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quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Mais de 86% dos consumidores vão usar promoções na Black Friday para compras de Natal, segundo pesquisa da Conversion

De acordo com o estudo, evento deve crescer 14,7% este ano no País e compras online são preferências de 72% dos consumidores
 

Segundo o estudo da Conversion, agência de Search Engine Optimization (SEO), as compras para o Natal lideram as intenções dos consumidores durante a Clabk Friday deste ano, marcada para o dia 26/11. De acordo com a pesquisa, 86,04% dos brasileiros assumiram usar o evento promocional para garantir os presentes de final de ano, tendo os mais presenteados os familiares próximos, com as maiores intenções de presentes indo para cônjuge (esposo e esposa) e filhos.
 
Segundo o levantamento da Conversion (https://lp.conversion.com.br/estudo-black-friday-2021), que entrevistou 400 brasileiros conectados à internet para saber quais são as expectativas do consumidor para a Black Friday 2021, esta edição promete ser o maior evento já registrado desde o lançamento da data comemorativa no País, com um crescimento na intenção de compra de 14,7% em comparação com o ano anterior.
 
A pesquisa da Conversion também avaliou o valor médio que os consumidores estão dispostos a gastar com compras na na Balck Friday de 2021. Mais da metade, 55,84% dos entrevistados afirmaram que pretendem adquirir produtos e serviços cujos preços variam entre R$ 500 e R$ 3 mil.
 
“Ainda que a maior parte deles (29,06%) chegue somente até R$ 1 mil, o valor pode ser considerado alto, um número que expõe uma gradual melhora na situação financeira da população economicamente ativa do País”, aponta Diego Ivo, CEO da Conversion.


 
Celulares lideram intenções de compra
 
Este ano, o item mais desejado pelos consumidores são os telefones celulares, com 66,67% das intenções de compra, seguidos pelos eletroeletrônicos em geral, com 60,68% das preferências, moda e acessórios (47,58%) e calçados (40,46%)
 
“Embora o ano de 2020 tenha sido um marco no comércio eletrônico, justamente pela crise sanitária e pelo o fechamento do comércio físico em diversas cidades do país, este ano, no entanto, podemos esperar um varejo virtual mais maduro, com as lições aprendidas no último ano. As atenções do consumidor agora se voltam às compras online por escolha própria, por mais segurança no digital e mais comodidade”, explica Ivo.
 
Segundo o executivo, o medo de fraudes nesta Black Friday diminui em relação ao ano passado, mas a segurança ainda é fator determinante. “Quando perguntados sobre o medo de fraudes, 80,63% dos consumidores afirmaram possuir algum”, revela.

 
 
Estudo completo sobre a Black Friday 2021:
https://lp.conversion.com.br/estudo-black-friday-2021 
 
 


 
Conversion

www.conversion.com.br

Com tecnologia Prodesp, plataformas SOS Mulher e DDM Online apoiam mulheres vítimas de violência

Iniciativas do governo estadual têm como foco ajudar público feminino em situação de vulnerabilidade 

 

A data de 25 de novembro ficou estabelecida como o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher. Com intuito de prevenir e erradicar qualquer tipo de agressão dessa natureza, o Governo de São Paulo tem desenvolvido diversas iniciativas para proteger e amparar o público feminino.   

Uma das ações criadas para combater a violência contra a mulher, por exemplo, foi o SOS Mulher. Desenvolvida pela Prodesp – a empresa de Tecnologia do Estado – e administrada pela Secretaria da Justiça e Cidadania, a plataforma (www.sosmulher.sp.gov.br) tem como principal objetivo apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade, com conteúdos sobre segurança, saúde e independência financeira.  

No site SOS Mulher, há orientações para que as cidadãs saibam reconhecer, evitar e combater as diversas formas de violência previstas na Lei Maria da Penha – física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Com vídeos informativos de aproximadamente um minuto, que podem ser compartilhados nas redes sociais e aplicativos de mensagens, especialistas estimulam o empoderamento feminino. Delegadas, promotoras, juízas, médicas, psicólogas e economistas, entre outras profissionais, participam da criação de conteúdo de forma voluntária.  

“Na pandemia, muitas vítimas de violência doméstica tiveram de ficar isoladas com o agressor, o que infelizmente pode ter intensificado a rotina de hostilidade. Com o uso da tecnologia, buscamos levar apoio a essas mulheres que estão em relacionamentos abusivos, por meio de conteúdos de orientação”, afirma Izabel Monteiro, Diretora Administrativo-Financeira da Prodesp.  

Desde o seu lançamento em 2019, a plataforma SOS Mulher já teve quase 50 mil acessos e conta com 47 vídeos disponíveis, com a participação de 17 especialistas. Somente de janeiro a novembro deste ano, a ferramenta foi acessada por cerca de 20 mil pessoas.

Além de informações com os serviços voltados ao público feminino, o portal também traz um link para acessar a legislação, informações atualizadas sobre novas medidas de proteção e um fale conosco que tem sido um importante canal de diálogo com a comunidade. O App SOS Mulher é um serviço exclusivo para Mulheres com Medida Protetiva. O App permite às usuárias cadastradas pedirem ajuda sempre que estiverem em perigo, por meio do acionamento de um botão localizado na própria ferramenta por apenas cinco segundos. Uma ocorrência de risco será gerada automaticamente pelos Centros de Operações da Polícia Militar (Copom) do Estado, que terá prioridade de atendimento pela Polícia Militar.  
 

De acordo com a Coordenadora de Políticas para a Mulher, Edna Martins, “a plataforma SOS Mulher vai se constituindo num portal de informações para todas as mulheres paulistas, com aprimoramentos permanentes vamos melhorando a qualidade da interação por meio da tecnologia”, disse. 

Outra ferramenta importante que reforça a preocupação do Estado com a violência contra a mulher é o site da Delegacia Eletrônica (www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br), criado para a Polícia Civil, que permite realizar denúncias sem sair de casa. Além de fazer boletim de ocorrência online, as vítimas também podem solicitar medidas protetivas. 

 

Brasil é onde os produtos da Apple são os mais caros do mundo

Estudo revela os preços dos gadgets no Brasil em comparação com outros países do mundo

 

Todo ano com o lançamento de novos modelos de sua linha de produtos, a Apple movimenta bilhões de dólares. Com o recente lançamento do iPhone 13, a expectativa é um crescimento ainda maior.

O produto de maior sucesso ainda é o iPhone, responsável por 48% do total da receita da empresa. Porém, um segmento com um dos maiores crescimentos são os wearable (relógios, fones e acessórios) que há poucos anos representavam 5% e atualmente subiram para 11%.

Para efeito de grandeza, somente a soma das vendas dos AirPods (fone de ouvido sem fio da marca) é maior que o total de faturamento de empresas como a Spotify, Twitter, Snapchat e Shopify juntas.

A marca cobiçada por aficionados pela tecnologia é também a mais valiosa do mundo, com $408 bilhões de valor - na frente da Amazon, Microsoft e Google, respectivamente.

 

No Brasil, a Apple também possui um público fiel à marca, mais de 14% de todos os celulares vendidos, são do sistema operacional iOS.

Porém os brasileiros precisam desembolsar um alto valor para adquirir os produtos da marca. O Brasil é o país onde o iPhone, iPad, AirPods e Mackbook, são os mais caros do planeta.

É o que revela uma pesquisa realizada pelo portal de descontos CupomValido.com.br com a Statista e Nukeni, onde foi compilado os preços das lojas oficiais da Apple.

Ao levar em consideração o salário mínimo do país, os brasileiros precisam trabalhar o equivalente a 14 meses para comprar um iPhone 13 Pro Max 1TB.

Bem longe dos americanos, que necessitam de pouco mais de 1 mês para comprar o mesmo smartphone, e no caso australianos necessitam somente de 12 dias de trabalho (a Austrália possui o maior salário mínimo mundial).

 


Preço no Brasil em comparação com outros países

Ao considerar todos os produtos da marca (Macbook, AirPods, iPhone, iPad e iMac) e todas as configurações (desde a menor armazenagem até a maior), para todas elas o Brasil sempre fica em primeira posição com o preço mais caro do mundo. Até ao levar em consideração outros países da América Latina, eles possuem preços até 50% menores que o Brasil.

O mais impressionante que é se considerarmos o produto mais caro da Apple - Macbook Pro de 16 polegadas 10x32 Core, 32GB RAM, 1TB SSD (no valor de R$45.499), um brasileiro que ganha um salário mínimo precisaria trabalhar mais de 4 anos para adquirir o notebook.

Outros países emergentes, como a Turquia e Índia, também estão próximo do Brasil no quesito de maiores preços.

Na ponta oposta, os Estados Unidos é país com o menor preço dos produtos da marca, seguindo por Japão e Hong Kong. 

 




Por que no Brasil é tão caro?

O motivo pode ser explicado principalmente por 2 fatores: impostos e câmbio.

Aproximadamente 40% do preço de um iPhone é somente para pagar à carga tributária cobrada pelo Brasil. São diversos impostos cobrados como o: IPI, imposto de importação, PIS, COFINS e ICMS.

O segundo motivo é devido ao preço do Dólar que está em alta desde o ano passado.

No último ano, o Real foi a moeda que mais de desvalorizou no mundo, com uma desvalorização de mais de 40%. Isso significa que o custo de todos os produtos importados subiram significativamente.  

Confira o infográfico completo:

 


Fonte: Statista, CupomValido.com.br, Nukeni

 

 

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

NO DIA INTERNACIONAL DA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, CAMPANHA ‘SINAL VERMELHO’ FAZ ILUMINAÇÃO ESPECIAL EM PONTOS TURÍSTICOS DE SÃO PAULO PARA ALERTAR E AJUDAR A CAUSA

 Com várias ações a favor da causa, Instituto Mary Kay se une com AMB e CNJ para ajudar as mulheres a denunciar e pedir auxílio por meio do recurso silencioso de denúncia: desenho de um X na palma da mão


A Ponte Estaiada, um dos maiores cartões postais de São Paulo, terá o seu "X" iluminado de vermelho nesta quinta, representando o pedido de socorro de todas as mulheres vítimas de violência doméstica no país. A ação faz parte da campanha Sinal Vermelho, que alerta para o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher. Vários outros pontos importantes da capital paulista também ganharão iluminação especial: o Monumento às Bandeiras (Ibirapuera); o Viaduto do Chá; o Edifício Matarazzo - Prefeitura de São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade. A iniciativa é uma parceria entre o Instituto Mary Kay, a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para dar continuidade à campanha lançada no ano passado em função do aumento de casos de violência doméstica durante a pandemia do Covid-19.

A campanha em defesa dos direitos das mulheres conta com diversas ações para proteger e defender as vítimas de diferentes tipos de agressões. Segundo a Pesquisa "Visível e Invisível", encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública junto ao Instituto Datafolha, uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência em 2020 no Brasil. Cerca de 17 milhões de mulheres, ou seja, 24,4% sofreram violência física, psicológica ou sexual entre agosto de 2020 e julho de 2021. A campanha Sinal Vermelho atua como uma forma de pedido de socorro, pois orienta as mulheres a apresentarem o desenho de um X vermelho feito com batom na palma da mão - que pode ser feito com outro material e cor também - em estabelecimentos como farmácias, órgãos públicos e agências bancárias parceiras espalhadas pelo país para receberem o auxílio necessário.

A Campanha Sinal Vermelho já é Lei em 16 Estados e outros 09 já possuem Projetos para torná-la Lei.

"Acreditamos que esse é um momento oportuno para alertar toda a sociedade para uma questão tão sensível e tão comum nos lares brasileiros. Ao divulgar esse importante recurso silencioso, podemos contribuir na luta contra a violência doméstica, inclusive salvando vidas", explica Eduardo Vilhena, responsável pelo Instituto Mary Kay.

"Toda mulher que sofre abusos, ameaças e agressões deve pedir ajuda e denunciar o agressor imediatamente. O 'X' vermelho na palma da mão já salvou mulheres que poderiam ter sido vítimas até mesmo de feminicídio. Não podemos ficar de braços cruzados", enfatizou a presidente da AMB, Renata Gil.

Doação de batons
- Em parceria com o Shopping Ibirapuera, a Mary Kay irá doar sete mil batons vermelhos e as frequentadoras do estabelecimento poderão acessar mais informações sobre a Campanha através de um QR Code exposto em um banner que será instalado no local. O objetivo é proporcionar uma ferramenta para o recurso silencioso de denúncia, conscientizar e reiterar o apoio da marca à causa. Para saber mais, visite o site da campanha Sinal Vermelho.


ABHH, representante da hemoterapia no País, promove coleta de doação de sangue na estação Tatuapé do Metrô, nesta quinta-feira (25)

A ação, em parceria com o Banco de Sangue Paulista e apoio do Metrô, tem objetivo de chamar a atenção para a importância da doação de sangue, que será feita mediante agendamento prévio pelo aplicativo Um Só Sangue

 

A ABHH (Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular) em parceria com o Banco de Sangue Paulista, pertencente ao Grupo H.Hemo, com apoio do Metrô de São Paulo, promove mais uma ação solidária importante que ajudará a salvar vidas. Isso porque na quinta-feira, 25 de novembro, das 9h às 17h, uma coleta itinerante de sangue dentro da estação Tatuapé do Metrô (Linha 3-Vermelha), em data que marca o Dia Nacional do Doador de Sangue.

O objetivo da coleta de sangue é aumentar os níveis dos estoques de bolsas de sangue que permanecem baixo. "O cenário sempre foi abaixo do esperado e ficou ainda mais crítico no período da pandemia, diminuindo em 10% o número de doações", enfatiza Dr. Dante Langhi Jr., presidente da ABHH. Dados revelam que, no Brasil, apenas 1,6% da população doa sangue regularmente, um percentual extremamente pequeno em relação à demanda de sangue em hospitais do sistema público e privado, o que não alcança a média de 3% estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O presidente da ABHH, Dr. Dante Langhi Jr., também explica o quanto é fundamental a doação de sangue para pessoas atendidas em emergências com grande perda sanguínea. "Os pacientes que dependem de transfusão de sangue podem ter dificuldade de atendimento se as diminuições nas doações de sangue forem significativas. Portanto, a ABHH orienta sobre o procedimento que salva vidas, com esclarecimentos das principais dúvidas da população sobre o ato, que é indolor, rápido, voluntário e que pode salvar pacientes, desde aqueles submetidos a cirurgias ou em casos de emergências".

Por isso e por entender que a causa da doação de sangue é um ato único e essencial para salvar vidas, a ABHH lançou neste ano o Programa Um Só Sangue , que congrega uma série de ações e compartilhamento de informações para estimular o ato de doar sangue, não apenas em junho, mas o ano inteiro.


Doação de Sangue X Pandemia:

Cabe ressaltar que diante da pandemia, estão sendo adotadas todas as medidas de segurança preventivas recomendadas pelos órgãos de saúde. Desta forma, para evitar qualquer tipo de aglomeração e agilizar o atendimento, a pessoa interessada em realizar a doação precisa fazer agendamento prévio pelo aplicativo Um Só Sangue disponível no Apple Store e no Google Play.

"É importante que as pessoas participem e ajudem a aumentar os níveis dos estoques de bolsas de sangue, pois desde o início da retomada segura, existe uma demanda maior por conta do retorno de procedimentos hospitalares", afirma Silvia Cioletti, Diretora Regional Sudeste do Grupo H. Hemo.

"Nós sempre precisamos de doação de sangue e isso se acentuou sensivelmente durante a pandemia. Doar sangue é um ato simples, rápido e de cidadania, que não traz risco algum para quem realiza a doação. É um ato humanitário muito importante, principalmente na situação atual", afirma o hematologista, Dr. Dante Langhi Jr., presidente da ABHH, sobre a motivação para promover em conjunto ações que possam conscientizar as pessoas sobre o ato de doar, além de reiterar sobre a importância do Programa Um Só Sangue. "Historicamente, a ABHH já se mobiliza neste sentido, mas agora temos um Programa com um olhar voltado para o tema", finaliza.


Como será no dia da ação:

A coleta será feita de forma tranquila e segura por uma equipe técnica qualificada, em um processo que dura, em média, 50 minutos desde a chegada à estação, triagem, coleta até a pausa para o lanche.

Para participar, o doador deve ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar alimentado, mas não ingerir alimentos gordurosos ou bebidas alcoólicas antes da doação. Todos os tipos de sangue são necessários e aceitos.



Serviço:

Coleta de Sangue Itinerante Metrô Tatuapé

Data: 25 de novembro, das 9h às 17h

Local: Estação Tatuapé (Linha 3-Vermelha)

Agendamento - Somente pelo aplicativo Um Só Sangue - disponível no Apple Store e no Google Play




Sobre a ABHH

A Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) é uma associação privada para fins não econômicos, de caráter científico, social e cultural. A instituição congrega médicos e demais profissionais interessados na prática hematológica e hemoterapia de todo o Brasil. Hoje, a instituição conta com mais de cinco mil associados.

Universidade Anhembi Morumbi promove Pit Stop Novembro Azul na Ciclovia Rio Pinheiros

No dia 27 de novembro (sábado), estudantes e docentes dos cursos de saúde realizarão ações de conscientização e prevenção ao câncer de próstata no Lounge Mentes Abertas

 

A Universidade Anhembi Morumbi promoverá no próximo sábado (27 de novembro), o primeiro evento em seu Lounge Mentes Abertas, recém-instalado na Ciclovia Rio Pinheiros. Para o soft opening, o espaço será palco do Pit Stop Novembro Azul, fechando o mês de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, com atividades de saúde voltadas para o público masculino.

Ao longo do dia, com um intervalo entre 11h e 15h, os ciclistas poderão aproveitar uma programação completa com atividades para promoção de sua saúde. Além de orientações sobre o câncer de próstata e a importância do exame periódico e vida saudável para sua prevenção, o evento contará com o apoio de cursos da área de Saúde da Instituição.

Os acadêmicos e professores de Enfermagem farão aferição de pressão e glicose, enquanto os cursos de Farmácia e Biomedicina se unirão para realizar teste rápido de HIV e sífilis. Os participantes também poderão realizar cálculo de IMC, adipometria e receber orientações gerais sobre atividades físicas e alimentação, com os cursos de Educação Física e Nutrição. Ainda, educadores físicos ensinarão exercícios de alongamento específicos para ciclistas.

O curso de Estética estará presente também com quick massage, que são massagens rápidas, de 15 a 20 minutos, em cadeira específica. E para ajudar com dores físicas e problemas emocionais, como estresse, ansiedade e depressão, o curso de Naturologia propõe aos ocupantes da ciclovia uma sessão de auriculoterapia.

Gratuitas, as atividades serão realizadas por estudantes, com acompanhamento de docentes e profissionais. Podem participar, homens a partir dos 16 anos. O Lounge Mentes Abertas fica localizado próximo ao acesso da Ciclovia pelo Parque do Povo. É preciso estar de bicicleta para entrar no local, pois pedestres não são permitidos.

O Lounge Mentes Abertas será inaugurado, oficialmente, no início do ano letivo de 2022. O objetivo do espaço ocupado pela Universidade Anhembi Morumbi é contribuir para a transformação do País por meio da educação. No local, será disponibilizada gratuitamente rede de Wifi e os visitantes terão acesso a uma página exclusiva, com artigos, curiosidades e informações sobre temas correlacionados ao entorno da ciclovia.


Serviço: Pit Stop Novembro Azul - Lounge Mentes Abertas

Datas: 27 de novembro (sábado), das 8h às 11h e das 15h às 18h.

Local: Ciclovia Rio Pinheiros (acesso* mais próximo pelo Parque do Povo)

Endereço: Av. Henrique Chamma, 420 - Pinheiros

Valor: Gratuito

*Não é permitida a entrada de pedestres. Apenas ciclistas

No dia do Doador Voluntário, campanha reforça importância da doação de sangue


Crédito imagem:
Daniel Castellano (Neste ano, em Curitiba, mensagens de incentivo foram projetadas em fachadas de edifícios da cidade)

 

Comemorada no dia 25 de novembro, data foi criada para agradecer aos doadores e sensibilizar a sociedade sobre a importância

 

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro, dá mais um impulso à Campanha Sangue Fraterno, que incentiva voluntários de cinco estados a doarem sangue e a realizarem o cadastro de medula óssea. A mobilização, que vai até o final deste mês, está sendo feita no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Na reta final e por ocasião da data comemorativa, colaboradores da das instituições parceiras e participantes da campanha estão sendo motivados a realizarem doações com realização de agendamento prévio.

 

O Superior Provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), instituição organizadora da campanha, Ir. Benê Oliveira, lembra que reservar 40 minutos de solidariedade pode ajudar a salvar até 4 vidas! Conforme ele destaca, as doações diminuíram drasticamente durante o período de isolamento social e, mesmo com avanço da vacinação, os estoques de bolsas ainda estão com níveis baixos. “Para nós, doar sangue é um ato voluntário e heroico, um grande ato de amor e de solidariedade. Quem doa sangue, doa uma nova oportunidade de vida”, ressalta. Ainda segundo Ir. Benê, reeditar anualmente a campanha Sangue Fraterno faz parte da missão Marista.

 

Como participar da Campanha Sangue Fraterno

 

Além dos colaboradores da PMBCS, Grupo Marista, FTD Educação e Unimed Estado do Paraná, que estão sendo convidados a participar da mobilização no dia 25 de novembro, outras pessoas que queiram doar sangue nessa data devem entrar em contato com o banco de sangue mais próximo da sua casa para obter informações detalhadas e agendar a doação. Doadores paranaenses podem informar o código 1059 para identificarem que foram motivados pela Campanha.

 

Homens podem doar sangue a cada 60 dias. Em um período de 12 meses, até 04 doações podem ser feitas. Para as mulheres é necessário aguardar em um intervalo de 90 dias. Até 03 doações podem ser realizadas durante um ano.

 

Como funciona a campanha?

 

A campanha Sangue Fraterno é realizada anualmente e visa mobilizar colaboradores da Província Marista Brasil Centro-Sul e possíveis doadores nas regiões onde a Organização Religiosa atua, sempre com o objetivo de impactar o maior público possível. Ao todo, são mais de 10 mil colaboradores atuantes em atividades religiosas, de Saúde e Educação em cinco estados brasileiros. Neste ano, em Curitiba, mensagens de incentivo foram projetadas em fachadas de edifícios da cidade.

 

Para ampliar o alcance da Campanha, a Unimed Federação do Estado do Paraná, que conta com mais de 11 mil médicos cooperados, 6 mil colaboradores e 1,5 milhão de beneficiários, também está colaborando na divulgação do Sangue Fraterno em seus canais internos de comunicação e nas redes sociais.

 

Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS)

marista.org.br.

ViaQuatro apoia pesquisa inédita de vigilância genômica em indivíduos assintomáticos para Covid-19, realizada pelo Instituto Butantan em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde


A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da linha 4-Amarela, apoia ação inédita sobre viroses respiratórias, a partir da vigilância genômica em indivíduos assintomáticos. Entre os dias 25 de novembro e 17 de dezembro, a pesquisa será realizada na Estação Faria Lima.

Realizada pelo Instituto Butantan, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a pesquisa tem como objetivo avaliar a incidência de indivíduos assintomáticos para vírus respiratórios na população geral em locais de concentração populacional com deslocamentos e analisar o seu potencial de transmissão, bem como determinar a epidemiologia molecular dos vírus respiratórios circulantes.


Serviço:

Viroses respiratórias: vigilância genômica em indivíduos assintomáticos

Estação Faria Lima: de 25 de novembro a 17 de dezembro

Horário: 10h às 16h

Adultos maiores de 18 anos podem participar da pesquisa.


25 de novembro - Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher

Universitárias da Fundação Getúlio Vargas declaram guerra ao Boa Noite Cinderela  


Preocupadas com os riscos que aumentam em festas, bares e baladinhas, elas criaram um “antídoto” simples, acessível e eficiente contra o envenenamento por drogas em bebidas




Momentos de lazer são indispensáveis para a saúde do corpo, da mente e da alma.  Partindo de tal princípio, aliás, comprovadíssimo pela Ciência, chegamos à inevitável conclusão de que é absolutamente salutar uma mulher (ou qualquer outra pessoa) frequentar baladinhas de vez em quando, sair para dançar e/ou baixar na festa da faculdade, entre outras distintas possibilidades de vitaminar a vida de alegria. 


Em tese é isso mesmo. Porém, a teoria, na prática, pode ser diametralmente oposta e bem assustadora. Em especial no caso delas, é público que há riscos diversos - boa parte deles enquadrados no leque da violência de gênero. Por exemplo: de tempos para cá, tem sido cada vez mais comum episódios de mulheres dopadas com alguma droga colocada na bebida. 
Aliás, uma rápida busca no Google permite registrar que também estão aumentando os casos de morte por envenenamento por drogas misturadas às escondidas em drinques e até em refrigerantes. 


Atentas às ameaças contra as mulheres e antenadas ao meio que conhecem bem, um grupo de universitárias da Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV) criou um “antídoto” simples, acessível e eficiente contra o envenenamento por drogas em bebidas. Deram a ele o nome de Tampô!  


Não ao acaso, pois é exatamente o que faz. Tampô, digamos assim, “lacra” a boca do copo, dificultando/inviabilizando tentativas de dopagem.  
O produto é pioneiro no Brasil e de enorme relevância social. Particularmente, considerando a escalada da violência contra as mulheres e a necessidade de utilização de luta, união e criatividade para vencê-la.  


Tão interessante e louvável quanto o próprio Tampô é o trabalho que suas criadoras – as universitárias Gabriela Kulcsar Vasconcelos, Gabriella Cossi, Georgia Naccache e Laura Pires - realizam nas mídias sociais para conscientizar as mulheres sobre esse tipo de truculência e abuso. No Instagram (
https://www.instagram.com/usetampo), elas estão organizando ampla biblioteca a respeito do tema. Há informações sobre golpes famosos, como o Boa Noite Cinderela, notícias de casos rumorosos e até uma corrente de proteção mútua no link Vamos ajudar outras mulheres. Quem quiser sugerir temas ou interagir com a galera do Tampô pode ainda usar o e-mail usetampo@gmail.com
 
Por essas e outras, já existe uma procura espontânea de diretórios acadêmicos de universidades para disponibilização de unidades do Tampô em encontros/festas, o que é alvissareiro em termos de prevenção à ação de criminosos e aos atos de violência às mulheres.  



Dados e realidade são estarrecedores

25 de novembro é Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher. Destacada desde 1999, por iniciativa da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, a data foi definida em homenagem às memórias das irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), dominicanas assinadas em 1960 pela ditadura de Rafael Leónidas Trujillo aos 25 de novembro. Em todo o planeta, visa à reflexão e à luta. 

A mesma ONU estabelece como agressão à mulher "qualquer ato de violência de gênero que resulte ou possa resultar em danos ou sofrimentos físicos, sexuais ou mentais para as mulheres, inclusive ameaças de tais atos, coação ou privação arbitrária de liberdade, seja em vida pública ou privada". 


Uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos sofreu algum tipo de violência no Brasil, durante a pandemia de Covid, segundo pesquisa do Instituto Datafolha. Os canais Disque 100 e Ligue 180 registraram 105.671 denúncias do gênero em 2020. O número representa um registro a cada cinco minutos. 


O Boa noite, Cinderela é uma das formas de violência com casos em ascensão. Consiste na dopagem da vítima por bebida alcoólica misturada com uma ou mais substâncias alcaloides, seja de base natural ou sintética. 
A bebida alcoólica funciona como potencializadora dos efeitos. Ao ingeri-la, atenção e memória são afetadas. O uso de substâncias modificadoras de comportamento para cometimento de delitos é fenômeno.


ANVISA aprova medicamento da GSK, com combinação inédita, para o tratamento de HIV no Brasil

Dovato é um comprimido de dose única diária, composto por duas medicações (Dolutegravir 50 mg e Lamivudina 300 mg), para o tratamento de HIV em adultos e adolescentes 1 2

O medicamento busca trazer mais qualidade de vida aos pacientes e facilitar a adesão ao tratamento


Um novo medicamento, com uma combinação inédita, está aprovado no país para o tratamento de pessoas que vivem com HIV. Recentemente, a ANVISA autorizou o registro de Dovato, um medicamento de regime completo composto por duas medicações (Dolutegravir 50 mg e Lamivudina 300 mg) em dose única diária, ou seja, em um único comprimido, para o tratamento de HIV em adultos e adolescentes acima de 12 anos de idade, com peso mínimo de 40 kg. 1

Desenvolvido pela GSK/ViiV Healthcare, Dovato reduz a quantidade de antirretrovirais usados pelos pacientes por possuir apenas duas medicações, enquanto ainda mantém a eficácia e a alta barreira à resistência de regimes tradicionais com mais medicamentos. 1 2

"Hoje, muitos tratamentos para o HIV de um único comprimido têm pelo menos 3 medicamentos diferentes combinados. Já o Dovato fornece resultados expressivos com apenas dois medicamentos em um comprimido, demonstrando através de estudos, ser igualmente tão eficaz quanto tratamentos para o HIV com 3 ou 4 medicamentos. Isso significa: manutenção da eficácia, com menor utilização de medicamentos e menor potencial de toxicidade", explica Dr. Rafael Maciel, Gerente Médico da GSK/ViiV Healthcare.

Um recente estudo divulgado na 18ª Conferência Europeia de AIDS (EACS 2021), avaliou a eficácia, segurança e tolerabilidade do medicamento em pacientes que receberam Dovato conforme a prescrição de seus médicos. Chamado de URBAN, o estudo mostrou que a combinação de Dolutegravir e Lamivudina teve bons resultados no controle do vírus do HIV em um ano, sem casos de desenvolvimento de resistência. Em relação à segurança, os riscos de efeitos adversos graves e descontinuações foram baixos. 3

Para Vani Vannappagari, Chefe Global de Epidemiologia e Evidência do Mundo Real da GSK/ViiV Healthcare, esses dados fortalecem a apresentação de Dovato para pessoas que vivem com HIV. "A GSK/ViiV Healthcare se dedica ao desenvolvimento de medicamentos que atendam às necessidades das pessoas vivendo com HIV e os achados apresentados neste estudo destacam o importante papel do regime de duas drogas baseados em Dolutegravir como viável e duradouro, demonstrado como opções de tratamento em ensaios clínicos e na prática clínica do mundo real, tanto para aquelas pessoas virgens de tratamento, tanto para aqueles que já estão virologicamente suprimidos."

Mais sobre o Dovato

Dovato é um medicamento completo, de dose única diária, podendo ser tomado até mesmo em jejum, para o tratamento de HIV em adultos e adolescentes acima de 12 anos de idade, com peso mínimo de 40 kg, sem histórico de resistência ao Dolutegravir ou à Lamivudina. 2

Dovato é composto por duas moléculas. O Dolutegravir 50 mg atua ao impedir que o DNA viral se integre ao material genético das células humanas. A Lamivudina 300 mg age interferindo na conversão do RNA viral em DNA, impedindo assim a multiplicação do vírus. 2

A aprovação do Dovato é apoiada pelos estudos globais de referência GEMINI 1 e 2 que incluíram mais de 1.400 adultos vivendo com HIV, e pelos resultados do estudo TANGO, apresentados na Conferência Internacional da Sociedade de AIDS sobre Ciência do HIV 2021 (IAS 2021).


Aproximadamente metade das pessoas que vivem com HIV e fazem uso de terapia antirretroviral utilizam Dolutegravir em seus tratamentos.

Dolutegravir 50mg foi introduzido no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2016 e, atualmente, é distribuído a mais de 400 mil pacientes, o que representa cerca de metade das pessoas em tratamento contra o HIV atendidas pelo SUS. Segundo dados atuais do Ministério da Saúde, aproximadamente 936 mil pessoas vivem com HIV no Brasil, sendo que 88% estão diagnosticadas, destas 71% encontram-se em tratamento com antirretroviral e destas 63% estão com supressão viral. 4

Para o Dr. Rafael, é muito importante que as pessoas diagnosticadas com HIV iniciem o tratamento o mais rápido possível e façam o correto uso de antirretrovirais, como forma de garantir o controle da infecção e prevenir a evolução para a AIDS. "A boa adesão à terapia antirretroviral traz grandes benefícios individuais, entre outros fatores, a ampliação da expectativa de vida e o não desenvolvimento de doenças oportunistas."

 

Material dirigido ao público em geral. Por favor, consulte o seu médico.

 


GSK/ViiV Healthcare

 

Referências:

1 ANVISA. Consulta de Medicamentos. Dovato. Disponível em. Acesso em: 25 out. 2021.

2 Dovato (dolutegravir/lamivudina). Bula do produto.

3 Scholten S, Noe S, Wyen C, et al. 12-month outcomes of Dolutegravir (DTG) + Lamivudine (3TC) in ART-naïve and pre-treated PLHIV in Germany: Real-world data from the German URBAN cohort. Poster PE2/52. Apresentado na EACS, em outubro de 2021.

4 BRASIL. Ministério da Saúde. Relatório de Monitoramento Clínico do HIV 2020. Brasília-DF. 2020. (Atualizado em 12 de agosto de 2021). Disponível em. Acesso em: 28 out. 2021.


Novembro Azul: saiba por que o bigode virou símbolo dos cuidados com a saúde do homem

O mês de novembro vem para conscientizar sobre o Câncer de Próstata, o tipo mais comum em homens. Além disso, é preciso abrir os olhos para os cuidados proativos e preventivos, que não são comuns para o público masculino


Durante todo o mês, o Novembro Azul traz a importância de conscientizar sobre o câncer de próstata, doença que afeta principalmente homens acima de 50 anos de idade. Como símbolo, a campanha traz o desenho do bigode, refletindo sobre a importância de dar cada vez mais atenção à saúde masculina.

Em 1999, na Austrália, um grupo de 30 amigos resolveu deixar o bigode crescer para chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde do homem. Nas ruas, eles arrecadaram quantias de dinheiro que, posteriormente, foram doadas para instituições de caridade. Como em 17 de novembro já se era comemorado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, o mês foi escolhido para iniciar o movimento. A ideia fez com que a história fosse contada cada vez mais e, em 2004, surgiu o Movember Foundation Charity - sendo a união de Moustache (bigode em inglês) com November (novembro) - para dar voz ao tema.

Historicamente, os homens são menos preocupados com a própria saúde do que as mulheres e, com a chegada da pandemia, esse cenário ficou ainda mais grave. A principal maneira de evitar diagnósticos tardios é a partir da detecção precoce, que deve ser feita a partir de exames regulares e preventivos, assunto que ainda é um tabu para o público masculino.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o tipo mais comum em homens, causando a morte de 28,6% que desenvolve neoplasias malignas. A cada 38 minutos no Brasil, um homem morre por causa da doença, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

"A partir do Novembro Azul, é necessário lembrar que o tema deve ser ainda mais discutido e ampliado. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura do câncer de próstata aumentam significativamente - podendo passar de 90% - além de permitir que o tratamento seja menos invasivo", destaca o oncologista clínico Andrey Soares, do Grupo Oncoclínicas em São Paulo e membro do Sterring Committee do LACOG - GU (Latin American Cooperative Oncology Group-Genitourinary).


Além da próstata

Apesar do câncer de próstata ser o mais comum em homens, é necessário também abrir os olhos para os cânceres de pênis e testículos. Mesmo sendo prevalentes em 2% e 5% dos casos respectivamente, não devem ser negligenciados.

No caso do câncer de pênis, por exemplo, o diagnóstico tardio leva a mais de mil amputações por ano no Brasil. Suas causas possuem fatores como: falta de uma boa higiene e infecções - geralmente por relações sexuais - por HPV e tabagismo. Quanto ao câncer testicular, apesar de não ser associado a causas ambientais, costuma acontecer em jovens de 15 a 50 anos. Segundo dados do Ministério da Saúde, o problema pode até mesmo ser mascarado por ser confundido com processos inflamatórios e infecciosos. Por ano, cerca de 360 pessoas são diagnosticadas já em estágios avançados da doença.


Sem tabu!

Um levantamento feito pelo Centro de Referência em Saúde do Homem do Estado de SP mostrou que não é à toa que 70% das mulheres comparecem às consultas médicas com seus parceiros, resultado de que o diagnóstico precoce e o cuidado proativo e preventivo não é comum para o público masculino.

"Ainda existe uma resistência dos homens fazerem o acompanhamento médico de prevenção. Vale lembrar que pessoas afrodescendentes ou que tenham parentes de primeiro grau com a doença, é necessário fazer os exames aos 45 anos. Quanto antes o diagnóstico for feito, maiores são as chances de sucesso no tratamento, fazendo com que as chances de cura chegam a 90%", finaliza o Dr. Andrey.


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