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quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Black Friday e as expectativas econômicas


Amanhã, sexta-feira, 26 de novembro, é dia de Black Friday - prática que se iniciou nos Estados Unidos, inaugura a temporada de vendas natalinas e se estendeu a diversos países do mundo. A data tem se consolidado como um dia de grande importância para o setor varejista porque, ao mesmo tempo que representa ganhos para consumidores (que têm boas oportunidades de compra), resulta em ganhos para os lojistas (que aumentam substancialmente suas vendas neste dia.

No Brasil, as expectativas de compra e venda se mantêm altas em 2021. Além de uma oportunidade de potencializar as vendas, a Black Friday tem sido considerada uma oportunidade de movimentar a economia brasileira. Apesar das altas expectativas, a data deve ter, esse ano, ofertas limitadas em comparação com anos anteriores em razão da conjuntura econômica nacional.

De um lado, os gargalos da estrutura produtiva nacional (que não recuperou a capacidade produtiva anterior à pandemia), aliada a escassez de insumos em escala global, limitaram a oferta de produtos. Assim, o nível geral de estoque é baixo em comparação com anos anteriores.

De outro lado, a inflação alta e as incertezas econômicas reduziram a intenção de compra de uma parcela substancial dos consumidores. Ainda assim, a demanda reprimida em razão da pandemia, deve garantir as vendas do período, mesmo que com ofertas mais tímidas.

Em tempos de instabilidade econômica, cabe ao consumidor muito planejamento e organização para fugir das compras por impulso. Além da tradicional pesquisa de preços, é importante que o consumidor liste os produtos que intenciona comprar. Outro recurso bastante útil são as ferramentas de monitoramento de preços.

 

Leila Pellegrino - professora de Economia e coordenadora do curso de Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas.


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