Mesmo em um mês de Black Friday, todos os canais continuam desacelerando o crescimento das vendas no País
Segundo o levantamento
do Radar Scanntech de novembro, o varejo alimentar continua crescendo em valor
e caindo em unidade, reafirmando o resultado dos meses anteriores que vêm
mostrando a desaceleração de crescimento em vendas ao longo do ano em todos os
canais do País.
"Realmente
preocupa o cenário ao longo do ano, onde observamos consistentemente uma
desaceleração dos crescimentos, aumentando a cada mês o gap em relação à
inflação, ou seja, em valores reais os autosserviços alimentares estão caindo
mais a cada mês", explica Tiago Vavassori, gerente da Scanntech
responsável pelo Radar.
De acordo com o
estudo, no acumulado de 2021 o crescimento das vendas em valor (+5,2%) segue
abaixo da inflação e com retração em unidades (-7,4%), e o mês de novembro teve
crescimento ainda menor (+2,5) que os demais meses no ano, enquanto a queda
(-6,6%) em unidades ameniza quando comparado com a média de 2021 (-7,4%).
As regiões Norte
(+6,3%) e Sul (+6,3%) são as que têm maior crescimento de vendas em valor,
enquanto São Paulo destoa das demais regiões, com crescimento acima da média
nacional no Atacarejo regional (+10,9%) e o menor crescimento no formato
Supermercados (+2,5%).
O que os brasileiros
estão levando para casa?
De acordo com Vavassori,
o estudo revela que a frequência de loja teve queda pelo segundo mês seguido
quando comparado à 2020. "Por outro lado, o ticket médio em valor segue
estável, mas com o aumento dos preços no ano, reafirmando que os consumidores
continuam gastando mais e levando menos produtos para casa".
Entre as top 20
categorias com maior crescimento em valor, o destaque de novembro vai para
Óleo, Arroz, Café Moído, Açougue, Aves e Açúcar, impulsionado pelo aumento de
preços, já que em unidades apresenta retração. Apenas Chocolate, Petiscos
Snacks e Energéticos crescem em unidades.
Já as top 20
categorias de maior retração são: Cerveja, Eletrodomésticos e Álcool em Gel,
que contribuem (62,9%) para a queda. "A diminuição da pandemia e maior
sensação de segurança sanitária, impactaram diretamente essas categorias com o
consumo fora de casa, a permanência da abertura dos bares e restaurantes, e
claro, a vontade maior dos brasileiros de se divertirem ao ar livre. Já em
categorias como Eletro, a inflação do País contribui diretamente com o consumo
ao diminuir o poder de compra dos brasileiros", afirma Tiago.
Black Friday 2021
O Radar Scanntech de
novembro revela que as vendas no varejo alimentar foram fracas mesmo em um mês
que possui uma semana de destaque diante das oportunidades de consumo na Black
Friday, vendendo 38% acima da média das demais semanas do ano. O estudo revela
que metade das categorias historicamente mais buscadas neste período tiveram
vendas mais fracas (-4%) quando comparado com o ano de 2020, enquanto algumas
novas categorias aparecem como destaque, crescendo (+142%), conforme a tabela
abaixo:
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"Mesmo assim,
observamos que, no geral, as vendas não foram satisfatórias, e a Black Friday
deste ano não surpreendeu o varejo, vendendo menos (-1,7%) que o ano de 2020,
refletindo também a atual situação econômica do Brasil", conclui Tiago.
Para acessar o Radar
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