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quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Cibersegurança: veja como se preparar para a Black Friday 2021

É verdade que o foco da Black Friday 2021 é fazer um bom volume de vendas, mas a preparação para as ofertas não deve negligenciar a cibersegurança. Durante esse período de campanha, acontece uma superexposição dos consumidores e das empresas, aumentando os riscos de ataques hackers.


Como ocorre uma grande movimentação de consumidores, comerciantes e da equipe de TI, é preciso fornecer toda a estrutura necessária para que as transações no meio digital aconteçam da forma mais segura possível para todos. Portanto, para que a Black Friday seja um grande sucesso em seu negócio esse ano, coloque a cibersegurança em seu planejamento.



A cibersegurança aplicada no e-commerce

Quando acontecem grandes campanhas de vendas, o e-commerce processa muitos pedidos e, com isso, diversos dados são lançados no meio digital, onde ocorrem transações de pagamento simultâneas. Esse é justamente o cenário que vamos encontrar durante a Black Friday 2021.

Normalmente, o e-commerce faz uma série de alterações e ajustes em sua infraestrutura, sistemas e aplicativos para disponibilizar campanhas de marketing, preços diferenciados e publicações para esses eventos. Sendo assim, é recomendável que sejam feitos investimentos em cibersegurança de forma equilibrada, trazendo melhorias de tecnologias de defesa e também preparando a equipe técnica para possíveis ameaças.

São tecnologias diferentes para cada tipo de estrutura e aplicações, inclusive aquelas para atender especificamente as demandas da Black Friday 2021. Essas tecnologias irão contribuir para segurança das transações e enorme volume de pedidos, combater o roubo de dados, combater tentativas de fraude, entre outros.

Com processos bem estruturados em um sistema com tecnologias que atendem às demandas de seu negócio, ele estará preparado para o evento. Também é necessário ter uma equipe bem treinada e preparada para lidar com as ameaças cibernéticas, além de aplicar ações de mitigação, caso ocorram imprevistos.



Os impactos do investimento em segurança cibernética

É importante ressaltar que a cibersegurança é fundamental durante a Black Friday 2021, mas também deve ser parte integral de qualquer projeto, devido à transformação digital que está em crescente evolução e ao volume cada vez maior de dispositivos conectados à internet.

Observamos um processo muito forte de evolução tecnológica, mas percebemos também que os hackers evoluem em suas técnicas e constantemente estão encontrando falhas e meios de invadir sistemas e redes. Ou seja: a segurança cibernética deve ser tratada como um processo de evolução contínua.

O investimento ininterrupto é indispensável e deve ser incorporado à cultura da organização, mudando o pensamento de que o orçamento em cibersegurança é uma despesa. Ao manter as tecnologias de defesa atualizadas, é possível ter uma equipe de segurança sempre preparada para esses possíveis ataques, com estrutura e conhecimento diante das ameaças constantes.

Na preparação para a Black Friday 2021 é fundamental rever quais são os investimentos feitos em segurança no seu e-commerce. O intuito é observar possíveis falhas e brechas que abrem a possibilidade para erros e ataques durante a campanha de vendas. Assim, isso pode ser corrigido para que o seu negócio esteja pronto.



A experiência do consumidor na Black Friday em um cenário seguro

Quando é realizado um investido em cibersegurança, também são adotadas camadas de defesa mais evoluídas, o que mantêm os negócios da empresa em constante operação. É por isso que a experiência do consumidor na Black Friday 2021 também é impactada de forma positiva por essa estratégia. Isso garante que as operações digitais sejam seguras e inequívocas para o cliente, especialmente durante essa campanha.

Não podemos deixar de citar que o tema de cibersegurança, atrelado à experiência dos consumidores, vai além de um problema específico de segurança na aplicação. Inclui também possíveis reflexos provenientes de um ataque hacker, como o vazamento de dados pessoais.

Aqui, apontamos a importância que o investimento em cibersegurança tem para que o e-commerce atue de acordo com o que está determinado na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Assim, evitamos problemas para a empresa durante a Black Friday e garantimos mais confiança para o consumidor optar pelo seu e-commerce.



As melhores estratégias para implementar a cibersegurança

O primeiro passo é promover o assunto dentro da empresa para melhorar a visão sobre a importância da segurança na organização. Trazer exemplos de casos de sucesso para fazer a mudança de mindset diante dos tomadores de decisão pode ser uma boa escolha.

Não se esqueça de que a segurança cibernética deve ser estruturada de uma forma alinhada com as estratégias de risco e o plano de continuidade de negócios da sua empresa. Assim, atenderá todas as demandas que ela precisará durante a Black Friday e ao longo de todo o ano.

 


Alexandre Veiga - Head de Cyber Security da Stefanini Rafael

 

ENEL DISTRIBUIÇÃO SÃO PAULO OFERECE DESCONTO DE ATÉ 50% PARA CLIENTES QUITAREM SUAS DÍVIDAS


·         Melhor oportunidade de negociação do ano está disponível para todos os clientes até o dia 31 de dezembro;


·         A ação Quita Fácil oferecerá desconto de até 50% e os clientes ainda poderão parcelar suas dívidas 

 

A Enel Distribuição São Paulo lançou nesta semana a ação Quita Fácil, com condições especiais de negociação de dívidas para todos os seus clientes. A iniciativa tem como objetivo estimular a regularização daqueles que estão inadimplentes junto à empresa, além de facilitar essa negociação com descontos, redução de juros e diversas opções de parcelamento. A campanha que começou nesta semana, se estenderá até o dia 31 de dezembro e os clientes podem realizar a negociação até mesmo sem sair de casa, pelo Portal de Negociação, disponível no site da empresa, pelo aplicativo Enel São Paulo ou pelo Call Center (0800 72 72 120). Aqueles que preferirem realizar a negociação pessoalmente, podem procurar qualquer uma das lojas de atendimento da Enel, inclusive as lojas dos bairros de Santo Amaro, São Miguel e Tatuapé, estarão abertas nos próximos quatro sábados, dias 27 de novembro, 4, 11 e 18 de dezembro, como mais uma opção para os clientes negociarem suas dívidas. 

O Diretor de Mercado da Enel Brasil, Luiz Flávio Xavier, explica que as condições de negociação definidas nesta ação – Quita Fácil – são as melhores oferecidas aos clientes neste ano. “Muitas pessoas querem encerrar o ano com as suas contas em dia e o objetivo da Enel é que, por meio dessa ação, os clientes encontrem mais facilidades para negociar, já que a empresa estará oferecendo descontos expressivos de até 50%, além de isenção de juros e parcelamentos ainda mais longos”, afirma. “A empresa está trabalhando em ações para se aproximar cada vez mais dos seus clientes e entendemos que facilitar o pagamento, principalmente, de contas já atrasadas, será um diferencial neste final de ano”, ressalta. 

As condições especiais de negociação estão disponíveis para todos os clientes da distribuidora, incluindo comércios, indústrias, residências e propriedades rurais. Aqueles clientes com débitos vencidos há mais de 180 dias poderão ter desconto de 50% sobre a dívida original vencida há mais de 180 dias, com a possibilidade de ainda parcelar em seis vezes – uma entrada de 10% mais cinco parcelas, neste haverá cobrança de 1% de juros de financiamento. O desconto oferecido pela companhia, durante o período da campanha, não inclui os valores cobrados de juros, multa e atualização monetária. Para aqueles clientes com débitos vencidos há menos de 180 dias, a Enel também facilitará a negociação com parcelamento em até 12 vezes – uma entrada de 10% mais 11 parcelas – e não haverá cobrança de juros. Confira todas as condições disponíveis acessando o link: https://www.enel.com.br/pt-saopaulo/Informativos/negociacao-enel-sp.html

 

Serviço: 

 

AÇÃO QUITA FÁCIL

Quando: até 31 de dezembro


Onde negociar:

 

·  Lojas e postos de atendimento Enel SP - horários e endereços podem ser consultados no link: https://www.enel.com.br/pt-saopaulo/Informativos/pontos-de-atendimento.html;


·         Call Center: 0800 72 72 120;


·         Portal de Negociação: https://portalnegociacao.eneldistribuicaosp.com.br/#/home;


·         Aplicativo da Enel São Paulo: iOS (https://apple.co/2VpYh8q) e Android (http://bit.ly/2VmOsIj);


·         Lojas abertas aos sábados, nos dias 27 de novembro, 4, 11 e 18 de dezembro, nos bairros de Santo Amaro, São Miguel e Tatuapé.

 


Jovens tiveram autoestima afetada na pandemia, revela estudo

O impacto da pandemia e do isolamento na vida dos jovens vai além da solidão, influenciando de maneira negativa os mais novos

 

Em questão de poucos dias, ainda no primeiro trimestre de 2020, todos os brasileiros precisaram se adaptar com rapidez a uma nova realidade de quarentena. Desde então, a população precisou lidar com a situação desafiadora, acarretando uma série de impasses. Para avaliar o impacto da Covid-19 nos jovens, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios fez uma pesquisa com 20.027 participantes e perguntou: “a pandemia mexeu com sua autoestima?”. O estudo foi feito entre 18 e 29 de outubro de 2021 com um público entre 15 e 29 anos. 

 

Para 50,3% (ou 10.075) respondentes, somente no começo da crise sanitária foram enfrentados problemas relacionados a esse campo, mas conseguiram se adaptar. Para Beatriz Kerschner Menezes, recrutadora do Nube, a sensação de estar preso em casa e a incerteza do fim das medidas de prevenção ao vírus trouxe muita irritabilidade. Segundo a especialista, isso afeta diretamente como o indivíduo se vê e a forma com a qual enxerga a vida. “A sensação de solidão acaba se tornando frequente com uma interferência enorme na autoestima, assim como em demais aspectos. Além disso, o isolamento implicou em um aumento no acesso diário às redes sociais, impulsionando a comparação entre pessoas diferentes e diminuindo ainda mais o amor próprio de forma geral”, destaca.

 

Já 21% (4.202) perceberam uma piora muito maior e enfrentam dificuldades de lidar com os desafios do dia a dia até hoje. “É importante ter a consciência de como cuidar de si é uma forma de lidar melhor com tudo em nossa volta. Tentar manter boas rotinas de sono, comer alimentos saudáveis, praticar exercícios físicos e tirar um tempo para lazer são alguns pontos fundamentais. Deixar sempre o ambiente arrumado também traz uma sensação de conforto. Cada um de nós tem o seu próprio tempo para a realização de atividades, evitar comparações com outros indivíduos nos faz respeitar ainda mais quem somos e os nossos limites. É crucial criar uma rede de apoio, com amigos, familiares, pessoas capazes de nos auxiliar em períodos difíceis e não ter medo de pedir ajuda, se for necessário”, sugere Beatriz. 

 

Mais de 12,8% (2.570) não tiveram esse obstáculo, se valorizam e veem essa atitude como fundamental.  “Pensando como recrutadora, é indispensável aos candidatos acreditarem em seus potenciais, além da vontade de continuarem se desenvolvendo. Isso demonstra uma habilidade pessoal muito valiosa e a empresa obtém mais segurança em estimular o crescimento do talento na instituição”.

 

Cerca de 9,4% (1.884) oscilam muito, independentemente do cenário global. Para a selecionadora, as conquistas e desavenças podem causar uma variação brusca nas emoções. “É vital se manter positivo e focar no bom e em tudo com a possibilidade de ser melhorado. Se torna imprescindível a criação de alternativas para a realização de tarefas e tentar não remoer os erros. Em alguns casos mais sérios, é essencial procurar ajuda especializada”, orienta. 

 

Por fim, 6,5% (1.296) afirmaram ser “zen” e, portanto, não têm esse problema. “Quando uma pessoa consegue se manter calma em momentos de instabilidade e possui uma maior facilidade em lidar com adversidades, isso impacta em uma maior confiança. Consequentemente, a capacidade de se relacionar com outras pessoas é ampliada, promovendo um olhar mais otimista sobre o cotidiano para, assim, refletir em todas as incumbências realizadas futuramente”.

 

Dessa forma, a especialista deixa dicas para quem quer vencer um nível baixo de reconhecimento de suas próprias competências. “Pensar em seus pontos fortes e naqueles a se desenvolver pode gerar uma autoanálise ótima, sempre buscando o crescimento individual e profissional. Se valorizar é entender como temos qualidades e defeitos. Precisamos nos aceitar dessa maneira, mesmo com nossas imperfeições, buscando melhoria contínua. Portanto, zele seu corpo e sua mente”, conclui. 

 


Fonte: Beatriz Kerschner Menezes, recrutadora do Nube

 www.nube.com.br


5 motivos para não usar WhatsApp como canal de comunicação interna


Hoje, é praticamente impossível pensar em uma estratégia de comunicação interna que não envolva canais online. 

 

Entretanto, é preciso analisar com muita atenção quais canais digitais serão os mais adequados para a CI. Afinal, não adianta apostar em uma ferramenta que não dá respaldo para um trabalho estratégico, correto?

 

Além disso, mesmo aquelas opções que já façam parte do hábito do colaborador devem ser bem analisadas. Exemplo disso é o WhatsApp, que ficou horas fora do ar neste semana e que mesmo sendo tão popular entre as pessoas, não é uma ferramenta adequada para a complexidade do trabalho de comunicação interna.

 

Existem diversos perigos do WhatsApp como ferramenta de comunicação interna. Antes mesmo da pandemia, usar o WhatsApp para trabalho já era prática comum (só no Brasil, são mais de 120 milhões de usuários). Uma resposta aqui, outra ali, um grupo com a equipe para facilitar o alinhamento, até que, então, as organizações começaram a usar o canal para a comunicação em massa.

 

Nesse caso, existem várias ressalvas que devem ser pontuadas sobre seu uso do aplicativo de troca de mensagens. Abaixo listo cinco motivos para não utilizar o WhatsApp como canal de comunicação interna. Confira: 

 

1) Distrações: como o WhatsApp não é um aplicativo usado apenas para o trabalho, torná-lo um dos carros chefes da CI abre uma grande brecha para o desvio de atenção dos colaboradores, o que pode afetar na produtividade e resultados entregues.

 

2) Excesso de mensagens: complemento ao ponto anterior, é preciso analisar a frequência de mensagens enviadas para o canal, porque – além da distração causada – envios constantes oferecem um grande risco de saturação da ferramenta. E quando isso acontece, os colaboradores deixam de prestar atenção e a mensagem que é entregue passa a não ser mais assimilada (o famoso “virou paisagem”).

 

3) Dados sensíveis: por se tratar de um aplicativo de cunho pessoal, é delicado usar o canal como fonte de informações de dados sensíveis, como benefícios.

 

4) Segurança digital: as fraudes no WhatsApp são, infelizmente, comuns. Como sua empresa não é dona do aplicativo, todas as informações ali estão expostas aos hackers. Sem contar a exposição do contato pessoal de todos os funcionários. Cuidado!

 

5) Falta de recursos para o profissional de CI: agendar uma campanha, consultar o resultado da campanha, promover interatividade, centralizar recursos de pesquisa, só uma ferramenta pensada para as necessidades estratégicas da Comunicação Interna pode fazer uma entrega funcional.

 

Rede social corporativa como a melhor solução digital

Depois desses argumentos, você pode considerar evitar o uso do celular como caminho para se comunicar com seu colaborador, mas espere! Com uma estratégia bem definida e uma ferramenta adequada, o smartphone pode ser o grande aliado da comunicação interna.

A rede social corporativa, aproxima times, leva as informações de comunicação interna e RH para todos os colaboradores, além de promover o engajamento dos profissionais com a empresa e seus valores.

 

Por se tratar de um canal que é de propriedade da empresa, a segurança da informação é garantida, assim como um ambiente propício para a comunicação, garantindo respaldo diante da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

 

Além disso, com a ferramenta própria, é possível obter métricas e usá-las como base para planos de ação mais bem direcionados.

 

E, por fim, ter um canal próprio que tenha um alcance tão único como a rede social corporativa é uma ótima ideia para usar do comportamento digital das pessoas para criar interesse e estreitar relações entre colaboradores e empresas.

 


Gabriel Kessler - CGO do Dialog.ci, startup responsável por desenvolver uma plataforma online de comunicação interna e RH, que funciona como um hub para o colaborador e melhorar o engajamento dentro das empresas.


6 lições da Construção Civil que podem ser aplicadas no empreendedorismo

 

Empreender não é uma tarefa fácil e requer muita coragem e esforço - seja em qualquer segmento. O setor de construção civil, no entanto, conseguiu pegar fôlego durante a pandemia e vê nessa mudança de perfil um aquecimento do mercado. E por sofrer tantas oscilações para se manter em pé, a construção civil pode trazer diversas lições e ajudar quem deseja empreender.

 

Acredito que, na hora de empreender é preciso enfrentar diversos desafios, mas o principal é saber se planejar. Alguns países dão show nisso, como Japão e Alemanha. Eles investem tempo no planejamento para a execução ser perfeita. 

 

Aqui no Brasil, geralmente, as pessoas não priorizam planejamento e as coisas acabam acontecendo em cima da hora, mesma coisa de trocar o 'pneu com o carro andando', mas infelizmente é comum.

 

Abaixo, listo alguns conceitos importantes no setor da construção civil e que podem ajudar quem quer empreender em qualquer área. Confira:

 

Desafio Comercial: O primeiro desafio é o comercial. Convencer as pessoas a confiarem um dinheiro alto na sua mão para fazer uma obra, não é fácil. Alguns dizem que precisa ter dom comercial. Tem muito engenheiro, por exemplo, que não consegue trabalhar porque não sabe ser comercial, ou seja, não sabe vender. 

 

Como estratégia para superar esse desafio, é saber ser uma pessoa voltada à solução, que resolve problemas, com uma postura profissional positiva, demonstrando evolução. Isso faz com que as pessoas criem uma confiança em você. Costumo dizer que na engenharia civil, conhecemos muita gente, fazemos muito networking e é uma lição essencial para quem deseja entrar para o mundo do empreendedorismo.

 

Planejamento de controle da execução das atividades: Na engenharia civil os três pilares que mandam são: preço, prazo e qualidade no serviço. Dominar e gerir toda a complexidade de uma obra, cumprindo com esses três requisitos, é um desafio. Isso acontece muito no dia a dia. Também é preciso ter sangue frio e clareza de pensamento para não perder a linha. Isso conquista o cliente e entrega a obra de forma adequada.

 

Para qualquer empresa, a pessoa deve ter pé no chão, saber dar passo para frente e  passo para trás. Assim é possível planejar, pensar em cima dos problemas, tudo isso faz parte do planejamento. Se você conseguir dedicar um tempo adequado de planejamento para a execução de tarefas, quando iniciar as atividades, elas irão acontecer de forma natural, tudo por meio de um controle de atividades.

 

Seja o "Senhor da Situação": Tem um pensamento na construção civil que é ser o 'Senhor da Situação', ou seja, saber dominar cada aspecto do projeto. É preciso conhecer o cliente, a execução e saber como lidar com ele ao decorrer das atividades. Também ter em mente a antecipação, a cada tarefa, você deve pensar no melhor e no pior cenário, assim sabe lidar se algo der errado. Imaginar tudo do início até o fim faz com que você enxergue algumas antecipações, isso evolui com rapidez.

 

Conquiste o mercado: O maior desafio é conquistar o mercado, ter um produto ou serviço de qualidade que venda por si só. Para quem começa do zero, precisará gastar saliva para conquistar o mercado, para conseguir ter um serviço ou produto que ande sozinho. Um fato é, quando começamos uma empresa não sabemos o que vai acontecer, então ter algo de qualidade já é um ótimo ponto de partida para te fazer crescer. 

 

Todo empreendedor precisa ser empresário, lidar com todas as situações chatas como contabilidade, jurídico, tem muitos assuntos burocráticos. Aprender a gostar da parte chata é necessário para o sucesso de um negócio 

 

Saiba lidar com todos os tipos de pessoas: Na construção civil, lidamos com todos os tipos de pessoas - desde as mais simples até o grande empresário. Isso é muito bom para o crescimento pessoal e profissional de um empreendedor, de qualquer área, pois consegue se sintonizar com todos os tipos de perfis, isso me ajudou muito a entender que cada cliente é um cliente, cada fornecedor é um fornecedor, cada um tem um jeito de trabalhar. Entender o valor de cada um, todos têm valor e constroem para que saia conforme o planejado.

 

Faça amigos: Tenha muitos amigos e todos os tipos de amigos. Faça parte de clãs diferentes, conheça pessoas diferentes. A diferença complementa. Assim, uma hora cada um deles vai te salvar em algum ponto. Tem sempre alguém para recorrer, isso no empreendedorismo é base, porque sempre vai ter alguém sabendo lidar com os problemas.



 

Victor Gomes - CEO da Expertise Engenharia

 

Varejo criativo: como usar o Natal para faturar mais o ano todo?

Reencontro. Essa deve ser a palavra de ordem para as celebrações desse fim de ano. Depois de longos meses de pandemia, o avanço na vacinação tem permitido que muitas famílias e amigos voltem a se encontrar – fato que aumenta ainda mais as expectativas do varejo para o Natal. O segredo do sucesso está em aproveitar a data para faturar ao longo de todo o próximo ano, visando minimizar as perdas acumuladas pelo fechamento das lojas físicas.

Segundo uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, cerca de 77% dos consumidores pretendem presentear esse ano, retomando ao patamar pré-pandemia. Isso significa que 123,7 milhões de pessoas devem ir às compras, injetando cerca de R$ 68,4 bilhões na economia. Cada consumidor pretende comprar até cinco presentes e o ticket médio será de R$ 122,78 para cada um.

Com tanta gente indo às compras, é fundamental que o varejo se prepare para aproveitar melhor as oportunidades. É importante fazer um bom planejamento e estabelecer as metas de quanto se pretende vender. A Black Friday, evento que vem se consolidando cada vez mais no Brasil, deve ser usada como um bom termômetro para as ações do varejo para o Natal. É necessário analisar o que deu certo, o que precisa ser melhorado, e desenvolver estratégias para atrair o público, depois de tanto tempo longe do comércio.

Para aumentar o nível de confiança, é imprescindível que as lojas apostem nos protocolos contra a Covid-19. O uso de máscaras e álcool em gel continuam valendo e os cuidados não devem ser menosprezados. Para suavizar o clima de tensão, vale a pena apostar na decoração natalina. Essa é uma estratégia muito importante para ajudar no resgate dos sentimentos de paz, harmonia e união que a data sempre inspira. O bom velhinho nunca foi tão aguardado quanto agora!

Mas as ações não devem parar por aí. Como boa parte dessas compras são destinadas aos presentes, é preciso investir em uma boa embalagem, capaz de encher os olhos tanto de quem presenteia quanto de quem é presenteado. E, quem compra o presente, também merece um mimo. Um agrado simbólico, como um simples calendário, pode ser o suficiente para encantar o consumidor e ainda marcar a visibilidade da empresa ao longo de todo o ano.

Inclusive, vale a pena apostar também nos sorteios. Os brindes podem ser desde um vale-presente, uma massagem, até um carro, como é feito popularmente nos shoppings centers. Além de elevar o ticket médio das compras, fazendo com que o consumidor se sinta estimulado a gastar mais para receber cupons do sorteio, esse tipo de ação é imprescindível para captar os dados do cliente, que podem representar uma grande oportunidade para mantê-lo sempre por perto.

Ao colher esses dados corretamente, respeitando as regras da Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, as empresas devem apostar nas ações de marketing. É possível enviar promoções especiais por e-mail, SMS ou até mesmo uma ligação no dia do aniversário do cliente. Esse tipo de iniciativa ajuda a criar fidelidade e gerar vendas em todas as datas comemorativas, como Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados, entre outras.    

Criando as estratégias certas, com uma boa dose de criatividade, o varejo conseguirá criar um Natal marcado pelo recomeço. As comemorações ainda demandam cuidados especiais, mas certamente o clima de festa estará muito mais perceptível. Os reencontros serão regados à saudade e um certo alívio pelo sentimento de que o pior já passou. Será hora de agradecer e principalmente planejar dias melhores para o ano que se aproxima.



Marcos Guerra  - Superintendente de Receita e Marketing na Pontaltech, empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel.

 

Pontaltech

https://www.pontaltech.com.br/

 

Black Friday e as expectativas econômicas


Amanhã, sexta-feira, 26 de novembro, é dia de Black Friday - prática que se iniciou nos Estados Unidos, inaugura a temporada de vendas natalinas e se estendeu a diversos países do mundo. A data tem se consolidado como um dia de grande importância para o setor varejista porque, ao mesmo tempo que representa ganhos para consumidores (que têm boas oportunidades de compra), resulta em ganhos para os lojistas (que aumentam substancialmente suas vendas neste dia.

No Brasil, as expectativas de compra e venda se mantêm altas em 2021. Além de uma oportunidade de potencializar as vendas, a Black Friday tem sido considerada uma oportunidade de movimentar a economia brasileira. Apesar das altas expectativas, a data deve ter, esse ano, ofertas limitadas em comparação com anos anteriores em razão da conjuntura econômica nacional.

De um lado, os gargalos da estrutura produtiva nacional (que não recuperou a capacidade produtiva anterior à pandemia), aliada a escassez de insumos em escala global, limitaram a oferta de produtos. Assim, o nível geral de estoque é baixo em comparação com anos anteriores.

De outro lado, a inflação alta e as incertezas econômicas reduziram a intenção de compra de uma parcela substancial dos consumidores. Ainda assim, a demanda reprimida em razão da pandemia, deve garantir as vendas do período, mesmo que com ofertas mais tímidas.

Em tempos de instabilidade econômica, cabe ao consumidor muito planejamento e organização para fugir das compras por impulso. Além da tradicional pesquisa de preços, é importante que o consumidor liste os produtos que intenciona comprar. Outro recurso bastante útil são as ferramentas de monitoramento de preços.

 

Leila Pellegrino - professora de Economia e coordenadora do curso de Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas.


Brasileiros sofrem com uma tentativa de fraude a cada 7 segundos em outubro, aponta Serasa Experian

Com a chegada da Black Friday consumidores e empresários precisam intensificar atenção na hora das compras para garantir segurança e proteger dados pessoais

 

O Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian registrou um aumento de 10,0% em outubro de 2021, no comparativo com o mesmo período do ano anterior. Essa alta significa que, a cada 7 segundos uma movimentação suspeita acontece no Brasil. Além disso, de acordo com o índice, o segmento de Bancos e Cartões é o que possui a maior representatividade (58,0%) e, ainda levando em conta a variação anual (out/21 x out/20), registrou expansão de 16,6% em relação às movimentações fraudulentas detectadas.

“Com o fortalecimento das transações online e a proximidade do período de Black Friday, que impulsiona as vendas no país, esse cenário tende a se agravar. É comum que os fraudadores aproveitem oportunidades como essas, em que os consumidores estão mais dispostos a comprar e abertos para descontos e promoções milagrosas, para intensificar as tentativas de golpes financeiros com foco, principalmente, em bancos e cartões”, explica o Diretor de Soluções de Identidade e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian, Jaison Reis. Confira os dados por setor completos no gráfico abaixo.


Ainda segundo o indicador, a faixa etária que mais sofreu com as tentativas de ataque em outubro deste ano é a dos consumidores de até 25 anos, que representam 13,1% do total. Em sequência estão aqueles de 26 a 35 anos, com 10,9% e os de 36 a 50 anos, marcando 9,5%. A parcela da população com idade de 51 a 60 representa 8,7% das possíveis vítimas, enquanto as pessoas acima de 60 anos equivalem a apenas 8,4%.

Para Jaison Reis, os consumidores precisam ficar cada vez mais atentos durante as compras digitais e existem algumas dicas que podem ajudar a evitar situações perigosas. “Em busca de realizar bons negócios no período de Black Friday, por exemplo, as pessoas devem se atentar, principalmente, a procedência dos sites em que estão navegando e inserindo seus dados pessoais. Além de investigar com cautela as promoções e links enviados por e-mail, que podem ser falsas e até utilizar o método de phishing para extraviar informações”.

Ainda de acordo com o Diretor de Identidade e Prevenção a Fraude da Serasa Experian, os empreendedores também estão na mira dos crimes cibernéticos e precisam reforçar suas medidas de segurança. “É fundamental que as empresas estejam sempre se atualizando e fortificando as medidas de segurança contra fraudadores. Em um momento tão significativo para o varejo, como é a Black Friday, sofrer uma tentativa de fraude pode impactar negativamente o faturamento dos negócios. Por isso, é preciso utilizar uma abordagem de camadas para lidar com os crimes digitais, agrupando soluções capazes de possibilitar aspectos diferentes de proteção”.

Dentre as regiões mais visadas pelos cibercriminosos, destaque para o Sudeste, com 52,4% das tentativas de fraudes, seguido do Nordeste (17,7%), Sul (15,1%), Centro-Oeste (8,9%) e o Norte (6,0%). Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Serasa Experian e Sebrae lançam iniciativa de auxílios às MPEs
A Serasa Experian e o Sebrae firmaram uma parceria e juntos disponibilizam a plataforma Aprenda, que tem o objetivo de contribuir e impulsionar a retomada econômica das micro e pequenas empresas. A iniciativa gratuita traz informações diversas e confiáveis sobre como melhorar a gestão das finanças e do crédito, principais desafios encontrados pelos empreendedores atualmente. Além disso, outros temas de interesse como, prevenção a fraudes, métodos de cobrança e marketing de vendas também são contemplados pelos materiais, criando uma linha completa de aprendizado. Todos os donos de micro e pequenos negócios podem se beneficiar dos conteúdos pelo site: www.aprendaserasasebrae.com.br.

 

Serasa Experian

 www.serasaexperian.com.br


TST entregará comendas da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho no próximo dia 1º de dezembro

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) realizará no próximo dia 1º de dezembro a cerimônia de outorga da Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho de 2021. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do TST no YouTube, a partir das 17h.

Entre os agraciados está o doutor e mestre em Direito do Trabalho, Ricardo Pereira de Freitas Guimarães, que foi indicado pelo TST para receber a Comenda do Mérito Judiciário do Trabalho como Comendador. A homenagem é concedida às instituições e às personalidades que se destacam no exercício de suas profissões ou pelos serviços prestados à sociedade e à Justiça do Trabalho.

Ricardo Pereira de Freitas Guimarães, que também é professor da Faculdade Autônoma de Direito (FADISP) e da pós-graduação da PUC-SP, é natural de Belém do Pará, chegou em São Paulo aos 6 anos de idade. Aos 8 anos, após o falecimento do pai, passou por dificuldades ao lado de sua mãe e das suas duas irmãs, porém não mediu esforços para construir sua tão sonhada carreira no mercado de trabalho. Ele ressalta que passou um filme em sua cabeça quando leu o ofício: "As sensações são múltiplas. Essa comenda, de certa forma, é de todos da família e dos advogados(as), professores(as) que atuam na área do Direito do Trabalho. Fiquei extremamente emocionado, muito, muito feliz", ressalta.

Na solenidade, serão agraciadas 38 personalidades. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, e o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, receberão a comenda no grau Grão-Colar. O ministro do STF Nunes Marques será homenageado com a medalha Grã-Cruz. Outros laureados serão: a primeira-dama da República Federativa do Brasil, Michelle Bolsonaro; os presidentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, e do Superior Tribunal Militar (STM), Luís Carlos Gomes Mattos; o procurador-geral da República, Augusto Aras; e o advogado-geral da União, Bruno Bianco Leal.

A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho (OMJT) é concedida anualmente em seis graus: Grão-Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. As indicações dos agraciados são feitas pelos ministros do TST e pelo Conselho da OMJT, que analisa os nomes indicados e define a lista anual

 

Reputação e imagem em tempos de ESG

Principais crises de empresas estão intimamente ligadas aos pilares de sustentabilidade. 

 

Muitas organizações levantam bandeiras, afirmam lutas, divulgam ações ligadas ao ESG - Ecoambiental, Social e Governança; este é, afinal, o “trunfo” do século. Porém, ao trabalhar as práticas de ESG, quem não começar pelo G, terá um resultado sem consistência, podendo gerar riscos de imagem e reputação. É possível quase afirmar que todas as crises do tipo são, em sua essência, crises que se encontram dentro dos pilares socioeconômicos e socioambientais que, de fato, não são praticados pelas empresas. 

 

Uma pesquisa realizada pela OnePoll e pela Navex Global, nos EUA, mostra que diversas companhias têm projetos ou programas voltados ao ESG, principalmente em relação às métricas ambientais, porém, menos de 40% afirmaram o mesmo sobre o cumprimento de metas sociais e de governança. Rompimento de barragens, corrupção, negacionismo da pandemia são exemplos de como esse dado pode ser considerado grave para gerar uma crise de reputação. “Levam-se anos para construir uma boa imagem, e só é preciso de cinco minutos para degradá-la. Ativos intangíveis como a reputação chegam a corresponder a até 80% do valor de mercado de uma instituição e as expectativas que os stakeholders possuem em relação às instituições afetam diretamente o que elas representam para o mercado”, afirma Hugo Bethlem, CPO da Bravo GRC, uma consultoria em tecnologia para GRC e ESG.

 

E a reputação é algo que custa caro, muito caro. As organizações despencam de posições nas quais antes figuravam, dentro das nas principais listas de negócios bem-sucedidos ou milionários, porque não possuem uma governança consistente com as práticas de ESG. Um exemplo disso é a imagem arranhada de uma grande rede de supermercados que estampou noticiários e redes sociais com acusações de racismo e até maus tratos aos animais. Os fatos geraram duas grandes crises e servem de lição para outras empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, sobre as suas políticas internas de mitigação de riscos ligadas aos pilares de sustentabilidade. 

 

Ou seja, muito mais do que “levantar a bandeira”, é preciso mostrar e explicar como e por que se faz. “A transparência é um dos pilares da Governança Corporativa que, por sua vez, faz parte do atual conceito do ESG. As empresas deixam de focar apenas na propaganda por si só, e começam a pensar na construção dessa reputação muito ligada aos apelos emocionais. Uma marca pode ser a representatividade de qualidade de produtos e serviços, mas é também aquela que respeita ou não o cumprimento das suas promessas”, analisa Bethlem.  

 

Quais são as expectativas dos stakeholders com relação aos negócios? Como a agenda ESG se aplica ao negócio e como ele pode gerar valor compartilhado em toda essa cadeia de parceiros? Quais são os riscos existentes que precisam ser mitigados e gerenciados para não impactar a reputação, principalmente quando organizações pregam uma coisa mas não conseguem efetivamente realizá-la dentro de si mesmas? Afinal, o que realmente precisa ser feito para que os critérios ecoambientais, sociais e de governança tenham cumprido suas métricas? Estas são algumas das questões que toda empresa deveria colocar em pauta nas mesas de conselhos e administração, enquanto diretoria e gerência, e que deveriam estar no dia a dia de qualquer bate-papo de almoço entre colaboradores.

 

 

Bravo GRC - consultoria em tecnologia especializada em Governança, Riscos, Compliance e ESG, que integra pessoas e processos para elevar o grau de conhecimento e consciência das organizações, garantir mecanismos de controle e proteger a integridade e reputação dos clientes e dos seus colaboradores.


Detran.SP alerta: veículos com placas terminadas em 9 devem ser licenciados até terça-feira(30)

Caminhões com placas de final 6, 7 e 8 também devem ser regularizados até o final do mês de novembro

 

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) informa que proprietários de veículos com placas de final 9 devem regularizar o licenciamento anual do exercício de 2021 até o dia 30 de novembro, próxima terça-feira. A regra vale também para donos de caminhões com placas terminadas em 6, 7 e 8.

 

No Estado de São Paulo, o licenciamento é realizado de maneira 100% online, por meio do sistema bancário. Portanto, o motorista não precisa ir a uma unidade de atendimento Detran.SP ou Poupatempo para emissão anual eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e), documento de porte obrigatório, que permite a circulação do veículo, salvo se houver algum impedimento administrativo/judicial.

 

A falta de licenciamento é uma infração gravíssima e pode acarretar uma série de problemas para o condutor, como apreensão do veículo, multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Em 2021, o valor da taxa para licenciar veículos usados é de R$ 98,91, independentemente do calendário de vencimento. É importante reforçar que neste ano não há cobrança de taxa do seguro DPVAT.


 

Como Licenciar: 

 

O calendário obrigatório de licenciamento é realizado de abril a dezembro, de acordo com o final de placa. Mas o motorista não precisa esperar chegar o seu mês para regularizar a situação. O licenciamento pode ser feito de forma antecipada a qualquer momento.


Para licenciar o veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico, os débitos do veículo, como por exemplo: IPVA, possíveis multas exigíveis e a taxa de licenciamento.

 

O pagamento poderá ser feito via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) e nas Lotéricas.

 

O documento digital fica disponível para download e impressão no item ‘Licenciamento Digital’ nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e Senatran (https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br/), além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT. O motorista poderá salvar o documento no próprio celular ou imprimir em papel sulfite comum (A4-branca).

 

 

Calendário de Licenciamento do Estado de São Paulo para veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque 

 

 


 Calendário de Licenciamento no Estado de São Paulo para veículos registrados como caminhão



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