uma aliada e estimular cada vez mais líderes e negócios a abrirem suas portas. 

 

Com isso, o Brasil consegue crescer de maneira sólida para o futuro. A crise vivida atualmente, certamente, vai passar. Porém, sem inserirmos a força jovem na economia, as chances de termos problemas em breve são grandes. Por isso, acreditemos, todos, na potência dos mais novos. Eles têm muito a oferecer nos times e o país inteiro agradece! 

 


Carlos Henrique Mencaci - presidente da Abres - Associação Brasileira de Estágios


TerraCycle alerta para a ameaça crescente da poluição plástica nos ecossistemas

A TerraCycle, líder global em soluções ambientais de resíduos de alta complexidade, quer chamar sua atenção para os impactos causados no meio ambiente em decorrência do consumo e descarte de plásticos. O fato é que o material está tão presente em nosso dia a dia, que dificilmente paramos para pensar sobre as consequências de seu uso para a natureza.

Em 2018, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou um movimento de conscientização global contra a ameaça da crescente poluição plástica em todos os ecossistemas. Mais do que nunca, a população tem exigido que empresas adotem práticas mais sustentáveis como reúso de água, reciclagem de materiais e logística reversa. Apesar de pouco conhecida pela população, o Brasil possui até uma lei que regulamenta o gerenciamento de resíduos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), (Lei nº 12.305/10) foi implementada para organizar a forma com que os produtores de resíduos plásticos lidavam com o material, exigindo mais transparência no gerenciamento de sua “pegada ambiental”.

Você já parou para pensar se o seu padrão de consumo diário tem colaborado para a agravar a poluição plástica no planeta? É importante se questionar o que são e para onde vão os resíduos que você produz. Você já ouviu falar sobre os 7 tipos de plástico? Essas numerações são indicadores de reciclabilidade e servem como norte para as indústrias, evitando assim a mistura de polímeros, e também pelas cooperativas para saber se o processo de reciclagem compensa financeiramente. Agora, vamos explicar de forma simples a diferença entre os 7 tipos principais. Vamos lá?


1. PET - é um material muito utilizado por ser transparente, inquebrável, impermeável e leve. Por ser um termoplástico, o PET é reciclável. Comumente, é possível encontrá-lo nas garrafas de refrigerantes e de cosméticos.


2. PEAD - material plástico inquebrável, resistente a baixas temperaturas, leve, impermeável, rígido e com resistência química. Por isso, é muito utilizado para produzir desde sacolas de supermercado até tambores para tinta. O PEAD é um termoplástico, logo também é reciclável.


3. PVC - provavelmente ele está dentro da sua casa, constituindo as tubulações de água e de esgoto. Também está presente na embalagem de maionese da sua geladeira e até nas suas cartelas de comprimido. O PVC é muito utilizado por ser rígido, impermeável e inquebrável.


4. PEBD - pode ser encontrado nos sacos transparentes usados para carregar nossos legumes e frutas na feira ou dentro dos hospitais, nas bolsas de soro medicinal e no próprio saco de lixo.


5. PP - é o polipropileno, tem como características conservar o aroma, por isso, é muito utilizado em filmes para embalagens de alimentos. Também é encontrado em embalagens industriais, fraldas e seringas descartáveis.


6. PS - o isopor possui características como leveza, capacidade de isolamento térmico e baixo custo. É muito utilizado para o armazenamento e venda do açaí. Também pode ser encontrado bandejas de frios no supermercado e embalagens de sorvete.


7. Outros Plásticos

Quando encontrar o número 7 em alguma embalagem, saiba que o plástico em questão não pode ser caracterizado por nenhum dos outros seis tipos citados anteriormente, ou é uma mistura de camadas, dificultando a reciclagem.

Nessa categoria, se encaixam as embalagens de BOPP (Polipropileno Biorientado), que são utilizadas para salgadinhos, biscoitos e chocolates. A TerraCycle conta com um Programa Nacional de Reciclagem para esses itens específicos. Saiba mais em: Nestlé Recicla 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a cadeia plástica, que tal fazer a sua parte e diminuir cada vez mais o consumo desse material?


Passaporte vacinal é importante ferramenta na contenção da Ômicron, afirma infectologista da USP


Para o médico e professor Álvaro Costa, medida é relevante e vacinação continua sendo fundamental para proteger as pessoas de casos graves da doença

 

Os aeroportos brasileiros iniciaram a exigência do comprovante de vacinação para passageiros que chegam de outros países, seguindo a decisão do Supremo Tribunal Federal. A checagem é feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é um ação que pode ajudar na contenção da variante Ômicron, que se tornou dominante na África do Sul e tem se espalhado pelo mundo. Para o médico infectologista da USP e professor da pós-graduação médica da Sanar, Álvaro Costa, a medida é importante, principalmente neste momento, com a intensificação do número de pessoas viajando por conta das festas de fim de ano. “O controle das pessoas que entram através do passaporte vacinal e do exame de PCR são estratégias que podem sim ajudar na contenção dos casos”, explica. Ele destaca ainda que o desafio do controle das fronteiras aeroportuárias precisa ser feita com intensidade e é mais fundamental para se evitar medidas mais drásticas como a proibição da entrada das pessoas no país. 

 

Até o momento ainda há muitas dúvidas sobre a nova variante. Segundo Álvaro, o que se tem é a suspeita de que a Ômicron tem uma transmissibilidade maior, mas que também pode não ser responsável por formas graves da doença, principalmente entre os vacinados. “É preciso continuar estudando a variante, mas as células de memória desenvolvidas com as vacinas não devem se perder totalmente. É provável que a gente não tenha uma perda total de imunidade, principalmente na proteção das formas graves da doença”, afirma o infectologista.

 

Neste sentido, a vacinação e as medidas de proteção continuam sendo as melhores formas de se proteger da Covid-19. “Com certeza quem está completamente vacinado tem mais chance de não desenvolver as formas graves da doença, e por isso os laboratórios já estudam a efetividade de doses continuadas para reforçar o nível de proteção”, analisa Costa.


 

Festas de final de ano e carnaval

 

Para o período do final de ano, é natural as pessoas se reunirem para confraternizar em família. Desta vez, com a vacinação, é possível fazer encontros com uma margem maior de segurança. Na visão do médico infectologista Álvaro Costa, promover uma reunião familiar, com as pessoas vacinadas e um certo controle do ambiente é diferente de uma festa de proporções maiores, como o carnaval. “Neste tipo de festa, as pessoas ficam aglomeradas por muitas horas. Historicamente é comum vermos surtos de doenças infecciosas após o carnaval, e por isso é importante pensar neste risco relacionado a proximidade contínua, mesmo em um ambiente aberto e ventilado, já que as pessoas não vão usar máscaras”, pondera. 

 

Seis dicas para evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce

 Confira as recomendações do especialista da All iN | Social Miner

 

É difícil vender online, não é mesmo? Muito tempo, esforço e dinheiro é colocado em cada negociação, seja ela pequena ou grande. E uma das coisas mais frustrantes para estes empresários é o abandono de carrinho, quando um cliente quase compra o seu produto. De acordo com dados do instituto de pesquisa Baymard, em média 69,82% dos carrinhos são abandonados nas compras online. Como os lojistas podem reverter essa situação e aumentar as suas vendas? Confira abaixo algumas dicas do Ricardo Rodrigues, head de produto da All iN | Social Miner:

 

1 - Seja claro quanto ao frete

Um dos pontos mais sensíveis para compra online é o frete. Nossa pesquisa sobre experiências omnichannel, por exemplo, mostra que 49% dos consumidores preferem comprar em lojas físicas porque não pagam pelo frete e 31% que avaliam suas experiências de consumo como negativas porque o valor do frete é muito alto, injusto ou não compensa. 

Ou seja, os consumidores tendem a não querer pagar fretes altos e, muitas vezes por falta de transparência, descobrem o valor só no fim da compra, depois mesmo de fazerem o cadastro. Isso, além da perda da venda, gera uma experiência ruim para essa pessoa. Procure deixar claro este ponto, oferecendo na mesma tela de compra a opção de calcular o valor da entrega e, se possível, variadas possibilidades de preço.

 

2 - Cadastro muito longo

Apesar de importante para obter informações sobre o seu cliente, um cadastro exageradamente longo ou travado pode levar ao abandono do carrinho. Procure pedir só as principais informações, com opções de login mais fáceis e de fácil preenchimento. Além disso, garanta que esteja de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados e demais regras.

 

3 - Promoções confusas

Imagine que você quer comprar uma camiseta e vê um bom modelo em promoção. Porém, na hora de finalizar a compra, descobre que o desconto vale apenas para um tamanho específico, que não é o seu. Isso pode levar ao abandono de carrinho e a uma experiência ruim para o cliente que, além de não comprar, pode falar mal da sua loja. Evite isso sendo claro e objetivo nas suas comunicações, quanto aos critérios de suas promoções, entre outros.

 

4 - Tenha um site seguro

Dificilmente alguém comprará em seu site se não achá-lo seguro. Em especial na hora de fechar a compra, se o possível consumidor não sentir confiança ele não vai finalizar a transação. Invista em certificados de segurança SSL e em plataformas de e-commerce confiáveis para evitar este problema.

 

5 - Meio de pagamento

Um outro motivo recorrente para o abandono de carrinho é a plataforma de pagamento. Ela deve oferecer variedade de bandeiras, opções de parcelamento e diferentes modalidades de pagamento, como crédito, boleto e PIX. Aqui também é importante investir em um fornecedor confiável, que ofereça segurança — para você e seu cliente — na hora da compra.

 

6 - Use os dados a seu favor

Um abandono de carrinho pode oferecer informações importantes para o seu negócio. O cliente abandonou porque não tinha o produto em estoque? O frete estava muito caro? Estava só pesquisando? Extraia dessas situações insights para melhorar o seu e-commerce e utilize em campanhas de marketing. 

Se o frete estava muito caro, talvez valha a pena oferecer por e-mail marketing o frete grátis para esse cliente. Se o produto que ele procurava está em falta, que tal oferecer um similar? O carrinho abandonado não precisa ser o fim da sua interação com esse cliente, mas sim uma oportunidade para conquistá-lo.

 


Ricardo Rodrigues - engenheiro de computação com mestrado em inteligência artificial pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Trabalhou em centros de pesquisa no Brasil e França, foi professor universitário e data scientist no Peixe Urbano e selecionado para o programa Techmission no Silicon Valley (EUA) em 2014 como empreendedor de alto potencial. Hoje é head de produto da All iN & Social Miner.

 

Social Miner - empresa de tecnologia que une inteligência artificial, automação e humanização para oferecer uma suíte de soluções que ajuda marcas a transformar dados em experiências de consumo personalizadas e omnichannel, otimizando investimentos, aumentando as vendas e trabalhando a retenção.

Inflação faz consumo de commodities cair no Brasil

Estudo da Kantar aponta que população está optando mais por produtos práticos e indulgentes, como chocolate

 

Ao olhar os gastos do brasileiro com a cesta básica, é possível notar que o consumo de commodities (especialmente açúcar, café torrado e óleo de soja) caiu 2% em unidades entre janeiro e setembro deste ano em comparação com o mesmo período de 2020. A principal razão para isso está no aumento de 25% no preço dos itens. 

A mais recente edição do Consumer Insights – relatório produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria, que contou com a participação de 11.300 lares de todo o Brasil – ainda aponta que a queda está ligada à aquisição de artigos práticos e de indulgência. Prova disso é que itens de mercearia doce (a exemplo de chocolates e biscoitos) cresceram 9,6% em unidades, e de mercearia salgada (como salgadinhos, molhos e massa instantânea) apresentaram alta de 1,6%. 

O consumo varia de acordo com o perfil de cada classe. Por exemplo, os que buscam conveniência têm entre 25 e 34 anos e pertencem às classes D e E. Já a busca pelo sabor e prazer é feita principalmente por maiores de 45 anos e da classe C. 

Independentemente das escolhas, os bens de consumo massivo (FMCG) apresentaram alta no preço médio. A Kantar dividiu os itens em dois segmentos: os básicos tiveram crescimento de 17% no valor e os indulgentes de 9%. No decorrer de um ano, o energético (+8,1 pontos de penetração), a batata congelada (+6,6 pp), os empanados (+6,6 pp) e o chocolate (+6,1 p.p.) foram os produtos que mais ganharam novos lares compradores. 

Quando a categoria é bebida, refrigerante é a que mais se destacou durante o terceiro trimestre de 2021. O produto, consumido pelos brasileiros principalmente aos fins de semana e no jantar, apresentou alta em todas as classes sociais: A e B (+9,2 pp), C (+6,7 pp) e D e E (+4,9 pp). 

É válido destacar que o consumo em curto prazo está sendo retomado em todas as regiões brasileiras, com alta de 2% em unidades no total Brasil entre o terceiro trimestre de 2020 e o mesmo período de 2021. A Grande Rio foi a principal, com crescimento de 6%. Já a Grande São Paulo, no entanto, aparece no fim da fila, com queda de 2,1%. 

 

Kantar

www.kantar.com/brazil

 

Refinanciamento de dívidas dos pequenos negócios é aprovado na Câmara

 Projeto de Lei Complementar 46/21, que institui o Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (Relp), segue para sanção presidencial


O Sebrae comemorou a aprovação do Projeto de Lei Complementar 46/21, de autoria do senador Jorginho Mello (PL/SC), que institui o Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (RELP), pela Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (16). Com isso, a proposta segue para sanção presidencial.

Entre as principais medidas propostas está a previsão do prazo de até 180 meses (15 anos), com descontos, para as micro e pequenas empresas pagarem suas dívidas tributárias e a possibilidade de parcelamento de percentual de entrada em 8 vezes, sem descontos, depois disso, e até o 37º mês, as prestações representarão um percentual do faturamento da empresa.  O projeto do RELP também prevê desconto gradual sobre o saldo remanescente, a depender do impacto no faturamento da empresa ou da inatividade, de até 90% de juros de mora e multas (a partir de 65%) e de até 100% de encargos legais e honorários advocatícios (a partir de 75%).

A empresa que não teve impacto no faturamento poderá usufruir do RELP. Os descontos serão aplicados em 65% sobre juros e multa e em 75% sobre encargos legais e honorários advocatícios. “O RELP poderá ajudar todos os empreendedores que passam dificuldades intensificadas com a crise do coronavírus. É uma medida que vai impactar milhões de pessoas que empreendem no país e precisam desse respiro para recomeçar”, comemorou o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Segundo Melles, a proposta cria uma isonomia para os empreendedores, que terão os valores de desconto de redução de multas e juros proporcionais à queda de faturamento na pandemia.  Ele destaca que, após a sanção, os empresários brasileiros terão condições de regularizarem suas questões tributárias. “A regra vale mesmo para aquelas empresas que já tinham refinanciado suas pendências tributárias, pois as dívidas de tributos vencidas anteriormente, mesmo oriundas de parcelamentos anteriores serão abarcadas.”, ressalta o presidente do Sebrae.

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) será o responsável pela regulamentação do RELP.


Justiça do Trabalho avança no reconhecimento do vínculo empregatício entre Uber e motorista

A Justiça do Trabalho deu um passo importante em um dos mais controversos da última década. Isso porque o Colegiado da 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) já formou maioria no julgamento da matéria que discute a existência de relação de emprego entre o motorista por aplicativo e a plataforma da Uber.

O relator do julgamento, ministro Mauricio Godinho Delgado, havia proferido seu voto em dezembro de 2020. Na época, o relator foi favorável ao reconhecimento do vínculo empregatício.

Na retomada do julgamento no último dia 15 de dezembro, o ministro Alberto Luiz Bresciani, acompanhou o voto do relator e também considerou a existência de vínculo empregatício entre a plataforma e o motorista.

Desta forma, com dois votos favoráveis, a 3ª Turma do TST já formou maioria no entendimento sobre o assunto, uma vez que é composta por três ministros, restando apenas o voto do ministro Alexandre de Souza Agra Belmonte, que pediu vistas do processo e travou o julgamento.

Essa é a primeira vez que uma das oito turmas existentes no TST se posiciona a favor do reconhecimento de vínculo empregatício entre a Uber e os motoristas cadastrados. A matéria já havia sido apreciada e negada em outras duas ocasiões, pela 4ª e 5ª turma da Corte Superior trabalhista.

No julgamento atual, o relator entendeu que a tecnologia da plataforma possibilita um controle muito mais profundo da empresa sobre o motorista cadastrado, através de algoritmos, do que os critérios objetivos estabelecidos na CLT.

Em alguns tribunais regionais do país, já havia sido aceita a ideia de codificação comportamental dos motoristas por meio da programação de algoritmos, utilizando um enorme volume de dados, armazenando em seu código fonte e os direcionando especificamente para cada motorista, compondo assim uma estratégia de gestão, controle e fiscalização, ficando caracterizado um conceito moderno e sofisticado de subordinação.

O ministro Alberto Luiz Bresciani entendeu da mesma forma e citou em trechos de seu voto o posicionamento da justiça europeia, que já vem decidindo pela existência do vínculo em países como Inglaterra, França, Suíça e Itália.

Em seu voto, Bresciani frisou que a existência da flexibilidade de horários não significa autonomia no exercício do trabalho, ressaltando também a presença da pessoalidade, um dos requisitos previstos na CLT, uma vez que o motorista precisa abrir uma conta no aplicativo com o fornecimento de dados pessoais. 

Atualmente, os motoristas da plataforma são considerados autônomos. Porém, com a fixação da tese de reconhecimento de vínculo empregatício, os trabalhadores poderão pleitear direitos trabalhistas como férias e 13

º salário, além de direitos e benefícios previdenciários como auxílios e aposentadorias.

 


Ruslan Stuchi - advogado e sócio do escritório Stuchi Advogados

 

Renato Cardoso Pereira - advogado especialista em Direito do Trabalho do escritório Stuchi Advogados

 

O burnout no trabalho

 Efeitos do burnout em profissionais e como se reconectar com a vida profissional de maneira saudável

 

A síndrome do Super-homem ou da Mulher Maravilha. É assim que enxergo o Burnout. Trata-se de um transtorno que acomete a maioria das pessoas que tem um nível de exigência e perfeição acima da média.

As características mais comuns encontradas em quem sofre essa síndrome são: ter de provar o seu valor o tempo todo, dificuldade em se desligar do trabalho, dificuldades em relaxar e ter momentos de prazer e lazer, dificuldades em socializar, constante insatisfação consigo e com os outros (nunca está bom o bastante), fuga de problemas pessoais e situações mal resolvidas na vida, dificuldades em alinhar vida profissional e pessoal, mudanças repentinas de comportamento, humor inconstante, dificuldades em dizer não e assumir responsabilidades além do que cabe à pessoa, entrando muitas vezes em situações abusivas.

E assim, vivenciando esse ciclo, a pessoa chega em uma estafa física e mental, levando muitas vezes a realizar as coisas de forma automática, perdendo o prazer e conexão com a própria vida.

Se identificou? Muitas pessoas têm vivido algumas dessas situações, principalmente por conta da pandemia, uma vez que o olhar para a vida profissional exigiu ainda mais responsabilidade e organização com a migração para o home office, onde a vida pessoal está ali comandando também.

Para as mulheres, então, em que, neste período, dar conta de tudo é quase adjetivo, a síndrome fica ali à borda.

Para evitar o desgaste extremo, é muito importante ter momentos de conexão consigo mesmo, tirar alguns minutos para olhar para si, seja por meio de uma atividade física, meditação, yoga, alimentação saudável, terapias ou conexão espiritual. O simplesmente parar e relaxar, ainda que seja difícil, já leva a outro espaço de conexão, reorganização mental, priorização de valores que fazem sentido.

Esse comprometimento com o corpo, mente e espírito deve ser diário e leva à desconexão dessa matrix de trabalho e corporativa, que muitas vezes cria dissociação da realidade e da vida.

É muito importante também que práticas de bem-estar sejam adotadas pelo próprio ambiente corporativo a fim de evitar que a síndrome de burnout  acometa os colaboradores.

Por mais que exista a autorresponsabilidade, acredito ser importante a cooperação da empresa a fim de evitar o aumento de absenteísmo e alta rotatividade, mantendo assim os níveis de produtividade e satisfação.

Para quem sofre da síndrome, o mais importante é mudar as lentes, começar a se colocar em primeiro lugar, percebendo e acolhendo as imperfeições. Além disso, criar um novo mindset de que está tudo bem não dar conta de tudo e não ser o melhor em tudo, revisitando as definições de sucesso que tem para si.

A proposta é destruir modelos e padrões que levam a pilotos automáticos exaustivos e irreais, abrindo espaços para novas possibilidades de vida que nem haviam sido cogitadas por conta da procrastinação da própria vida, em se deixar para depois.

Identificando as crenças e o que vem causando as emoções negativas e estresse, de forma a trabalhar e mudar o que não está contribuindo para uma vida mais plena e realizada.

Nem sempre será possível realizar essas mudanças sozinho, então recomendo a ajuda profissional de psicólogos, terapeutas, psiquiatras, coaching ou mentoring a fim de criar esse novo mindset e estilo de vida mais saudável.

 

Daniele Costa - especialista em gestão de pessoas é mentora, palestrante e facilitadora em desenvolvimento integral humano.  Também é idealizadora da Plataforma da Vida, um portal de conteúdo e serviços voltados para autoconhecimento e gestão emocional. Formada em letras, passou pelo serviço público de Brasília e atuou 13 anos como bancária, nove deles como gestora.

https://plataformadavida.com/

Instagram: @plataformada.vida e @dani.costa.oficial


Varejo alimentar desacelera e mês de novembro é o pior do ano em vendas de unidades no Brasil

 Mesmo em um mês de Black Friday, todos os canais continuam desacelerando o crescimento das vendas no País

 

Segundo o levantamento do Radar Scanntech de novembro, o varejo alimentar continua crescendo em valor e caindo em unidade, reafirmando o resultado dos meses anteriores que vêm mostrando a desaceleração de crescimento em vendas ao longo do ano em todos os canais do País.

"Realmente preocupa o cenário ao longo do ano, onde observamos consistentemente uma desaceleração dos crescimentos, aumentando a cada mês o gap em relação à inflação, ou seja, em valores reais os autosserviços alimentares estão caindo mais a cada mês", explica Tiago Vavassori, gerente da Scanntech responsável pelo Radar.

De acordo com o estudo, no acumulado de 2021 o crescimento das vendas em valor (+5,2%) segue abaixo da inflação e com retração em unidades (-7,4%), e o mês de novembro teve crescimento ainda menor (+2,5) que os demais meses no ano, enquanto a queda (-6,6%) em unidades ameniza quando comparado com a média de 2021 (-7,4%).

As regiões Norte (+6,3%) e Sul (+6,3%) são as que têm maior crescimento de vendas em valor, enquanto São Paulo destoa das demais regiões, com crescimento acima da média nacional no Atacarejo regional (+10,9%) e o menor crescimento no formato Supermercados (+2,5%).


O que os brasileiros estão levando para casa?

De acordo com Vavassori, o estudo revela que a frequência de loja teve queda pelo segundo mês seguido quando comparado à 2020. "Por outro lado, o ticket médio em valor segue estável, mas com o aumento dos preços no ano, reafirmando que os consumidores continuam gastando mais e levando menos produtos para casa".

Entre as top 20 categorias com maior crescimento em valor, o destaque de novembro vai para Óleo, Arroz, Café Moído, Açougue, Aves e Açúcar, impulsionado pelo aumento de preços, já que em unidades apresenta retração. Apenas Chocolate, Petiscos Snacks e Energéticos crescem em unidades.

Já as top 20 categorias de maior retração são: Cerveja, Eletrodomésticos e Álcool em Gel, que contribuem (62,9%) para a queda. "A diminuição da pandemia e maior sensação de segurança sanitária, impactaram diretamente essas categorias com o consumo fora de casa, a permanência da abertura dos bares e restaurantes, e claro, a vontade maior dos brasileiros de se divertirem ao ar livre. Já em categorias como Eletro, a inflação do País contribui diretamente com o consumo ao diminuir o poder de compra dos brasileiros", afirma Tiago.


Black Friday 2021

O Radar Scanntech de novembro revela que as vendas no varejo alimentar foram fracas mesmo em um mês que possui uma semana de destaque diante das oportunidades de consumo na Black Friday, vendendo 38% acima da média das demais semanas do ano. O estudo revela que metade das categorias historicamente mais buscadas neste período tiveram vendas mais fracas (-4%) quando comparado com o ano de 2020, enquanto algumas novas categorias aparecem como destaque, crescendo (+142%), conforme a tabela abaixo:


 

"Mesmo assim, observamos que, no geral, as vendas não foram satisfatórias, e a Black Friday deste ano não surpreendeu o varejo, vendendo menos (-1,7%) que o ano de 2020, refletindo também a atual situação econômica do Brasil", conclui Tiago.

Para acessar o Radar Scanntech na íntegra, clique aqui.

 

Scanntech - plataforma de dados granulares e acionáveis, que aumenta a eficiência do Varejo, orientando através de inteligência de mercado decisões como comparação de preços, ajuste de mix de produtos e criação de ofertas e promoções de forma ágil e precisa.

 

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