Hoje, é praticamente impossível pensar em uma estratégia de comunicação interna que não envolva canais online.
Entretanto, é preciso analisar com muita atenção quais
canais digitais serão os mais adequados para a CI. Afinal, não adianta apostar
em uma ferramenta que não dá respaldo para um trabalho estratégico, correto?
Além disso, mesmo aquelas opções que já façam parte do
hábito do colaborador devem ser bem analisadas. Exemplo disso é o WhatsApp, que
ficou horas fora do ar neste semana e que mesmo sendo tão popular entre as
pessoas, não é uma ferramenta adequada para a complexidade do trabalho de
comunicação interna.
Existem diversos perigos do WhatsApp como ferramenta de
comunicação interna. Antes mesmo da pandemia, usar o
WhatsApp para trabalho já era prática comum (só no Brasil, são mais de 120
milhões de usuários). Uma resposta aqui, outra ali, um grupo com a equipe para
facilitar o alinhamento, até que, então, as organizações começaram a usar o
canal para a comunicação em massa.
Nesse caso, existem várias ressalvas que devem ser pontuadas
sobre seu uso do aplicativo de troca de mensagens. Abaixo listo cinco motivos
para não utilizar o WhatsApp como canal de comunicação interna. Confira:
1) Distrações: como o WhatsApp não é um
aplicativo usado apenas para o trabalho, torná-lo um dos carros chefes da CI
abre uma grande brecha para o desvio de atenção dos colaboradores, o que pode
afetar na produtividade e resultados entregues.
2) Excesso de mensagens: complemento
ao ponto anterior, é preciso analisar a frequência de mensagens enviadas para o
canal, porque – além da distração causada – envios constantes oferecem um
grande risco de saturação da ferramenta. E quando isso acontece, os colaboradores
deixam de prestar atenção e a mensagem que é entregue passa a não ser mais
assimilada (o famoso “virou paisagem”).
3) Dados sensíveis: por
se tratar de um aplicativo de cunho pessoal, é delicado usar o canal como fonte
de informações de dados sensíveis, como benefícios.
4) Segurança digital: as fraudes
no WhatsApp são, infelizmente, comuns. Como sua empresa não é dona do
aplicativo, todas as informações ali estão expostas aos hackers. Sem contar a
exposição do contato pessoal de todos os funcionários. Cuidado!
5) Falta de recursos para o profissional de CI: agendar
uma campanha, consultar o resultado da campanha, promover interatividade,
centralizar recursos de pesquisa, só uma ferramenta pensada para as
necessidades estratégicas da Comunicação Interna pode fazer uma entrega
funcional.
Rede social corporativa como a melhor solução digital
Depois desses argumentos, você pode considerar evitar o uso
do celular como caminho para se comunicar com seu colaborador, mas espere! Com
uma estratégia bem definida e uma ferramenta adequada, o smartphone pode ser o
grande aliado da comunicação interna.
A rede social corporativa, aproxima times, leva as
informações de comunicação interna e RH para todos os colaboradores, além de
promover o engajamento dos profissionais com a empresa e seus valores.
Por se tratar de um canal que é de propriedade da empresa, a
segurança da informação é garantida, assim como um ambiente propício para a
comunicação, garantindo respaldo diante da LGPD (Lei Geral de Proteção de
Dados).
Além disso, com a ferramenta própria, é possível obter
métricas e usá-las como base para planos de ação mais bem direcionados.
E, por fim, ter um canal próprio que tenha um alcance tão
único como a rede social corporativa é uma ótima ideia para usar do comportamento
digital das pessoas para criar interesse e estreitar relações entre
colaboradores e empresas.
Gabriel Kessler - CGO do Dialog.ci, startup responsável por
desenvolver uma plataforma online de comunicação interna e RH, que funciona
como um hub para o colaborador e melhorar o engajamento dentro das empresas.
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