Com a chegada da Black Friday consumidores e empresários precisam intensificar atenção na hora das compras para garantir segurança e proteger dados pessoais
O Indicador
de Tentativas de Fraude da Serasa Experian registrou um aumento de
10,0% em outubro de 2021, no comparativo com o mesmo período do ano anterior.
Essa alta significa que, a cada 7 segundos uma movimentação suspeita acontece
no Brasil. Além disso, de acordo com o índice, o segmento de Bancos e Cartões é
o que possui a maior representatividade (58,0%) e, ainda levando em conta a
variação anual (out/21 x out/20), registrou expansão de 16,6% em relação às
movimentações fraudulentas detectadas.
“Com o fortalecimento
das transações online e a proximidade do período de Black Friday, que
impulsiona as vendas no país, esse cenário tende a se agravar. É comum que os
fraudadores aproveitem oportunidades como essas, em que os consumidores estão
mais dispostos a comprar e abertos para descontos e promoções milagrosas, para
intensificar as tentativas de golpes financeiros com foco, principalmente, em
bancos e cartões”, explica o Diretor de Soluções de Identidade e Prevenção a
Fraudes da Serasa Experian, Jaison Reis. Confira os dados por setor completos
no gráfico abaixo.
Para
Jaison Reis, os consumidores precisam ficar cada vez mais atentos durante as
compras digitais e existem algumas dicas que podem ajudar a evitar situações
perigosas. “Em busca de realizar bons negócios no período de Black Friday, por
exemplo, as pessoas devem se atentar, principalmente, a procedência dos sites
em que estão navegando e inserindo seus dados pessoais. Além de investigar com
cautela as promoções e links enviados por e-mail, que podem ser falsas e até
utilizar o método de phishing para extraviar informações”.
Ainda de
acordo com o Diretor de Identidade e Prevenção a Fraude da Serasa Experian, os
empreendedores também estão na mira dos crimes cibernéticos e precisam reforçar
suas medidas de segurança. “É fundamental que as empresas estejam sempre se
atualizando e fortificando as medidas de segurança contra fraudadores. Em um
momento tão significativo para o varejo, como é a Black Friday, sofrer uma
tentativa de fraude pode impactar negativamente o faturamento dos negócios. Por
isso, é preciso utilizar uma abordagem de camadas para lidar com os crimes
digitais, agrupando soluções capazes de possibilitar aspectos diferentes de
proteção”.
Dentre as
regiões mais visadas pelos cibercriminosos, destaque para o Sudeste, com 52,4%
das tentativas de fraudes, seguido do Nordeste (17,7%), Sul (15,1%), Centro-Oeste
(8,9%) e o Norte (6,0%). Para conferir mais informações e a série histórica do
indicador, clique
aqui.
Serasa Experian e Sebrae lançam
iniciativa de auxílios às MPEs
A Serasa Experian e o Sebrae firmaram uma parceria e juntos disponibilizam a
plataforma Aprenda, que tem o objetivo de contribuir e
impulsionar a retomada econômica das micro e pequenas empresas. A iniciativa
gratuita traz informações diversas e confiáveis sobre como melhorar a gestão
das finanças e do crédito, principais desafios encontrados pelos empreendedores
atualmente. Além disso, outros temas de interesse como, prevenção a fraudes,
métodos de cobrança e marketing de vendas também são contemplados pelos
materiais, criando uma linha completa de aprendizado. Todos os donos de micro e
pequenos negócios podem se beneficiar dos conteúdos pelo site: www.aprendaserasasebrae.com.br.
Serasa Experian
Nenhum comentário:
Postar um comentário