Confira as recomendações do especialista da All iN | Social Miner
É difícil vender online, não é mesmo?
Muito tempo, esforço e dinheiro é colocado em cada negociação, seja ela pequena
ou grande. E uma das coisas mais frustrantes para estes empresários é o
abandono de carrinho, quando um cliente quase compra o seu produto. De acordo
com dados do instituto de pesquisa Baymard, em média 69,82% dos carrinhos são abandonados nas compras online. Como os
lojistas podem reverter essa situação e aumentar as suas vendas? Confira abaixo
algumas dicas do Ricardo Rodrigues, head de produto da All iN | Social Miner:
1 - Seja claro
quanto ao frete
Um dos pontos mais sensíveis para compra online é o frete. Nossa pesquisa sobre experiências omnichannel, por exemplo, mostra que 49% dos consumidores preferem comprar em lojas físicas porque não pagam pelo frete e 31% que avaliam suas experiências de consumo como negativas porque o valor do frete é muito alto, injusto ou não compensa.
Ou seja, os
consumidores tendem a não querer pagar fretes altos e, muitas vezes por falta
de transparência, descobrem o valor só no fim da compra, depois
mesmo de fazerem o cadastro. Isso, além da perda da venda, gera uma experiência ruim
para essa pessoa. Procure deixar claro este ponto, oferecendo na mesma tela de
compra a opção de calcular o valor da entrega e, se possível, variadas
possibilidades de preço.
2 - Cadastro muito
longo
Apesar de importante para obter
informações sobre o seu cliente, um cadastro exageradamente longo ou travado
pode levar ao abandono do carrinho. Procure pedir só as principais informações,
com opções de login mais fáceis e de fácil preenchimento. Além disso, garanta que
esteja de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados
e demais regras.
3 - Promoções
confusas
Imagine que você quer comprar uma
camiseta e vê um bom modelo em promoção. Porém, na hora de finalizar a compra,
descobre que o desconto vale apenas para um tamanho específico, que não é o
seu. Isso pode levar ao abandono de carrinho e a uma experiência ruim para o
cliente que, além de não comprar, pode falar mal da sua loja. Evite isso
sendo claro e objetivo nas suas comunicações, quanto aos
critérios de suas promoções, entre outros.
4 - Tenha um site
seguro
Dificilmente alguém comprará em seu
site se não achá-lo seguro. Em especial na hora de fechar a compra, se o
possível consumidor não sentir confiança ele não vai finalizar a transação. Invista em
certificados de segurança SSL e em plataformas de e-commerce confiáveis
para evitar este problema.
5 - Meio de
pagamento
Um outro motivo recorrente para o
abandono de carrinho é a plataforma de pagamento. Ela deve oferecer
variedade de bandeiras, opções de parcelamento e diferentes modalidades de
pagamento, como crédito, boleto e PIX. Aqui também é importante
investir em um fornecedor confiável, que ofereça segurança — para você e seu
cliente — na hora da compra.
6 - Use os dados a
seu favor
Um abandono de carrinho pode oferecer informações importantes para o seu negócio. O cliente abandonou porque não tinha o produto em estoque? O frete estava muito caro? Estava só pesquisando? Extraia dessas situações insights para melhorar o seu e-commerce e utilize em campanhas de marketing.
Se o frete estava muito caro, talvez
valha a pena oferecer por e-mail marketing o frete grátis para esse cliente. Se
o produto que ele procurava está em falta, que tal oferecer um similar? O carrinho
abandonado não precisa ser o fim da sua interação com esse cliente, mas sim uma
oportunidade para conquistá-lo.
Ricardo Rodrigues - engenheiro de computação com mestrado em
inteligência artificial pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Trabalhou em centros de pesquisa no Brasil e França, foi professor
universitário e data scientist no Peixe Urbano e selecionado para o programa
Techmission no Silicon Valley (EUA) em 2014 como empreendedor de alto
potencial. Hoje é head de produto da All iN & Social Miner.
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